domingo, 5 de junho de 2011

Alimentação

Nosso filho conhecia apenas o leite materno, AD-Til (desde os 15 dias de vida) e tylenol (após as vacinas do 4º mês).
 Com 5 meses, sempre com ganho de peso abaixo do esperado, o pediatra recomendou introduzirmos alimentos, começando com meia fruta, entre a 1ª e a 2ª mamadas da manhã. Ele alertou: mamar e comer são processos diferentes e ele terá que aprender a comer e mastigar; pode ser difícil no começo. Quando acertássemos oferecer a fruta, poderíamos substituir a mamada do horário do almoço pela refeição propriamente dita e completa, seguindo o modelo da pirâmide alimentar. Acostumado ao almoço, poderíamos substituir outra mamada pelo jantar. Do modo como ele explicou, pareceu simples e fácil e a progressão seria rápida – uns 3 dias de fruta, almoço; uns 3 dias de almoço, jantar. A 1ª tentativa de comer fruta foi em 30/abril; o 1º almoço foi em 8/maio; o 1º gole d’água, 14/maio; de suco, 16/maio; o 1º jantar, 4/jun.
Bom, já contei que começamos com a banana e só no 3º dia ele conseguiu comer. Como o pediatra havia mencionado os 3 dias, os novos sabores foram testados um a um, após 3 dias bem sucedidos de alimentação.
Foi necessário cerca de 1 mês para estabelecermos um bom cardápio. Entre as frutas, a banana é a fruta de referência – sempre voltamos para a banana após testar nova fruta. Depois, demos papaia, ponkan, pêra (só 1 vez), manga, figo... começamos com meia fruta e ultimamente temos dado 1 banana e ¼ de papaia pela manhã. Temos dado fruta também como sobremesa do almoço e jantar.
Para o almoço, começamos com peixe, arroz integral, abóbora japonesa e escarola, tudo separado, pois eu queria que ele conhecesse os sabores e texturas de cada alimento. Ele degustou tudo, mas sobrava comida no prato. Logo vimos que com tudo misturado no prato, ele comia mais e melhor.  A quantidade foi aumentando, e o tempo para limpar o prato, reduzindo. Ele já provou arroz japonês, arroz integral com espinafre, carne moída (bovina e suína), frango, abobrinha, beterraba, grão de bico, escarola, couve manteiga, brócolis, espinafre, em várias combinações. O jantar segue o mesmo esquema. Fiquei cismada com a mandioquinha – nas 2 vezes que oferecemos ele teve cólicas e retiramos do cardápio.
Depois da consulta de 13/maio retiramos o peixe e a aveia, que estávamos dando com a banana, e introduzimos suco de laranja lima e água. Como ele não tem aceitado bem beber água, o suco virou laranjada, e ele adora!
As mamadas estão mais curtas, mas também ele parece mamar com mais força... o suco na mamadeira não atrapalhou a amamentação e o teste do meu leite na mamadeira foi bem sucedido. Desde que ele começou a almoçar, tenho tirado meu leite, para não ficar com dores e evitar que meu leite seque. Depois que peguei o jeito de como tirar, passei a armazenar o leite.

Helene

O que é isso?
Ai, não é a mamãe...

Urgh...

Mmm, mamão...

Como é que mastiga mesmo?
Ah, não posso mamar?...


Aaaaaaah!

Hmm, verdurinha!

Ui, que manga ácida!

Ah, estou satisfeito!

6º mês

Durante esse mês o Fernando se divertiu mais com seus brinquedos. Fica sentado, rodeado por eles e pega um, depois troca. Sentar ainda exige certa concentração, mas ele está bem mais firme. 
Fica tranquilo, Papai!
Hora de brincar!

