segunda-feira, 4 de novembro de 2013

2 anos e 10 meses

Começamos o mês indo novamente para o Guarujá. E, mais uma vez, tivemos a sorte de um dia lindo, após uma semana de tempo feio. Quando chegamos, o vento ainda estava forte e frio, mas o Fernando foi direto para a água molhar os pés. Desta vez, ficou mais tempo na água do que na areia. E se divertiu muito jogando ‘bolo de lama’ na prima!

achei um peixinho!

a mamãe está com frio

parque da praia

Vamos gangorrar?


Em seguida, veio a semana das crianças. Na escola, a programação foi especial e muito divertida. Mas o melhor de tudo foi ganhar presentes: saquinho de doces da vovó (a mamãe regula tanto que vai durar até o Natal!...), uma retroescavadeira, um caminhão cegonha, um dragão de borracha grande, insetos e outros bichos (pequenos), outro livro de animais (desta vez, ímãs para grudar na paisagem). E na natação, uma aula só de brincadeiras, incluindo descer pelo escorregador! Delícia vê-lo dando gargalhadas ao cair de bunda na água. Como foi surpresa, não tenho como compartilhar o privilégio de ter essa cena registrada em minha memória.

Começou o horário de verão. Acordou mais cedo, mas no 1º final de semana com o novo horário, ele dormiu das 20h até 8:30 no sábado, e no domingo, das 19h:45min até 9h! Não sei se por causa do horário de verão, mas há pelo menos 10 dias ele não dorme à tarde. Não estamos insistindo no cochilo, mas agora ele vai para a cama por volta de 19:30, sem reclamar e dorme por 12 horas.

A temporada das amoras está acabando... ainda bem que apareceram as pitangas e a decoração de Halloween (ele achava que eram pitangas gigantes!). A escola ficou decorada e novamente ele viu as abóboras gigantes da vizinha. Fantasmas, morcegos, abóboras e bruxas!

O DVD da vez é do Monstros S.A.

Monólogo frequente (i.e. várias vezes no mesmo dia)
- Qual o nome do Fernando?
- Fernando Akira
- Qual o nome do Papai?
- José Fernando Akira
- Qual o nome da Mamãe?
- Helene
- Qual o nome do Nemo? [do Wally, do Woody, do Russel, do Flick, do Oscar, do Pocoyo, do Bernard etc.]
- Nemo
E eu, tentando explicar:
- Não vale perguntar qual o nome da Ellie? Pode ser assim: qual o nome da elefante cor-de-rosa que usa mochila?
- Mochila!

... essa também é ótima:
- Como é o nome do Kung Fu panda?
- É dragão guerreiro!
- E o que o Kung Fu panda faz?
- Karate!

Lições consolidadas:
- Tem que falar pedir, né mamãe? [porque é feio pegar sem pedir]
- O fogo é perigoso. O dodói do fogo é a queimadura.
- A tomada é perigoso. O dodói da tomada é o choque.

Observações:
- O Fernando não tem antenas...[com as mãos na cabeça e os olhos arregalados, surpresos] a formiga tem antenas; a joaninha tem antenas o Ceboinha também tem antenas.
 

- O Fernando tem muitos olhos.
- Quantos?
- Dois. [para ele é muito. É toda a vida!]

Nossa língua portuguesa: ele percebe que existe concordância e conjugação verbal e comete erros bem lógicos.
- eu falei, eu rodei, eu pulei, eu batei na parede com martelo.
- assim eles podem brincarem; elas são muitas bravas

Memória
Tem sido comum ele reportar “Leeembra que [o amigo me mordeu, que a mamãe ficou brava com o Fer, que a gente viu isso/aquilo]?”
E quando chegamos aos lugares: a casa nova, a casa da Titia, a casa do vovô e da vovó, o parque, a praia, o restaurante...
E quando reencontramos as pessoas: a D.Luiza (a mãe do Fuji – ficamos impressionados que ele tenha dito o nome dela ao avistá-la, pois não nos vemos com tanta frequência).
Outro dia, pela manhã, ele estava preguiçoso para levantar. Então, fiz a corneta da Titia Cema: tututututu-tuuuuu. Ele se levantou na hora e gritou: Hoje é domingo, pé de cachingo! [cachimbo, mas o Fernando tem razão: cachingo rima melhor]. Essa brincadeira surgiu quando estivemos na Escola de Cadetes de Campinas, no feriado de 7 de setembro. De volta a SP, a brincadeira se perdeu, mas não na memória dele.

Memória fotográfica
carro do bombeiro
carro do bombeiro



carro do Mike
igual ao carro do Mike

viatura da polícia
viatura da polícia



O uso do ‘não’. Outro dia, cansado, numa das poucas tardes deste mês que conseguimos fazê-lo dormir:
Papai: Fe, quer sair comigo [de carro]?
Fe: Qué não sair comigo! rosnando e empurrando o pai...

Novas lições: ele está adquirindo noção do que é letra. Pega os livros e diz: nossa, quantas letras! Então, mostrei o A. Fiquei orgulhosa e impressionada:
- A de Akira.
e ele continuou: de Abacaxi, Amora, Amarelo, Azul, Amigo, Amiguel (o amigo)
O ‘M’ também é bom: M de monstro, de Mike, de Macaco, de Mickey Mouse, de Mamãe, de Morango, de Maçã, de Mamão.
Mas hoje à noite, no berço, ele disse: que letra é essa, mamãe? É M, de joaninha!

As refeições seguem no cadeirão. Às vezes ele come super bem, mas é comum ficarmos desenhando durante as refeições (antes e após também. Taí uma atividade que ele gosta). Vejam o desenho do Mike:


 [inserir desenho]




Ah, a outra novidade é que o Erik precisou fazer uma cirurgia na orelha. Resultado: tivemos que trocar curativos no Erik e no Fernando, que pediu educadamente:
- Ekiri, posso pegar sua faixa para fazer um curativo, por favor?
Perguntei: o que houve?

- A punguinha me mordeu o Fer no pé. Tem que fazer um curativo. Ai, ai, ai, ai, ai, punguinha, punguinha malvada. Não pode me morder meu pé.

[foto do curativo do Fer]