quinta-feira, 7 de julho de 2011

7º mês

Mais um mês cheio de novidades. O Fernando estava com ganho de peso mais adequado desde que introduzimos o almoço. O primeiro jantar foi dia 4/junho, sem choro nem cólicas. Os bons resultados da alimentação ficaram cada vez mais evidentes: o rosto rechonchudo, novas dobras, covinhas mais fundas na base dos dedos das mãos, e eu sentia a diferença de peso nos braços e nas costas! A confirmação veio dia 10/junho, no retorno ao pediatra: 1 kg e 2 cm a mais em relação à consulta de 13/maio.
Após essa consulta, deixei de amamentar no meio da manhã. Assim, ele passou a mamar 3x/dia: ao acordar, no meio da tarde e por volta da meia-noite. Continuamos apresentando novos sabores nas refeições, que desde 25/junho são feitas no cadeirão. Ele fez as pazes com a mandioquinha e a pêra, provou batata, cenoura, inhame, ervilha fresca, lentilha...
Dia 1º deste mês, o 1º par de incisivos superiores apareceu! Hoje, outro incisivo inferior. E ele quer mesmo usar os dentes. Sempre mostro as frutas que ele vai comer, antes de descascá-las. Outro dia, estava descascando a banana e ele estava impaciente. Resolvi dar a banana inteira, sem amassar: ele segurou com as duas mãos e comeu! Claro, amassou uma parte, derrubou outra, mas parece ter se divertido. No almoço e no jantar, ele já quer segurar a colher e o prato. E prende a colher entre os dentes, testando sua nova mordida.
Tentamos sempre oferecer o suco e a água no copo de transição ou no copo normal, mas ele ainda prefere a mamadeira.
Bem alimentado, sobra energia para gastar. Montamos o chiqueirinho em junho. Ele ficava sentado e tombava com freqüência. Ao longo do mês, ele passou a ficar bem firme e se entreter bastante com seus brinquedos. Logo testei deixá-lo em pé – ele fica, beliscando as bordas do chiqueirinho e parece preferir ficar sempre em pé; nesta semana, ele começou a agachar e levantar, apoiando-se na borda. Porém, quando cai e rola, não consegue se sentar novamente e nos pede socorro.
No tatami, ele senta, projeta o tronco para frente ou gira para o lado, apoiando as mãos em posição de engatinhar, mas logo desmorona. Hoje ele ficou sentado, se balançando até se deslocar – como meu irmão Pipo fazia: movendo os pés e o bumbum. Mas também gosta de ficar em pé, segurando nossos dedos. Outra coisa que ele gosta bastante são os espelhos – sempre abre um sorriso ou se agita dando risadas.
Quando passeamos, ele já presta atenção em tudo; às vezes ele vai sentado sem apoiar as costas durante todo o passeio. Outro dia ele estendeu a mão para pegar as plantas de uma cerca viva. Mas o balanço do carrinho continua sendo um convite a uma soneca.
Ele tira um cochilo pela manhã e outro à tarde; ainda assim, conseguíamos fazê-lo dormir por volta das 19h. Ultimamente, ele tem deslocado os horários – dorme por volta das 20h, mas também, acorda entre 7 e 8h. O sono da noite só é interrompido por volta da meia-noite, quando ele resmunga para mamar, praticamente sem acordar. É um sossego trocar a fralda e uma delícia ficar com ele no colo, embalando seu sono pesado!

Helene

Onde estou?

Mamãe, me segura!

Êba, hora de brincar!
Não precisa mais me segurar!


Na caneca da mamãe.

Suco no copo.

Hmm, laranja
  
Vamos passear?



curtindo o sol do inverno

banho de sol