Neste
último mês, definitivamente as mudanças na rotina e no comportamento se
relacionam à escola.
Como
havíamos cogitado matricular o Fernando com 1 ano e meio da escola e sabendo
que as férias de julho são curtas, em janeiro de 2012 visitamos quase todas as
escolas do bairro. Desta vez, fomos direto àquela com a melhor relação custo-benefício para nós e
estamos satisfeitos.
Depois
do que foi a transição do Fernando na piscina, baixei a expectativa de que tudo
pudesse ser tranquilo na escola. Na última semana de janeiro ele ainda nadou
pela manhã (2ª e 4ª) e nos outros 3 dias, foi para a escola, ainda em
programação de férias: na 3ª ele ficou até a hora do lanche. Para não dizer que
foi “liso”, ele chorou na hora de guardar a lancheira “é minha!” – protestou quando
a tia propôs guardar, mas logo entendeu que era para poder brincar no parquinho
e foi tudo bem! Foi embora chorando: "não qué emboia, qué bincá no paquinho"! Na
5ª, foi feliz, brincou e ficou um pouco mais além do lanche, para não achar que a escola se reduz a brincar, tomar lanche e voltar para casa (seria bom não?); novamente foi
embora sob protestos. Na 6ª ficou a manhã toda. Não chorou - nem para ir nem voltar para casa.
4
de fevereiro foi o início oficial das aulas. Foi bem, exceto no dia em que
choveu e não teve parquinho. Chorou e não se conformou em ficar na sala de
aula. Fomos busca-lo mais cedo...
Desde
o 1º dia na escola foi de cueca e nas primeiras semanas o uso correto do
banheiro foi bem inconsistente. Nessas duas últimas semanas, voltou com a mesma
roupa – suja, mas não de xixi ou cocô! Várias vezes ele volta com outra
camiseta.
No 1o final de semana, teve febre, mas passageira. Boas vindas oficiais à escola!
No 1o final de semana, teve febre, mas passageira. Boas vindas oficiais à escola!
Como
na natação, ele estranhou cada troca de tia: a da adaptação foi uma; com o
início das aulas, foi outra, mas em fim de gravidez; após o Carnaval, voltou
para a da adaptação por uma semana; finalmente está com outra, com quem ele
está habituado.
A
turma é pequena, a escola é pequena. Tivemos reunião dos pais na semana passada
e já vimos os primeiros trabalhos dele: pintura com guache, colagem de papel
crepom, desenhos com giz de cera, com canetinha... mas definitivamente, fora o
parque, a atividade preferida é brincar de massinha.
Como
comentou feliz, resolvi abrir a que minha mãe deu no Natal. Que felicidade!
Demorou um pouco para ele entender que só pode na escrivaninha, mas agora
entende bem (apesar de ter rejunte colorido em tudo quanto é piso da casa). Aprendeu a fazer cobrinha, biscoito e bolinha. Com isso, aprendeu o
que é “de mentirinha” – serve para o biscoito de massinha, que não pode comer;
e serve para o choro – ele espreme os olhos, faz um barulho e diz “ai que choio
de mentirinha”.
Incorporando
hábitos da escola: adaptamos as refeições na escrivaninha, com o guardanapo da
lancheira na hora de comer. Cueca o dia todo, exceto na soneca da tarde e sono
da noite. Lanche no meio da manhã nos finais de semana. Brincadeira de massinha
e pinturas (já quebrou o giz que comprei...) – só na escrivaninha! Hoje, ao
acordar, ele disse: Bom dia, sol!
E
a partir desta 4ª-feira, a escola vai mandar sempre 1 livro, para ficar até 2ª-f.
Também
há um reforço mútuo em relação a “por favor”, “obrigada”, “de nada”.
Com
o calor e a manhã de atividades, a soneca da tarde é quase sempre certa. Com ou
sem natação, à noite ele vai para o berço entre 20:30 e 21h. Se não dorme à
tarde, entre 19:30 e 20h ele vai para a cama, sem reclamar. E no final de semana, tentamos manter os mesmos horários.
O estímulo para encerrar o banho continua sendo o secador. Repare na foto, como ele fica à vontade. Ao deitar, ele cruza a perna como na foto. Me fez lembrar de uma conversa com a D. Con: em quê o Fernando lembra o pai? Jeito de andar, traços e o jeito de deitar; bem pequenininho eu me lembro de entrar no quarto e encontrá-lo deitado, igualzinho o pai! Tenho certeza de que isso chamaria a atenção dela no neto também.
O estímulo para encerrar o banho continua sendo o secador. Repare na foto, como ele fica à vontade. Ao deitar, ele cruza a perna como na foto. Me fez lembrar de uma conversa com a D. Con: em quê o Fernando lembra o pai? Jeito de andar, traços e o jeito de deitar; bem pequenininho eu me lembro de entrar no quarto e encontrá-lo deitado, igualzinho o pai! Tenho certeza de que isso chamaria a atenção dela no neto também.
Está
bem falante, brinca narrando o que faz: você isso, você aquilo... ou o Fernando
isso, o Fernando aquilo... conta a história dos desenhos preferidos: Toy Story
(1, 2 e 3), Sem Floresta, Vida de Inseto, Mickey.
Na
natação, a professora tem outro estilo, mas desafia bem o Fernando, e tem mais crianças, mas ele se adaptou bem, com direito a cair da plataforma, subir e descer várias vezes até conseguir se virar sozinho e encontrar apoio.
A fase agora é de adaptação aos óculos – aproveitei hoje para presenteá-lo. Com
o aniversário do papai, ele ‘mereceu’ ganhar um presente também!
Caminhando para a escola |
Chegamos na escola! |
Experimentando frozen yogurt. Foi a mesa cara quando provou picolé. | Gelaaado! |
Minha máscara de Carnaval! A tia disse que me encantei com a serpentina. |
Tchau cachinhos dourados... |
Hora de comer fruta. (guardanapo na escrivaninha da Tia Cema) |
Delícia! |
Vou secar os cabelos. Um, dois, sete, dez! |
Agora, toninho e escovar os dentes. |
Quero ajudar a abrir o presente do papai! |
Abrindo meu presente, de olho no presente do papai. |
Ah, o presente do papai é mais legal... (ai que choinho) |
Agora sim, meu presente novo! |
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