quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Alê – 5 meses

Gente! Foi no dia 21 de janeiro que o Alê completou 5 meses. Estávamos no ‘hotel’, celebrando a vida, o tempo voou, recomeçaram as aulas do Fernando e o post ficou para trás...
Eu tinha esperanças de que o Alê perdesse o interesse em chupar o polegar quando adquirisse novas habilidades e descobrisse novos brinquedos e brincadeiras. Dito e feito! (Ufa...)
Desisti da chupeta.
A rotina... bem seguimos uma sequência de eventos, mas os horários são muito mais flexíveis do que eram os do Fernando. Até porque, depois das visitas vieram as festas e férias. Até o Fernando saiu da rotina e restou ao Alê nos acompanhar. E ele se saiu muito bem, não posso me queixar. Aceitou bem dormir em lugares e horários diferentes, topou os passeios e tudo mais sem maiores problemas. Nos dias que o Zé vai ao Campo Belo, tudo funciona de forma diferente em relação aos demais dias da semana. Então, é mesmo impossível estabelecer uma rotina marcada no relógio.
Ele frequentemente acorda com o Fernando, mas tenho a impressão de que ele dormiria mais, se não fosse toda a barulheira e agito na casa. Tanto assim que o cochilo da manhã é longo, às vezes, por mais de 2 horas, e geralmente mais demorado que o cochilo da tarde. Mas, basicamente, só dá um cochilo durante a manhã e outro, durante a tarde. Dorme entre 20 e 21h. Continua acordando 1 vez durante a madrugada.
Tenho tentado, mas confesso que sem muito sucesso, coloca-lo para dormir sozinho. Só funciona quando acerto o timing. No carro ou no carrinho, ele adormece facilmente. Fora isso, é bem comum ele dormir mamando. Às vezes, ao coloca-lo no berço, ele desperta e aí tem que começar tudo de novo. Outras vezes, ele percebe alguma mudança, mas vira-se de lado, leva o polegar à boca e adormece.
Ele passa mais tempo acordado e muito mais ativo.
No hotel, em Pindamonhangada, ele ficou craque em rolar! Agora, no berço, ele rola e roda pelo berço.
Também começou a ficar sentado ou quase isso. Ajeitando as pernas dele para formar uma base, ele sustenta o tronco ereto por alguns segundos – mais ainda se estiver apoiado em algum brinquedo ou almofada. Logo, tomba para a frente ou para o lado. Em seguida, estica as pernas e acaba virando de barriga para baixo. O tronco fica erguido até o limite de sua resistência; aí, deita-se e às vezes nem consegue virar o rosto para o lado. Fica balançando as pernas e resmungando.
As gargalhadas são bem mais frequentes.
Também descobriu os pés. E pelo visto, os dedos dos pés são tão gostosos quanto o polegar.
Já coordena bem segurar os objetos e esta é a fase de levar tudo o que conseguir pegar até a boca...
Trocar fralda é bem mais difícil! Ele rola ou quer ficar de lado. Se bobear, agarra a fralda sobre a qual está deitado e puxa com força. Bate os pés, agita as mãos, ergue o tronco (mesmo deitado de barriga para cima).

Gastando tanta energia, o ganho de peso reduziu bastante, mas tudo dentro da normalidade e está liberado para seguir com o aleitamento exclusivo até o 6º mês:
4 meses e meio (5/jan): 6450g; 66cm
5 meses e meio (6/fev): 6720g; 67,5cm  - é bem verdade que neste dia ele não parou quieto e não foi possível estabilizar a balança nem a régua...

No 5º mês também teve vacina, mas ‘só’ uma. Mês que vem, repetimos a bateria dos 4 meses...

21/dez/2014 - 4 meses

Feliz Natal! (25/12/2014)

Adicionar legenda
De bem com a vida! (27/dez/14 )

Já consigo sentar (por alguns segundos) 28/dez/14

E até ficar em pé! (28/dez/14)

Bom dia - bem humorado. (02/jan/15)
Olha o que descobri? Um pé! (04/jan/15)

Não precisa mais me segurar (06/jan/15)
Cochilo depois de muita bagunça (07/jan/15)
Acordei mal humorado (08/jan/15)
Hmmm, quer provar? (10/jan/15)
Sumotori (12/jan/15)
'Lanche' pós banho de sol. (17/jan/15)


Relax total! (17/jan/15)

Fortalecendo os braços para engatinhar

Sonhando em engatinhar...
Banheira diferente... (21/jan/15)

Quem é esse menino lindo? (21/jan/15)







Nenhum comentário:

Postar um comentário