Mas de repente, vira a cabeça para ver o Erik ou pegar outro brinquedo e... pumba! Normalmente fico atrás dele, só observando as brincadeiras e como ele reage quando tomba para o lado, para frente ou para trás. Às vezes ele só rola e permanece deitado; outras, ele fica nervoso, tentando se levantar. Nesta semana, começou a erguer a cabeça quando está deitado de barriga para cima, como quem vai se levantar (mas ainda não consegue). Quando tomba para frente, encolhe as pernas, como se fosse engatinhar, mas as mãos ainda querem se ocupar com algum brinquedo, então, falta apoio para os braços. De qualquer forma, a cabeça ainda é muito pesada e o sinal mais evidente de cansaço é quando ele não consegue se manter sentado ou no nosso colo sem apoio nas costas.
Quando brinca, ele grita e dá risadas, é bem gostoso de ver! Cada hora descobre um som diferente. Ele está “estudando” a diferença entre levar os brinquedos à boca e levar a boca aos brinquedos. De qualquer forma, agarra tudo o que estiver ao alcance, incluindo meus cabelos, a colher durante as refeições, a orelha do Erik, os próprios pés – e com uma força!
A boca ao brinquedo ou...
Assim pode, Papai?




Assim também é divertido!
Ooops, de novo...


Também tem curtido mais os passeios – ele se ergue no carrinho e fica bem sentado. Outro brinquedo que tem garantido boas risadas é o balanço – ele ergue o tronco e se balança sozinho!


Balança, balança!
Uhu!!!





Pra onde vamos hoje?
Ele já se acostumou às refeições – fruta pela manhã e almoço. Quando está de bom humor, abre a boca e pede mais. Porém, tem dia que é uma luta! Tudo tem a ver com acertarmos bem o horário – em que ele não esteja cansado nem com fome demais ou sem fome nenhuma (e se o intestino está funcionando bem).
Havíamos decidido que a partir de hoje daríamos jantar. Dito e feito. A noite pode ser longa, mas o jantar foi tranqüilo e ele dormiu sem reclamar. Foi bom ter aguardado ele se acostumar bem com a alimentação durante o dia antes de oferecermos o jantar.

Depois de tantas brincadeiras, comidinhas e passeios, o banho continua sendo hora de relaxar. Já é possível enxugá-lo e vestir o tronco com ele sentado (isso quando ele não insiste em ficar em pé). Na mamada pós-banho ele já caía no sono. Agora, essa mamada passa a ser o jantar e temos que dar um tempinho para a comida descer... E fim de dia! Dorme bem, geralmente entre 18:30 e 19h e acorda por volta das 6 da manhã, com direito a uma mamada por volta da meia-noite. Ainda faz uma boa soneca durante a manhã e outra no início da tarde, com duração variável (menos de 1 hora a 2 horas).
Já acabou?

Que delícia!











Como hoje é sábado, as vacinas ficarão para 2ª-feira. Na 6ª tem retorno no pediatra.
Ah, tem um par de incisivos superiores prontinhos para nascer – dá para ver a sombra deles, enormes, sob a gengiva.
E vejam como eu cresci!


Helene

Banho de sol no bebê conforto - dez/2010

Esperando para comer no bebê conforto - maio/2011


TREINAMENTO ANTES DE TER FILHOS

A Helene recebeu este de uma amiga. Espero que gostem!
"Para todos aqueles que já tiveram filhos (para lembrar) e para os que pretendem ter (para se preparar bem). O treinamento é grátis e deve ser feito por aqueles que pretendem ter filhos!!!!!!

Exercícios práticos para treinamento de futuros papais e mamães (o grau de dificuldade de cada exercício é equivalente a tratar de uma criança com 01 (um) ano de idade):

VESTINDO A ROUPINHA
Compre um polvo vivo de bom tamanho e vá colocando, sem machucar a criatura, nesta ordem: fraldas, macaquinho, blusinha, calça, sapatinhos, casaquinho e toquinha. Não é permitido amarrar nenhum dos
membros.
Tempo de duração da tarefa: UMA MANHÃ..

