Como
tudo passa rápido!
Ele
já entendeu bem o que deve dizer para ‘pedir direito’. Quase gritando: posso
tomar um suco, por favor? Posso ver a galinha, por favor? Posso tocar a
campainha, por favor?
Resta
explicar que pedir direito não garante a permissão. Melhor exemplo: “Posso
pegar seu brinquedo, por favor?” – no parque. Um sonoro não e ele tenta
arrancar o brinquedo do dono e/ou arma um bico enorme e começa a chorar...
É
bem frustrante e ele realmente parece não compreender. Até que chegue um que
queira brincar com os brinquedos dele. Aí as coisas parecem começar a fazer
sentido. Não é não.
Durante
o mês que passou, tive a reunião com a diretora da escola. Ela me mostrou os trabalhos,
explicou o que devia ser feito e como ela avalia: se preenche uma figura dentro
do contorno, noção de dentro e fora, acima ou abaixo, proporção etc. Disse que
ele mudou bastante desde que entrou na escola. Acabei descobrindo que ele às vezes
chorava na hora do lanche, a ponto de precisar sair com a tia e comer separado
das outras crianças. Mas agora está bem adaptado ao ritual do lanche, aos
colegas e às regras. Mais recentemente ele interage melhor com outras crianças.
Observações
dela que me chamaram a atenção:
-
Ele não é egoísta.
Achei
estranho, porque quando vamos ao parque, ele é bem egoísta. E folgado.
Basicamente, brinca com tudo dos outros e não empresta nada! Mas a professora
insistiu: ele sempre empresta os livros – aqueles novos, do mês passado,
continuam indo para a escola, natação, carro, berço etc. E nas 6as, dia da
novidade, ele também deixa todo mundo brincar com o brinquedo dele.
A
outra observação: ele não faz contato visual.
Isso
é variável em casa. Quando o papo está bom, não é perceptível; não sou capaz de
jurar que ele mantém contato visual, mas interage bem. Quando estamos
explicando algo ou chamando a atenção dele, é desagradável. Ele desvia o rosto
e fica mudo mesmo.
Na
escola, ele parece não estar prestando atenção e não olha para a professora.
Porém, quando ela pergunta sobre o que acabou de dizer, ele responde
adequadamente...
Na
natação ele progrediu bastante e tem ido animado para as aulas. Entra e sai
pela escada, pula da beira da piscina para dentro, movimenta braços e pernas –
e sai do lugar! Segundo a professora, está confiante demais e deve sempre ser
vigiado em lugares com piscina. Ele já ficou de castigo, sentado na beirada da
piscina, por pular sem ser chamado.
Essa
professora é muito boa. Doce, mas exigente. As crianças tem que obedecer, aguardar
serem chamadas, só podem pegar os brinquedos quando ela autorizar e, no final da
aula, todo mundo ajuda a guardar.
Quando
alguém desobedece, ela chama a atenção; firme e séria, sem ser agressiva. O
Fernando desvia o olhar, mas obedece em seguida.
O
banho de chuveiro é curtição, beber água do bebedouro é curtição, usar o
banheiro é curtição (tem um vaso para crianças), mas o melhor de tudo é
carimbar o cartão de presença na saída. A adoração pelos carimbos é tão grande
que comprei para ele um conjunto de carimbos – vai render muita brincadeira
porque são objetos para ensinar o alfabeto e todos eles têm o desenho e o nome,
em letras maiúsculas e escrita cursiva. Mas por hora, a brincadeira é guardar e
espalhar tudo pelo chão...
Tem
sido mais frequente ele não dormir à tarde – mas isso ainda significa mau-humor
no final do dia e dormir antes das 20h. Ainda acho que vale a pena cochilar à
tarde.
Ele
não pede mais mamadeira durante o dia, mas também nunca toma o leite com a
mesma vontade que toma o suco. Temos que vigiar, segurar o canudo, a caneca,
ajudar, pedir...
Finalmente
ele começou a curtir o biciclo. Foi legal porque coincidiu com a aula de
trânsito na escola!
Outra
coisa gostosa do mês que passou foi o dia das mães. A escola acabou antecipando
a homenagem às mamães para 6ª-feira e eu não pude participar... apesar disso, o
domingo foi muito especial! Primeiro porque ele dormiu até quase 9h – evento raríssimo.
Com o pai, veio me trazer presentes – que para ele, são sempre de natal, com
direito a dizer sempre com entusiasmo: “um pesente de natal. Hohoho!”
Não
importa a data ou para quem seja, ele fica feliz e quer abrir.
O ‘binquedo
da mamãe’ é uma máquina de fazer café, linda, mas que falhou quando convidamos
o tio Pipo para tomar um café...
O
mais legal foi ter recebido a carta que eles fizeram durante a semana dos ‘meios
de comunicação’. A atividade especial da semana foi ir ao correio postar um
cartão para a mamãe! Com isso, o ritual ao voltar para casa é checar a caixa do
correio. E para a felicidade dele, a tia Martha mandou uma carta, num envelope
grande decorado com vários adesivos.
Ele
continua vendo bastante “A fuga das galinhas”, resgatou a “Galinha Pintadinha”
e se encantou com o “Dumbo”.
Atualmente
eles estão ensaiando a dança da festa junina, que será no Pet Zoo.
oops, levei uma multa... |
Habilitado e praticando! |
Os brinquedos do amigo sempre são mais legais... |
Encontro com os tios em Embu das Artes. |
Brinco de casinha na casa do Spyke |
Ganhei um caminhão de lixo! |
Estou mais cansado que todo mundo... É o tio Pipo ou o tio Tuti?
|
O Erik é fofinho. |
e tem dentes |
Professora,
ResponderExcluirQue delícia "passear" pelo seu blog...
É uma sensação de viajar contigo - e na janelinha - contemplando a experiência da maternidade....
"Motivo de MUITA felicidade?"rss
Que tenhamos sempre muitos e muitos motivos para sermos felizes!
Grande beijo
Com muito carinho
Silvia Cruz