domingo, 15 de julho de 2012

19 meses


Só mesmo estando em férias para conseguir escrever o post deste mês...
Na verdade, no dia 4 deste mês, ele teve febre, ficou bem manhoso. No dia seguinte a febre persistiu, mas depois, passou. Nenhum outro sinal de qualquer infecção...e eu num apuro no trabalho, muitas coisas para fazer. Foram dias difíceis! Eu ficava no escritório, e o Fernando com o pai, aos berros: mamãe, mamãe! Parecia não se conformar que eu estivesse em casa e não ficasse com ele. Mas quando o papai precisava trabalhar, ele ficava comigo aos berros: papai, papai! Ficou muito birrento nesses dias e só quando eu consegui reduzir o ritmo de trabalho, voltou ao normal (ainda bem). Agora, quando foge da sala e estou no escritório, ele vem correndo e me saúda: “ooooi”.

Já que este post está atrasado, incluo uma grande novidade: 1 semana depois de completar 19 meses, exatamente no dia 11, ele fez xixi no pinico! É um troninho, que eu tinha dado para a Bia e ele herdou da prima. Foi um xixi no meio da tarde. Fui trocar a fralda, ele apontou para o troninho e disse “cocô”. Perguntei se ele queria fazer, ficou sentadinho, e fez xixi. No dia seguinte, ele não usou o troninho, mas nos últimos 3 dias, ele usou pelo menos 1 vez durante o dia!

Agora ele entende melhor o ritual da hora de dormir. Perguntamos: quer fazer nana? E ele começa a cantarolar: nananene, “caca”, papa... entramos no quarto, ele apaga a luz, ligamos a música de dormir, sentamos, ele ergue o pescoço para ajeitar o pano embaixo do queixo, mama quietinho. Depois, faz “aaaaahh” para escovar os dentes e já pede a chupeta.
Nesses dias frios, pergunto: vamos fazer pacotinho (ie, se enrolar com cobertores)? Ele se deita e procura o Tigrão para abraçar. Saio do quarto e só volto para trocar a fralda, por volta da meia-noite.
Pela manhã ele geralmente acorda bem humorado. É uma delícia escutar as conversas dele, risadas e gritinhos. Ao abrirmos a porta, às vezes ele ainda está deitado, brincando com os pés ou com os bichos; outras vezes, está tentando pular sobre o colchão, debruçado sobre a grade com cara de travessura.
À tarde, é mais comum ele acordar chorando e nos recebe sentado, meio mal-humorado e resistente a largar a chupeta.

Resisti o quanto pude, mas aos poucos, vamos deixando ele provar alguns doces (rigorosamente selecionados!). A gelatina é sem sabor e preparamos em casa, com frutas e sucos naturais. Biscoitos caseiros, bolo de fubá... mas só de vez em quando e somente se ele come todo o prato da refeição ou no lanchinho da tarde.
Um dia, ele acordou mal-humorado da soneca da tarde, sem querer largar a chupeta, sentado na cama, propus: vamos comer bolo? Ele arrancou a chupeta da boca, jogou-a no colchão, já se levantando! Foi engraçado, ele parecia estar salivando, sabia exatamente do que eu estava falando. E o danado aprendeu a acender a luz do forno. Sempre vai dar uma espiada para ver se tem um bolo lá e sabe que o forno é quente (“titi”).

Outra coisa que estamos tentando introduzir é o “por favor”. Às vezes ele fala ‘fofovo”, mas quando não está disposto, abre mão até de guloseima! Impressionante essa queda de braço. Acho que ele ainda não entende bem a lógica, mas o que eu faço quando ele me pede “fofovo” para algo que eu não quero que ele faça?...

O vocabulário deu uma super expandida e saímos da fase monossilábica. No último encontro com minhas amigas, ele ganhou da Rose um tabuleiro para aprender o alfabeto. Por baixo das letras ficam os desenhos representados por palavras que se iniciam com a respectiva letra. Por hora, guardei as letras e a brincadeira é identificar os desenhos. Os mais inteligíveis são harpa, kiwi, tatu; os outros são “bo” (bolo), “tede” (batedeira), “fa” (fada) e por aí vai; o mais engraçado é “relógio” – nem consigo transcrever a fala dele e só nós somos capazes de entender.
Ele também identifica e “fala”: testa, olho, orelha, boca, nariz, bochecha, queixo, cabelo, cabeça, mão, pé, umbigo, barriga, pipi, bumbum. Ah, ele também sabe que tem 2 narinas! Adora enfiar os indicadores até a metade dentro delas! (estou tentando fotografar a cena, mas quando ele crescer, pode não gostar da foto...).
O Kintaro e vários brinquedos nos ajudam na brincadeira de identificar as partes do corpo. O Spyke roeu vários dos bichos de pelúcia do Fernando. Onde ficaram furados ele dizia: dodói... fiz uma boa plástica em todos eles, mas o Fernando ainda acha que estão “dodói”.
Falando em dodói, ele entende que dodói é consequência de cair. Então, quando a gente diz: cuidado, você vai cair!” ele já anuncia “dodói”. E fui adiante com as lições: quando tem dodói, a gente faz carinho e dá beijinho. Ele descoordena um pouco, porque faz carinho em mim e me beija, ou beija a própria mão, ou manda beijo para qualquer um, mas às vezes ele está mais concentrado e dá beijinho no dodói.
Ao lado do telefone tem um painel de fotos, onde ele identifica: papai, mamãe, vovó, nenê. Aliás, vira e mexe ele pega o telefone e inventa uma animada conversa, sempre com o vovô ou a vovó: ahã, tudo, tá, hmm, oooi, ahã, tá, tá bom!
E a comunicação em geral melhorou muito. Ele avisa: "sujo" quando suja a roupa. Ele protesta: Yeye [Erik], sai! Ele segura meu dedo e puxa dizendo “vem vê”. Porque sempre mostro a imagem dele no espelho ou quando quero distraí-lo, proponho: vamos ver [o que quer que seja]?
Canta animadamente: toto, toto, re-re, ca-ca, se-se, aaaah. É a participação especial dele em “atirei o pau no gato”.
Nos treinos, ele faz o que quer, mas quando está inspirado, fala “se-sei” (sensei), nhenhe (onegaishimasu) e “to” (domo arigato), inclinando-se para frente como pede a etiqueta do aikido. Faz os exercícios e cai, girando o corpo e falando "caiu". Diversão para todos!
A folha do calendário deste mês é um garotinho com gorro e cachecol. O Fernando aponta e diz: nenê! E põe o gorro dele e pede para olhar no espelho “vem vê”.

Helene
Pacotinho para dormir. O Tigrão ficou embrulhado também!

Caiu!

Ah, mamãe, olha onde estou?

Não diz não para mim... que eu faço bico...

Ooooooiiii! Aprendi a pôr chapéu sozinho!

Agora, sim, uma escrivaninha de verdade! (viu a do post passado?)

Nenê (esse sou eu)

Me empurra, fofovo?

A foto do mês!

Um comentário:

  1. Helene, acho que o Fernando vai ser da altura do Zé, olha como cresceu!!! beijo, Eidi

    ResponderExcluir