COMENDO SOPINHA
Faça um buraquinho num melão, pendure o melão de lado no teto com um barbante comprido e balance-o vigorosamente. Agora tente enfiar a colherinha com a sopa no buraquinho. Continue até ter enfiado pelo
menos a metade da sopa pelo buraquinho. Despeje a outra metade no seu colo Não é permitido gritar. Limpe o melão, limpe o chão, limpe as paredes, limpe o teto, limpe os móveis à volta. Vá tomar um banho.
Tempo para a execução da tarefa: UMA TARDE...

PASSEANDO COM A CRIANÇA
Vá para a pracinha mais próxima. Agache-se e pegue uma bituca de cigarro. Atire fora a bituca, dizendo com firmeza: NÃO! Agache-se e pegue um palito de picolé sujo. Atire fora o palito, dizendo com firmeza: NÃO! Agache-se e pegue um papel de bala. Atire fora o papel de bala, dizendo com firmeza: NÃO! Agache-se e pegue uma barata morta, dizendo com firmeza: NÃO! Faça isso com todas as porcarias que
encontrar no chão da pracinha.
Tempo para execução: O DIA INTEIRO.

PASSANDO A NOITE COM O BEBÊ PARA ACALMÁ-LO OU FAZÊ-LO DORMIR
Pegue um saco de arroz de 5 kg e passeie pela casa com ele no colo das 20 às 21 horas. Deite o saco de arroz. Às 22:00 pegue novamente o saco e passeie até às 02:00. Deite o saco e você. Levante às 02:15 e vá ver a Sessão Corujão porque não consegue mais pegar no sono. Deite às 03:00. Levante às 03:30, pegue o saco de arroz e passeie com ele até às 04:15. Deitem-se os dois (cuidado para não usar o saco de travesseiro) . Levante às 06:00 e pratique o exercício de alimentar o melão. Não é permitido chorar perto do saco.

GERAL
Repita tudo o que você disser (frases ou palavras), pelo menos cinco vezes. Repita a palavra NÃO a cada 10 minutos, fazendo o gesto com o dedinho. Gaste uma pequena parcela do seu orçamento (90%) com leite em pó, fraldas, brinquedos, roupinhas. Passe semanas a fio sem transar, sem ir ao cinema, sem beber, sem sair com os amigos e adulando o saco, sorrindo e bincando com ele no colo...
Pronto...agora vc já deve estar pronto para ter filhos!!!!

ORDEM DE NASCIMENTO DOS FILHOS
O 1º filho é de vidro...
O 2º é de borracha...
O 3º é de ferro...

PLANEJAMENTO
O 1º filho é (em geral) desejado
O 2º é planejado
O 3º é escorregado...

O TRATAMENTO (PELA ORDEM DE NASCIMENTO DAS CRIANÇAS)
1º- Irmão mais velho têm um álbum de fotografia completo, um relato minucioso do dia que vieram ao mundo, fios de cabelo e dentes de leite guardados.
2º - O segundo mal consegue achar fotos do primeiro aniversário.
3º- Os terceiros, não fazem idéia das circunstâncias em que chegaram à família

O QUE VESTIR
1º bebê - Você começa a usar roupas de grávidas assim que o exame dá positivo.
2º bebê - Você usa as roupas normais o máximo que puder.
3º bebê - As roupas para grávidas são suas roupas normais, pq vc já deixou de ter um corpinho de sereia e passou a ter um de baleia.

PREPARAÇÃO PARA O NASCIMENTO
1º bebê - Você faz exercícios de respiração religiosamente.
2º bebê - Você não se preocupa com os exercícios de respiração, afinal lembra que, na última vez, eles não funcionaram.
3º bebê - Você pede para tomar a peridural no 8º mês pq se lembra que dói demais.

