terça-feira, 4 de junho de 2013

2 anos e meio

[aos seguidores, postei fotos que fiquei devendo desde o post de 2 anos e 4 meses]



Como tudo passa rápido!
Ele já entendeu bem o que deve dizer para ‘pedir direito’. Quase gritando: posso tomar um suco, por favor? Posso ver a galinha, por favor? Posso tocar a campainha, por favor?
Resta explicar que pedir direito não garante a permissão. Melhor exemplo: “Posso pegar seu brinquedo, por favor?” – no parque. Um sonoro não e ele tenta arrancar o brinquedo do dono e/ou arma um bico enorme e começa a chorar...
É bem frustrante e ele realmente parece não compreender. Até que chegue um que queira brincar com os brinquedos dele. Aí as coisas parecem começar a fazer sentido. Não é não.

Durante o mês que passou, tive a reunião com a diretora da escola. Ela me mostrou os trabalhos, explicou o que devia ser feito e como ela avalia: se preenche uma figura dentro do contorno, noção de dentro e fora, acima ou abaixo, proporção etc. Disse que ele mudou bastante desde que entrou na escola. Acabei descobrindo que ele às vezes chorava na hora do lanche, a ponto de precisar sair com a tia e comer separado das outras crianças. Mas agora está bem adaptado ao ritual do lanche, aos colegas e às regras. Mais recentemente ele interage melhor com outras crianças.
Observações dela que me chamaram a atenção:
- Ele não é egoísta.
Achei estranho, porque quando vamos ao parque, ele é bem egoísta. E folgado. Basicamente, brinca com tudo dos outros e não empresta nada! Mas a professora insistiu: ele sempre empresta os livros – aqueles novos, do mês passado, continuam indo para a escola, natação, carro, berço etc. E nas 6as, dia da novidade, ele também deixa todo mundo brincar com o brinquedo dele.
A outra observação: ele não faz contato visual.
Isso é variável em casa. Quando o papo está bom, não é perceptível; não sou capaz de jurar que ele mantém contato visual, mas interage bem. Quando estamos explicando algo ou chamando a atenção dele, é desagradável. Ele desvia o rosto e fica mudo mesmo.
Na escola, ele parece não estar prestando atenção e não olha para a professora. Porém, quando ela pergunta sobre o que acabou de dizer, ele responde adequadamente...

Na natação ele progrediu bastante e tem ido animado para as aulas. Entra e sai pela escada, pula da beira da piscina para dentro, movimenta braços e pernas – e sai do lugar! Segundo a professora, está confiante demais e deve sempre ser vigiado em lugares com piscina. Ele já ficou de castigo, sentado na beirada da piscina, por pular sem ser chamado.
Essa professora é muito boa. Doce, mas exigente. As crianças tem que obedecer, aguardar serem chamadas, só podem pegar os brinquedos quando ela autorizar e, no final da aula, todo mundo ajuda a guardar.
Quando alguém desobedece, ela chama a atenção; firme e séria, sem ser agressiva. O Fernando desvia o olhar, mas obedece em seguida.
O banho de chuveiro é curtição, beber água do bebedouro é curtição, usar o banheiro é curtição (tem um vaso para crianças), mas o melhor de tudo é carimbar o cartão de presença na saída. A adoração pelos carimbos é tão grande que comprei para ele um conjunto de carimbos – vai render muita brincadeira porque são objetos para ensinar o alfabeto e todos eles têm o desenho e o nome, em letras maiúsculas e escrita cursiva. Mas por hora, a brincadeira é guardar e espalhar tudo pelo chão...

Tem sido mais frequente ele não dormir à tarde – mas isso ainda significa mau-humor no final do dia e dormir antes das 20h. Ainda acho que vale a pena cochilar à tarde.
Ele não pede mais mamadeira durante o dia, mas também nunca toma o leite com a mesma vontade que toma o suco. Temos que vigiar, segurar o canudo, a caneca, ajudar, pedir...

Finalmente ele começou a curtir o biciclo. Foi legal porque coincidiu com a aula de trânsito na escola!

Outra coisa gostosa do mês que passou foi o dia das mães. A escola acabou antecipando a homenagem às mamães para 6ª-feira e eu não pude participar... apesar disso, o domingo foi muito especial! Primeiro porque ele dormiu até quase 9h – evento raríssimo. Com o pai, veio me trazer presentes – que para ele, são sempre de natal, com direito a dizer sempre com entusiasmo: “um pesente de natal. Hohoho!”
Não importa a data ou para quem seja, ele fica feliz e quer abrir.
O ‘binquedo da mamãe’ é uma máquina de fazer café, linda, mas que falhou quando convidamos o tio Pipo para tomar um café...
O mais legal foi ter recebido a carta que eles fizeram durante a semana dos ‘meios de comunicação’. A atividade especial da semana foi ir ao correio postar um cartão para a mamãe! Com isso, o ritual ao voltar para casa é checar a caixa do correio. E para a felicidade dele, a tia Martha mandou uma carta, num envelope grande decorado com vários adesivos.

Ele continua vendo bastante “A fuga das galinhas”, resgatou a “Galinha Pintadinha” e se encantou com o “Dumbo”.

Atualmente eles estão ensaiando a dança da festa junina, que será no Pet Zoo.




 

oops, levei uma multa...


 







Habilitado e praticando!


Os brinquedos do amigo sempre são mais legais...
Encontro com os tios em Embu das Artes.


Brinco de casinha na casa do Spyke
Ganhei um caminhão de lixo!


Estou mais cansado que todo mundo... É o tio Pipo ou o tio Tuti?


foto da família na casa do Vovô & Vovó
 


 

O Erik é fofinho.

e tem dentes