terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Novembro

Neste ano não fizemos festa de halloween, mas montamos a árvore de Natal dia 6 de novembro.
Desta vez o Alexandre curtiu bastante e a árvore foi montada e decorada por eles.
O Fernando voltou a ter diarreia e precisou ‘ficar aposentado’ em alguns dias.
Apesar de muita chuva, o mês voou e teve um evento importante: a troca de faixa do judô, no dia 19.
Fora isso, foi mês de riscar cada dia do calendário, à espera do aniversário.
Novamente, uma certa comoção e incompreensão: porque o meu aniversário é o último da família? Como o Alê pode fazer aniversário antes de mim se ele é menor do que eu? Por que eu não nasci antes de vocês? Quanto é 1 ano? e por aí vai...
Mas na escola, a habilidade de leitura foi melhorando consideravelmente!
Ele passou a ler sozinho por iniciativa própria. De repente, desligava a TV, pegava algum livro e ficava no sofá, lendo.
Ou seja: estamos revisitando vários livros que ele já havia dado para o Ale.
E o Ale finalmente começou a ser mais cuidadoso com os livros. Passou a fase (que o Fernando nunca teve) de comer as bordas e rasgar as folhas.


Feliz dia das Crianças

Outubro rende um bom comportamento por conta do dia das crianças e já sinaliza para a temporada de festas na família.
O Fernando adora halloween, mas neste ano acabamos não fazendo a festa.
Não fez falta.
Os meninos seguem felizes, brincando, se divertindo.
A semana foi especial na escola, com direito a excursão a um lugar chamado Bichomania.
Excursão do Fernando ainda é caixa preta para os pais, como muita coisa que acontece na escola...
Caiu um chuvão na volta e as crianças ficaram presas no trânsito. Chegaram com quase 2 horas de atraso. No dia seguinte perguntei à professora se foi tenso: que nada! Todo mundo dormindo...

E não é que ainda teve o presentinho da fada dos dentes?!
Sempre dou um retoque na escovação do Fernando. Às vésperas do dia das crianças, o dente dele me pareceu mole. Ficou uns dias e o Fernando não me deixava puxar.
Na semana seguinte, eu já estava com medo que ele engolisse o dente dormindo. E ao cutucar, o dente saiu na mão dele. Nunca vou me esquecer daquela carinha assustada e curiosa: caiu...
Logo em seguida, a festa: êba, a fava dos dentes vem me visitar!

E ele também foi visitar a Dra. Patrícia. Ganhou certificado, limpeza, porta dente e até um hot wheels. Voltou todo orgulhoso e feliz.

E depois de um longo inverno, voltei a levar o Ale na piscina. Ele logo se ambientou, mergulhou, curtiu tudo. Só que desta vez não quer saber de ficar com espaguete... isso me fez lembrar do drama que foi quando o Fernando passou a ir sozinho para a piscina. Não quero sofrer por antecipação, mas acho que não vai ser fácil...



Setembro - Curitiba

A escola do Fernando não tem Semana da Pátria e o feriado do dia 7 caiu bem numa 4ª-feira. Assim, emendamos o feriado com o final de semana e fomos para Curitiba acompanhar a mamãe em viagem de trabalho.
A viagem longa foi tranquila, sem problemas no percurso.
Passamos o feriado lá, com direito a ver desfile no centro da cidade. O Fernando ficou todo orgulhoso com os soldados acenando para ele.
Também visitamos a irmã mais nova da D. Conceição. Foi apenas um jantar, mas foi ótimo e alegre. Só deu saudade da D. Conceição. Ela teria gostado de ir conosco nessa viagem.
A viagem teria sido maravilhosa não fosse uma refeição muito infeliz, que demorou a chegar e horas depois, de madrugada, os meninos estavam com diarreia. Dali até o final da viagem eles não ficaram bem.
O terror se prolongou até o final do mês! Quando comemoramos um cocô com forma definida, o Alexandre teve bronquite... foi um mês terrível. Entre 1 e 3h da manhã, os 2 acordavam com cólica, chorando, assustados. Era banho, troca de roupa, de lençol etc.

A pediatra disse que era virose. Paciência até eles se recuperarem.