GUARDA ROUPA
1º bebê - Você lava as roupas que ganha para o bebê, arruma de acordo com as cores e dobra delicadamente dentro da gaveta.
2º bebê - Você vê se as roupas estão limpas e só descarta aquelas com manchas escuras.
3º bebê - Meninos podem usar rosa, né? Afinal o seu marido é liberal e temcerteza que o filho vai ser macho igual ao pai! (será que vai mesmo?)

PREOCUPAÇÕES
1º bebê - Ao menor resmungo do bebê, você corre para pegá-lo no colo.
2º bebê - Você pega o bebê no colo quando seus gritos ameaçam acordar o irmão mais velho..
3º bebê - Você ensina o mais velho a dar corda no móbile do berço ou manda o marido ir até o quarto das criança.

A CHUPETA
1º bebê - Se a chupeta cair no chão, você guarda até que possa chegar em casa e fervê-la..
2º bebê - Se a chupeta cair no chão, você a lava com o suco do bebê.
3º bebê - Se a chupeta cair no chão, você passa na sua camiseta, dá uma lambida, passa na sua camisa desta vez para dar uma secadinha pra não pegar sapinho no nenê, e dá novamente ao bebê, pq o que não mata, fortalece (vitamina B, de Bicho, off course!)

TROCA DE FRALDAS
1º bebê - Você troca as fraldas a cada hora, mesmo se elas estiverem limpas.
2º bebê - Você troca as fraldas a cada duas ou três horas, se necessário.
3º bebê - Você tenta trocar a fralda somente quando as outras crianças começam a reclamar do mau cheiro.

BANHO
1º bebê - A água é filtrada e fervida e sua temperatura medida por termômetro.
2º bebê - A água é da torneira e a temperatura é fresquinha.
3º bebê - É enfiado diretamente embaixo do chuveiro na temperatura que vier, pq vc, seu marido e seus pais foram criados assim, e ninguém morreu de frio.

ATIVIDADES
1º bebê - Você leva seu filho para as aulas de musica para bebês, teatro, contação de história, natação, judô, etc...
2º bebê - Você leva seu filho para a escola e olhe lá...
3º bebê - Você leva seu filho para o supermercado, padaria, manicure,e o seu marido que se vire para levá-lo à escola e ao campo de futebol...

SAÍDAS
1º bebê - A primeira vez que sai sem o seu filho, liga cinco vezes para casa da sua mãe (sua sogra não pode ficar com a criança pq na sua cabeça, ela nunca foi mãe), para saber se ele está bem.
2º bebê - Quando você está abrindo a porta para sair, lembra de deixar o número de telefone pra empregada.
3º bebê - Você manda a empregada ligar só se ver sangue.

EM CASA
1º bebê - Você passa boa parte do dia só olhando para o bebê.
2º bebê - Você passa um tempo olhando as crianças só para ter certeza que o mais velho não está apertando, mordendo, beliscando, batendo ou brincando de supermam com o bebê, amarrando uma sacola do carrefour no pescoço dele e jogando ele de cima do beliche.
3º bebê - Você passa todo o tempo se escondendo das crianças.

ENGOLINDO MOEDAS
1º bebê - Quando o primeiro filho engole uma moeda, você corre para o hospital e pede um raio-x.
2º bebê - Quando o segundo filho engole uma moeda, você fica de olho até ela sair.
3º bebê - Quando o terceiro filho engole uma moeda, você desconta da mesada dele"

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Remédio bom tem gosto ruim?

