quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Feliz ano velho, feliz ano novo - 1 ano e 1 mês

Esqueci de registrar a consulta com o pediatra. Foi em 15 de dezembro. Ficamos satisfeitos porque ele está com o peso e altura adequados para a idade. Tiramos nossas dúvidas sobre desmame, alimentação e escola.
Pouco antes do Natal o Fernando começou a caminhar mais e engatinhar menos. Agora ele parece preferir caminhar. Os passos ainda são de pingüim, braços abertos, mãos erguidas, mas ele está firme e não se abala com os tombos ou obstáculos.
Ainda gosta de engatinhar em volta do sofá menor da sala, fugindo de um de nós, incluindo do Erik. Ele dá gargalhadas deliciosas!
Está mais difícil fotografá-lo ou filmá-lo. Além dele não parar quieto, ele interrompe o que estiver fazendo para pegar a câmera ou filmadora.
Esta definitivamente é uma fase que exige atenção integral porque o dia todo ele está explorando tudo ao seu redor, se pendura onde encontrar apoio, sobe escada, entra em qualquer cômodo da casa e fecha a porta, abre gavetas, armários, puxa toalha da mesa, e outras travessuras e aventuras. É também uma fase que tem exigido esforço físico para carregá-lo, acompanhá-lo e recolher tudo o que ele atira no chão!
Apesar disso, ele entende “vamos guardar?”. As bolinhas na barraca, os blocos de montar na casinha, os coelhos na toca.
Está bem falante. Nem nós entendemos muito do que ele diz, mas os sons são mais diversificados, incluindo gritos agudos, onomatopéias e algumas sílabas que incrementam nossa comunicação. Atenta ao contexto, é possível identificar em seu vocabulário: fechou, guardou, alô, papai, mamãe, Erik, pão, bom, papai noel, porco, dente, nenê. Porém, ele conhece bem a casa, os brinquedos e sua rotina, demonstrando que entende muito do que falamos.
Ele entra o berço para pegar a chupeta, mas entrega quando peço e deixa suas chupetas com o tigre e o urso que ficam no berço.
Pouco antes no natal e com as orientações do pediatra, iniciamos o desmame (este assunto merece um post). Acho que em boa hora, porque ele estava levantando minha blusa para mamar não só quando estava com fome, mas também quando estava cansado ou entediado. Tem sido muito tranqüilo, ele se adaptou bem ao leite comum, no copo mesmo; mamadeira somente quando ele está manhoso.
Substituí a mamada da manhã e a da tarde, mas mantenho a da noite. Nesta semana, ele já tem mamado menos e vai para o berço acordado, sem reclamar (desde que tenha uma chupeta...)
Helene

Concentrado
Bagunçando


Meu primeiro copo de leite!


Na hora do lanche deu saudade de mamar...


Hmm, mamando na mamadeira...

E agora, vamos brincar?

Ah, ok, depois de escovar os dentes!

Bebendo água igual a mamãe.

Roupa branca para o ano novo!

Vem, Erik!

Tá bom, Erik: divido com você.

Esse ano novo me cansou...zzz