sexta-feira, 13 de março de 2015

Calendário

O clima de festas para crianças é radiante, mas sujeito a pancadas no final no final do período!
Durante o ano, o Fernando foi desenvolvendo a noção de dias da semana e feriados.
Com o anúncio da vinda do tio Pipo, tia Kathrin e Liam ao Brasil, tentamos introduzir a noção de calendário: circulei o dia 26/11 e fomos fazendo um ‘x’ nos dias que faltavam.
- Mãe, posso fazer ‘x’ em todos os quadrados?...

Com a chegada dos tios, ele ganhou o calendário do mês de dezembro. Uma janela por dia, que escondia um bombom. Como seguimos com o condicionamento de ganhar uma guloseima se almoçar em 30-40 minutos, nem sempre ele pôde abrir a janela do dia. A curtição foi seguir a sequência dos números, lamber os dados, abrir e fechar as janelas. Ele não associou com os dias e a chegada do Natal...

Com compromissos agendados para janeiro e com a pressa em ser mais velho (mãe, hoje eu tenho 5, 6, 10 anos?), passamos o novo calendário, tentando explicar o que são os meses e fazendo anotações:
Janeiro: é o mês do aniversário do Liam. Tem consulta com a Dra. Olga, vamos ao dentista, vamos ao hotel etc.
Fevereiro: tem o Carnaval!
Março: aniversário do papai, do tio Pipo...
- Meu também?
- Não. O seu é em dezembro.
Abril: aniversário do tio Fuji, da Marina, Páscoa...até aniversário de casamento do papai e da mamãe.
- Vou fazer 5 anos?
- Ainda não.
Maio: tem o dia das mães.
- E o meu?
- Tem dia das mães, dos pais, das crianças... até das avós. E cada um tem o seu aniversário, uma vez por ano. O seu é em dezembro.
Junho: tem dia dos namorados, festa junina.
Êba!
Julho: tem férias, aniversário do tio Tuti e da tia Simone
- Férias, êeeeba! E meu aniversário também?
- Não, amor. O seu é em dezembro.
Agosto: tem aniversário da mamãe, do Alê, do Matheus, da tia Kathrin
- E o meu?
Setembro: tem o aniversário da Bia, do vovô, da vovó, de casamento do tio Tuti e tia Simone, de casamento do vovô e da vovó...
Outubro: tem o dia das crianças! E o Halloween!
- Êba! Vou ganhar presente? Guloseimas no Halloween?
- Se for um bom menino, sim.
- Mas eu sou!
Novembro: tem o aniversário da tia Martha, do Komatsu, em feriado...
Dezembro: tem o seu aniversário! E o Natal!
- Êba! – e, ao mesmo tempo, uma reclamação: ah, mas vai demorar. Só na última folha?!


Ufa, acho que ele entendeu...

Aniver do Liam. Vamos fazer festa!


Carnaval. Vamos fazer chuva de papel!
Chuva de papel!

Ih, acho que o Alê não gostou...

Aniversário do Papai. Aaaaah, eu também quero ser aniversariante! - aos prantos. Resolvemos assim: aniversário do papai e mesversário do Fer – 4 anos e 3 meses. Êba, adorei o nosso bolo que a mamãe fez.


(e a mamãe se derrete toda de ver essa carinha feliz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário