segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Além das vacinas...

A principal “batalha” desse primeiro bimestre foi fazê-lo recuperar o peso de nascimento, o que só ocorreu em meados de janeiro. Ele vinha melhorando o ganho de peso ainda em dezembro, mas apenas na consulta de 19 janeiro que a pediatra estimou que estivesse ganhando seus 30g/dia. Durante essa fase, o relógio foi meu companheiro e fiz um diário de amamentação, onde anoto outras coisas também, incluindo as dúvidas para tirar nas consultas médicas. Pode parecer meio TOC, mas tem funcionado bem para mim e me ajuda a não perder a noção dos dias, além de perceber se estamos conseguindo entrar numa rotina.
Ao longo desses dois primeiros meses, o Fernando se desenvolveu bastante. Revendo as fotos de quando nasceu, percebo agora como ele tinha o rosto inchado nos primeiros dias. Os cílios se alongaram e agora são numerosos; quando nasceu, ele tinha 2 num olho e 3 no outro! Agora o rosto está mais rechonchudo, apareceram aquelas covinhas na base dos dedos e novas dobras, as unhas dos pés foram cortadas pela 1ª vez (as das mãos, semanalmente, desde a 1ª semana). Os macacões RN não servem mais; alguns, até serviriam, mas os pés ficam com os dedos dobrados e alguns ficaram curtos mesmo, não fecham. Algumas roupas P também estão justas; outras estão perfeitas, mas algumas já deixaram a gaveta. E já começou a usar alguns macacões M.
Aprendemos a identificar alguns sinais e essa é a difícil fase das cólicas. Ainda bem que a pediatra avisou, pois eu estava aliviada e orgulhosa na consulta do 1º mês: ele não tem cólica! E ela esclareceu: agora é que começam e são normais até o 3º mês. Esqueci de perguntar: início do 3º mês ou 3 meses e 4 semanas?...
Ele curte os banhos, não reclama de trocar fralda (no começo, especialmente quando ainda tínhamos que limpar o umbigo, ele sempre chorava) e adora chupar a mão. Já acompanha objetos com os olhos – adora o móbile de aviõezinhos que ganhou do Zeca e da Carol. Também gosta do macaquinho e da estrela que ganhou da Sonia, pendurados no bebê conforto.
O pescoço está mais firme e ele se ajeita melhor no bebê conforto, mas não parece se incomodar quando a cabeça pende para o lado ou fica enrolado, em posições que nos parecem desconfortáveis. Na verdade, quando ele tem cólica, uma das coisas que o acalma é ficar encolhidinho até cair no sono.
As pernas também estão bem fortes e ele gosta de esticá-las. No meu colo, se ele ficar deitado, logo começa a procurar o peito. Então, se não vai mamar, eu seguro ele sempre sentado, virado para frente, mostrando o mundo; ou em pé, abraçadinho comigo. Com o papai, ele gosta de ficar no braço ou no peito.
Está bem mais expressivo e interage mais conosco. Especialmente depois de uma boa mamada, exceto à do começo da noite, antes de dormir, ele fica acordado e adora bater um papo e dar um sorriso, às vezes, até risadinhas!
Tirei uma foto parecida com a do dia em que chegamos em casa do HU para ver o quanto ele cresceu. Eu sinto que ele cresceu bastante, mas todos ainda dizem: nossa, que pequenininho!...

Helene
1º dia

1º dia em casa
quase 2 meses
satisfeito, depois de mamar
não me deixe aqui! vou chorar...
olha o aviãããão
confortável, observando meus brinquedinhos com o Erik
ó que forte!

Um comentário: