quinta-feira, 14 de abril de 2011

4 meses e 4 dias

Dia de consulta no HU (não íamos lá desde 19/jan). E quantas novidades! O atendimento não é mais na UBAS nem feito por residentes; fomos encaminhados ao ambulatório e atendidos por um pediatra, jovem e decontraído.
Nosso filho continua próximo da média em estatura (61cm) e perímetro cefálico (40,5cm), mas o peso (5300g) já está no limite inferior e o IMC, abaixo da faixa de normalidade. Por isso, pediu retorno em 15 dias para reavaliar o peso. Até lá, ele pediu que reavaliássemos os horários de mamar: durante o dia, intervalos de 2 a 4 horas; à noite, não ultrapassar 6 horas. Se não ganhar peso adequadamente, complementaremos a amamentação com alimentos.
De fato, ele às vezes até dava uma gemida durante a noite, mas nos condicionamos a descartar outras causas de choro (desconforto, fralda suja, frio, calor) antes de pensar em fome. Se ele se acalmava e voltava a dormir sem reclamar, deixávamos. Taí algo em que ele se parece comigo: quando estou com sono e com fome, durmo e me esqueço da fome. Assim, agora, ofereço o peito por volta da meia-noite. E ele mama muito bem! E depois volta a dormir, sem problemas.
Quanto ao dente, ele disse que nosso bebê está seguindo os livros-texto: dentes a partir do 4º ou 5º mês. Avaliou seu desenvolvimento geral: “super esperto”, disse o médico. Para não deixar dúvidas, ele até rolou na maca! Me dei conta de que ainda usava a almofada “segura nenê” para deixá-lo dormir de lado, ou mesmo de barriga para baixo. Na 2ª testei não usá-la e ontem ao amanhecer, ele havia rolado e rodado no berço.
Outra pergunta: vocês dão chupeta? Então...resistimos bravamente, mas na noite anterior resolvemos testar. Pretendíamos aguardar pela consulta, mas no fundo, já havíamos decidido que era melhor do que deixá-lo chupando o dedo. Queremos que dormir seja um momento gostoso para ele, que ficava irritado por não poder chupar o polegar até pegar no sono.
Assim, na noite anterior, depois de mamar, arrotar, limpar o dentinho e embrulhar a mão esquerda, eu o coloquei no berço e ofereci a chupeta. Ele pegou na hora, sem estranhamentos, e dormiu sem dar um pio! Depois de uns 15 minutos parecia estar em sono profundo. Tirei a chupeta e ele reclamou. Devolvi. Após uma hora, tentei tirar novamente e, ao me aproximar, ele arregalou os olhos e me encarou como quem diz: Tô de olho em você! Nem vem que essa chupeta é minha!”. Deixei para lá. Antes de dormir, fui vê-lo e já estava sem chupeta, dormindo com o um anjo.

consegui livrar a mão!

pantufinha na mão e chupeta na boca!




            O pediatra disse que para o bebê, chupar chupeta equivale a comer um chocolate para nós. Hmm, deve ser bom mesmo, então! Só nos alertou para oferecer de forma controlada (como devemos fazer com chocolate). Isso nós já havíamos combinado, seguindo o exemplo da Rose com a Nina: chupeta, só na horizontal. Ao deitar, de dia ou de noite, oferecemos’. Antes de sair do berço, tiramos. Durante o dia, no balanço, bebê conforto, colo ou carrinho, não.
Na verdade, a partir do 2º dia, ele já cuspia a chupeta, protestando: prefiro colo, prefiro meu polegar. De lá para cá, tem dias que ele curte mais, outros, não. Às vezes dorme sem reclamar, outras vezes, chora um pouco... ou muito, até grita, mas nunca leva mais que 15 minutos para pegar no sono e sempre acorda sem a chupeta.
gostoso!
O Papai comprou um mordedor de gel – ele já segura e leva à boca. E morde, como morde! Está todo riscadinho...impressionante o desenvolvimento dele nessas últimas semanas: várias formas de encontrar o polegar e levá-lo à boca, estender o braço para alcançar algum objeto ou levantar o tronco quando está de bruços, observar movimentos, interagir conosco, testar a própria voz e sons com a garganta e os lábios, enfim, uma fase de grandes descobertas e invenções!


Helene





brincando com a boca


Tem alguém aí? Já acordei, quero levantar!
 

Um comentário: