sexta-feira, 13 de março de 2015

6 meses (quase 7...)


Quantas novidades! Sentar-se virou hábito. O Alê permanece sentado, firme e sem apoio por bastante tempo. Se joga para a frente para alcançar algo que interessa: raramente é um brinquedo. O controle remoto da TV, o zíper da capa da almofada, a etiqueta do brinquedo, a migalha de biscoito ou pedaço minúsculo de massinha sobre o sofá... tudo isso é mesmo muito interessante!
Em questão de uma semana sentando-se firmemente, ele começou a rastejar – o que ampliou muito sua capacidade de alcançar as coisas. E quando cansa, vira-se de barriga para cima – parece descansar melhor se segurar os pés. Descansado, rola de bruços e lá vai ele rastejando atrás de alguma coisa.
O blábláblá está se diversificando e as gargalhadas são garantidas quando está com o Fer.
A agitação não cessa. Às vezes, enquanto mama, não para de mechar na estampa da minha blusa, bate os pés sobre minha perna, ou me dá uns beliscos nas costas, agita os braços, vira ao rosto para qualquer coisa que se mexe perto de nós enfim...
É tanta energia que não é raro passar um período sem cochilar ou cochilar por apenas meia hora.
Sim, às vezes adormece mamando.
Sim, às vezes dorme como anjo.
Mas muitas vezes dá todos os sinais de sono – olhos enrugados, esfrega os olhos, puxa as orelhas e os cabelos, descoordena os movimentos – e parece não se conformar com o sono que sente. Chora com raiva! Geralmente isso acontece à noite, quando o Fernando dorme pesadamente. Quando também estamos cansados e adoraríamos dormir...
E de repente, voltou a acordar 2-3 da manhã, e depois 5h.

Com o fim da licença maternidade, testei meu leite no copo e na mamadeira. Aceitou ambos, sem deixar de mamar. Em poucas semanas, testei a bombinha elétrica, a manual, e finalmente acertei a mão – como na época do Fer, acho mais confortável tirar o leite manualmente. Fiz um pequeno estoque, respeitando o limite de 15 dias de armazenamento em freezer (na época do Fer eu deixava mais... o freezer era lotado!). Antes de vencer, mesmo em férias, dava a mamadeira, para ajustar o volume adequado e para acalmar aquele choro raivoso da noite.

A fralda ainda é M.

O banho é mais divertido. Ele fica sentadinho, não reclama de receber um chuá sobre a cabeça, e joga água com as mãos e pés para todo lado.

Ah, e a grande descoberta: o Erik! Estica o braço e agarra a bochecha, puxa o bigode, orelha, rabo ou um chumaço de pelos. Olha com curiosidade, dá gritinhos, se agita, quer pegar e acha graça quando o Erik lambe seus pés. Como sempre, o Erik é muito dócil e paciente. Quando muito, dá um suspiro, mas não sai de perto.

Olho gordo nos pratos e copos. Parece sentir vontade de experimentar o que comemos e bebemos. Decidimos aguardar a orientação da pediatra. A consulta foi hoje e ela confirmou: se ele fica olhando é porque está com vontade. Deixe provar. Comece com suco (100-120 mL) como se fosse lanche da manhã. Depois que estiver bem acostumado com a novidade, ofereça fruta, como se fosse lanche da tarde.
Também começa agora (na verdade, quando completasse 6 meses, em 21 de fevereiro) a suplementação com ferro.
E sobre o sono, a pediatra disse: acordar de madrugada é hábito. Não é fome. Tente não aparecer quando ele chorar. Vou tentar!

Depois da bateria de vacinas ao completar 6 meses, uma trégua. Agora, só quando completar 1 ano, ou antes, nas campanhas.

Aos 6 meses e 22 dias...
Peso: 7230g
Altura: 69cm

Em 21/fev - 6 meses



















em 21/março - 7 meses

Calendário

O clima de festas para crianças é radiante, mas sujeito a pancadas no final no final do período!
Durante o ano, o Fernando foi desenvolvendo a noção de dias da semana e feriados.
Com o anúncio da vinda do tio Pipo, tia Kathrin e Liam ao Brasil, tentamos introduzir a noção de calendário: circulei o dia 26/11 e fomos fazendo um ‘x’ nos dias que faltavam.
- Mãe, posso fazer ‘x’ em todos os quadrados?...

Com a chegada dos tios, ele ganhou o calendário do mês de dezembro. Uma janela por dia, que escondia um bombom. Como seguimos com o condicionamento de ganhar uma guloseima se almoçar em 30-40 minutos, nem sempre ele pôde abrir a janela do dia. A curtição foi seguir a sequência dos números, lamber os dados, abrir e fechar as janelas. Ele não associou com os dias e a chegada do Natal...

Com compromissos agendados para janeiro e com a pressa em ser mais velho (mãe, hoje eu tenho 5, 6, 10 anos?), passamos o novo calendário, tentando explicar o que são os meses e fazendo anotações:
Janeiro: é o mês do aniversário do Liam. Tem consulta com a Dra. Olga, vamos ao dentista, vamos ao hotel etc.
Fevereiro: tem o Carnaval!
Março: aniversário do papai, do tio Pipo...
- Meu também?
- Não. O seu é em dezembro.
Abril: aniversário do tio Fuji, da Marina, Páscoa...até aniversário de casamento do papai e da mamãe.
- Vou fazer 5 anos?
- Ainda não.
Maio: tem o dia das mães.
- E o meu?
- Tem dia das mães, dos pais, das crianças... até das avós. E cada um tem o seu aniversário, uma vez por ano. O seu é em dezembro.
Junho: tem dia dos namorados, festa junina.
Êba!
Julho: tem férias, aniversário do tio Tuti e da tia Simone
- Férias, êeeeba! E meu aniversário também?
- Não, amor. O seu é em dezembro.
Agosto: tem aniversário da mamãe, do Alê, do Matheus, da tia Kathrin
- E o meu?
Setembro: tem o aniversário da Bia, do vovô, da vovó, de casamento do tio Tuti e tia Simone, de casamento do vovô e da vovó...
Outubro: tem o dia das crianças! E o Halloween!
- Êba! Vou ganhar presente? Guloseimas no Halloween?
- Se for um bom menino, sim.
- Mas eu sou!
Novembro: tem o aniversário da tia Martha, do Komatsu, em feriado...
Dezembro: tem o seu aniversário! E o Natal!
- Êba! – e, ao mesmo tempo, uma reclamação: ah, mas vai demorar. Só na última folha?!


Ufa, acho que ele entendeu...

Aniver do Liam. Vamos fazer festa!


Carnaval. Vamos fazer chuva de papel!
Chuva de papel!

Ih, acho que o Alê não gostou...

Aniversário do Papai. Aaaaah, eu também quero ser aniversariante! - aos prantos. Resolvemos assim: aniversário do papai e mesversário do Fer – 4 anos e 3 meses. Êba, adorei o nosso bolo que a mamãe fez.


(e a mamãe se derrete toda de ver essa carinha feliz)