Não necessariamente. Medicamento tem que combater a causa de algum mal-estar ou infecção, não importa o gosto ou a cor. Não entendo porque xarope tem que ser colorido e açucarado... daqui a pouco vão inventar xarope azul para meninos, e os cor-de-rosa serão exclusivos das meninas, com uma Barbie na embalagem!
Minha mãe amassava aspirina entre 2 colheres e colocava um pouco de açúcar para tomarmos. Pronto. Açúcar refinado é menos pior do que adoçante. Até entendo que um bebê não seja capaz de engolir uma cápsula – daí a forma de xarope; e se for amargo, ele não vai querer... mas precisa ser tão melecado? E colorido artificialmente? (para ficar num frasco opaco e ser gotejado diretamente na boca?!)
Experimento tudo o que o Fer precisa tomar. AD-til tem gosto de óleo. O suplemento de ferro tem mesmo gosto de ferro e cor de ferrugem, mas o “disfarce” é terrível – adoçante puro! Na embalagem do paracetamol consta: suave sabor de caramelo. Gente, o cheiro é marcante e a gota é até espessa, de tão adoçada...
As dosagens que ele toma correspondem a 2 a 5 gotas! Então, precisa mesmo ser doce? Colorido?!
Quando introduzimos os alimentos, o Fernando sofreu com cólicas. Num dia de crise forte, demos a tal funchicórea. Eu tinha 2 frascos aqui em casa, que ganhei, mas desisti de usar quando experimentei: gosto de adoçante – sacarina pura... preciso registrar: parece ter funcionado, mas preferi consultar a bula do luftal: blá-blá-blá, sacarina, ciclamato, corante X, Y. Voltei a fazer massagens, bolsa quente e acalmar o pequeno na conversa. Enquanto isso, o Zé pesquisou outras apresentações com o mesmo princípio ativo e encontrou uma, sem corantes nem adoçantes. É essa que demos e funcionou muito bem! (mas a orientação da pediatra - de conversar para acalmá-lo - também funcionou!)
Lembro-me de um xarope sabor banana que tomava quando era criança. Adoro banana, mas detesto qualquer doce ou bebida sabor banana, isto é, com aroma artificial de banana, porque me faz lembrar desse xarope.
Ficar doente é ruim. O remedinho doce é para gostar de ficar doente?...

Helene

6ª-feira 13

Foi a primeira 6ª-feira 13 do Fernando. Dia de consulta no HU, ou melhor, retorno para reavaliar o peso e avaliar a introdução dos alimentos. O pediatra que nos atendeu nas duas últimas consultas não pôde nos atender. Após mais de uma hora de atraso, fomos atendidos por outra pediatra.
Valeu esperar: ele ganhou 300g em duas semanas. Ainda não chegou aos 6kg, mas está quase lá (5800g) e cresceu mais 0,5cm. A médica achou que ele está super bem e conversamos sobre todas as nossas dúvidas quanto à alimentação. Desta vez, ela disse que a próxima consulta poderia ficar para o mês seguinte!
Comentamos sobre as cólicas e ela nos orientou a conversar com ele, procurando acalmá-lo e explicar sobre as mudanças na rotina, antes de dar remédio. Também nos orientou a testar horários: adiantar ou atrasar o almoço em relação ao sono e amamentação.
Demorei um pouco para fazer esse relato e agora tudo parece muito mais tranqüilo: conseguimos ajustar os horários da manhã, de forma que ele coma fruta entre duas mamadas e depois durma um pouco. Às vezes ele dorme após comer a fruta e mama depois da soneca da manhã. Depois, vem o almoço. Mais duas mamadas e pronto, lá se foi mais um dia!
Ainda não tivemos coragem de substituir a mamada do final da tarde pelo jantar; a médica disse que poderíamos postergar um pouco. Combinamos de iniciar quando ele fizer 6 meses. Assim, teremos o relato da introdução do jantar (e novas dúvidas) para a próxima consulta.

Tomo meu suco sozinho!

Só assim para parar de chorar...











Após essa consulta, passamos a oferecer suco de laranja lima e água. Ele adorou o suco, mas não quer saber de água (estamos insistindo)... Também testamos dar meu leite na mamadeira. Foi num dia de cólicas, em que tivemos que insistir muito para ele comer fruta, sem sucesso. Ele chorou, esperneou e só sossegou com a mamadeira (eu tinha acabado de tirar leite) – tomou tudo num gole só! E eu preocupada que ele recusasse meu leite na mamadeira...

Helene