domingo, 7 de fevereiro de 2016

Fernando, feliz aniversário de 5 anos (ou 60 meses)

Até que enfim chegamos à ultima folha do calendário!
Dia 4 caiu numa 6ª-feira e a festa ficou por conta da escola. Foi a festa de confraternização, mas ficou com cara de comemoração do aniversário do Fernando. As aulas ainda se estenderam até 18 de dezembro, mas muitos alunos antecipam as férias (inclusive o Fernando).

No dia seguinte foi a festa em casa. Novamente, toim-toim e piscina de bolinhas. Novamente, poucas crianças (festas de fim de ano por toda parte) e muita diversão. Nem a chuva atrapalhou.

Na hora do ‘parabéns’, o Fernando queria uma vela foguete, mas não encontramos. Então, fizemos uma chuva de estrelas.
Para variar, priorizei curtir a festa e acabei me esquecendo de tirar fotos. Agradeço o Komatsu, pela filmagem do desse momento tão especial.

Vê-lo aprender tantas coisas, se desenvolver bem, com saúde e alegria, fazer suas descobertas e invenções, pular num pé só, encher bexiga, escrever seu nome, contar até mais de cem, identificar todas as letras do alfabeto etc. me deixam feliz e orgulhosa.


Fernando, meu filhote querido e amado. Registro aqui o que digo na hora do beijo de boa noite: Mamãe te ama muitão. E para sempre.

4/dez: hohoho, é meu aniversário

vou ficar aqui. Tchau, mamãe!

no onda do hot wheels

5/dez: aguardando os convidados da festa





festa

mais festa

mais brinquedos

fim de festa (bolinhas da piscina)

[vídeo do parabéns]

Novembro: a diversão continua. Ale já tem 15 meses?!

Além de ter ‘invejinha’ de aniversariantes, a noção de tempo é definitivamente abstrata para o Fernando. Passou a fase de dizer que “ontem ele vai fazer” ou “amanhã ele foi/fez...”. O calendário de casa está cheio de ‘x’ para a contagem regressiva de alguns eventos.
Pois, eis que em novembro, o Alexandre ganhou 5 vacinas de presente pelos 15 meses. Ele já segue um calendário diferente do que o Fernando segue.
15 meses?!
O Fernando pareceu surpreso, indignado até. Como assim? Ele é menor do que eu. Eu tenho 4 anos. 15 é maior do que 4...eu sou maior do que ele.
Novamente, voltei ao calendário e repassamos, folha por folha, para explicar que cada 1 corresponde a 1 mês. E 12 meses correspondem a 1 ano.
Ele se sentiu mais confortável e maior ao descobrir que estava com 59 meses. E certificou-se: 59 é maior do que 15, né?

Sim, e a consulta médica foi no dia seguinte das vacinas. O Alê chorou toda vez que a doutora encostava nele, o que normalmente não acontece. Ela mesma esclareceu: depois de 5 vacinas, ele está desconfiado...
Pesou: 10,4 kg
Mediu: 76,5 cm

Aproveitamos para fazer a consulta do Fernando.
Pesou: 20 kg
Mediu: 110,5 cm
E como ele está prestes a completar 5 anos, ela já pediu uma série de exames: hemograma, colesterol, triglicérides, glicemia, T3, T4, TSH, vitamina B12 e D, urina, urocultura e fezes.
Adiantamos que os exames ficariam para o ano novo, mas ele não gostou da ideia...

Fora isso, em novembro, resgatamos o cadeirão e o Alexandre voltou a participar das refeições à mesa. Ao contrário do Fernando, o Alexandre quer comer sozinho. Nem preciso dizer o que isso significa... refeição extra para o Erik, muita sujeira e bagunça. Mas ele está aprendendo rapidamente.
Já balança a cabeça para recusar as coisas e aponta para o que quer.
Vai para a escola do Fernando, sabe qual é a sala de aula, pendura a lancheira no gancho da parede, puxa uma cadeira para se sentar.
Como toda criança, o Alexandre é muito observador.
Está quase descobrindo como abrir zíper e portas de correr; também aprendeu a colocar moedas no cofre. Aprendeu a ‘tocar’ gaita. Descobriu como o Erik é macio e acolhedor.
Também entendeu o poder de alcance que um banquinho pode lhe dar. E assim, adorou participar do momento de escovar os dentes.
Com essas novas habilidades, seu mundo vai se ampliando.
Outro dia, tive que conter meu grande susto ao vê-lo no topo do escorregador. Não dava tempo de me aproximar para acompanha-lo de perto. Contive minha reação de susto e corri para comemorar: descida e pouso bem sucedidos! E depois, muita diversão.
A fase de por tudo na boca parece estar chegando ao fim.

E para encerrar o mês, montamos a árvore de Natal.

22/outubro

22/out: Erik, vamos ler?

22/out: adoro escovar os dentes

29/out: ai, que preguiça



2/nov: essa cadeira me rende descanso e poder de alcance

8/nov: artistas

13/nov: domingo é dia de quintal

13/nov: escorregar pode ser todo dia?

13/nov: chuta para mim

13/nov: guardando moedas no cofre

13/nov: fim de dia, banho tomado, descansando com a Coruja, presente da vovó

17/nov: como a mamãe, adoro um limão.

18/nov: que legal!

21/nov: mesversário de 15 meses!

21/nov: que tal essa pose?

21/nov: nossa, que enorme!


21/nov: uau...

21/nov: que tal, pessoal?