Mais um mês cheio de novidades. O Fernando estava com ganho de peso mais adequado desde que introduzimos o almoço. O primeiro jantar foi dia 4/junho, sem choro nem cólicas. Os bons resultados da alimentação ficaram cada vez mais evidentes: o rosto rechonchudo, novas dobras, covinhas mais fundas na base dos dedos das mãos, e eu sentia a diferença de peso nos braços e nas costas! A confirmação veio dia 10/junho, no retorno ao pediatra: 1 kg e 2 cm a mais em relação à consulta de 13/maio.
Após essa consulta, deixei de amamentar no meio da manhã. Assim, ele passou a mamar 3x/dia: ao acordar, no meio da tarde e por volta da meia-noite. Continuamos apresentando novos sabores nas refeições, que desde 25/junho são feitas no cadeirão. Ele fez as pazes com a mandioquinha e a pêra, provou batata, cenoura, inhame, ervilha fresca, lentilha...
Dia 1º deste mês, o 1º par de incisivos superiores apareceu! Hoje, outro incisivo inferior. E ele quer mesmo usar os dentes. Sempre mostro as frutas que ele vai comer, antes de descascá-las. Outro dia, estava descascando a banana e ele estava impaciente. Resolvi dar a banana inteira, sem amassar: ele segurou com as duas mãos e comeu! Claro, amassou uma parte, derrubou outra, mas parece ter se divertido. No almoço e no jantar, ele já quer segurar a colher e o prato. E prende a colher entre os dentes, testando sua nova mordida.
Tentamos sempre oferecer o suco e a água no copo de transição ou no copo normal, mas ele ainda prefere a mamadeira.
Bem alimentado, sobra energia para gastar. Montamos o chiqueirinho em junho. Ele ficava sentado e tombava com freqüência. Ao longo do mês, ele passou a ficar bem firme e se entreter bastante com seus brinquedos. Logo testei deixá-lo em pé – ele fica, beliscando as bordas do chiqueirinho e parece preferir ficar sempre em pé; nesta semana, ele começou a agachar e levantar, apoiando-se na borda. Porém, quando cai e rola, não consegue se sentar novamente e nos pede socorro.
No tatami, ele senta, projeta o tronco para frente ou gira para o lado, apoiando as mãos em posição de engatinhar, mas logo desmorona. Hoje ele ficou sentado, se balançando até se deslocar – como meu irmão Pipo fazia: movendo os pés e o bumbum. Mas também gosta de ficar em pé, segurando nossos dedos. Outra coisa que ele gosta bastante são os espelhos – sempre abre um sorriso ou se agita dando risadas.
Quando passeamos, ele já presta atenção em tudo; às vezes ele vai sentado sem apoiar as costas durante todo o passeio. Outro dia ele estendeu a mão para pegar as plantas de uma cerca viva. Mas o balanço do carrinho continua sendo um convite a uma soneca.
Ele tira um cochilo pela manhã e outro à tarde; ainda assim, conseguíamos fazê-lo dormir por volta das 19h. Ultimamente, ele tem deslocado os horários – dorme por volta das 20h, mas também, acorda entre 7 e 8h. O sono da noite só é interrompido por volta da meia-noite, quando ele resmunga para mamar, praticamente sem acordar. É um sossego trocar a fralda e uma delícia ficar com ele no colo, embalando seu sono pesado!
Helene
Onde estou? |
Mamãe, me segura! |
Êba, hora de brincar! |
Não precisa mais me segurar! |
Na caneca da mamãe. |
Suco no copo. |
Hmm, laranja |
Vamos passear? |
curtindo o sol do inverno |
banho de sol |