terça-feira, 10 de maio de 2011

Amamentação quase exclusiva

                O Ministério da Saúde recomenda aleitamento materno exclusivo durante os 6 primeiros meses de vida. Recomendação é uma palavra escorregadia... não tem força de lei e nem sempre corresponde aos nossos desejos. Por exemplo, muitas mães gostariam e poderiam seguir tal recomendação, mas têm apenas 4 meses de licença maternidade.
                No meu caso, tenho a licença de 6 meses, mas amamentar não tem sido fácil para mim nem parece estar sendo o suficiente para nosso filho...não encontro um termo para me expressar em relação a isso. É uma mistura de pensamentos, sentimentos e sensações, não muito confortável, eu diria. Racionalmente eu planejei seguir essa recomendação e me senti privilegiada com meus 6 meses de licença, seguidos de férias. Além dos benefícios para o desenvolvimento do nosso filho, amamentar me desenvolve como mãe. É um momento de dedicação exclusiva a ele, de contemplação, observação, reflexão e interação.
Lamento ter sofrido com dores entre as mamadas, mas isso não abalou minha decisão de amamentar por 6 meses. Porém, não me preparei para a possibilidade de que a amamentação fosse insuficiente para o bom desenvolvimento do Fer. Dizem que o bom é inimigo do ótimo. Ele vem se desenvolvendo bem; porém, seu peso inadequado para a estatura me faz questionar se ele se desenvolve aquém de seu potencial. E se isso ocorre por algum erro meu.
Desde que o pediatra falou em introduzir alimentos, tenho recapitulado esses meses. Será que devia tê-lo acordado mais vezes? Será que deveria ter prolongado mais cada mamada? Será que deveria ter oferecido ambas as mamas a cada mamada? Será que os intervalos entre as mamadas deveriam ter sido mais curtos?
Ao mesmo tempo, fiquei com uma sensação de estar no começo do fim dessa fase. Já?
Perguntando aqui e ali, descobri que a introdução de alimentos no 4º, 5º ou 6º mês é mais regra do que exceção e os bebês continuaram com o aleitamento materno por mais tempo.
Na 1ª tentativa, frustrada, de alimentá-lo com meia banana, parecia que ele não estava preparado para aprender a comer. A banana estava escurecendo no prato, caindo na roupa e nada dele engolir... e as caretas? Foi a descoberta de vários músculos faciais!
Na 2ª tentativa, já fiquei mais animada com o progresso – comeu o equivalente a 1 rodela - e me preparei para ir dia a dia, de rodela em rodela. Porém, na 3ª tentativa, ele comeu tudo! Daí me perguntei: será que ele tem passado fome? Será que vai querer mamar mais tarde?
Mamou. Depois, ri de mim mesma. Adoro banana! Por que ele não haveria de gostar? Já tem dentes, e ele tem passado por tantas mudanças, então por que não enriquecer sua alimentação? Passei a ver com bons olhos e indicação de iniciar a alimentação, mais aliviada em constatar que não interferiu (ainda) na amamentação. E lembrei-me do quanto é importante seguir o rumo das mudanças, sem apego a esse ou àquele momento ou fase (mas espero que ele continue mamando bem até os 6 meses, pelo menos). Afinal, ele aprendeu rapidamente a comer e é bom poder acompanhá-lo de perto nessa transição ainda antes de eu voltar ao trabalho.
Helene

2 comentários:

  1. Le, vc está certa ao encarar com bons olhos esta nova fase de desenvolvimento dele e não é uma questão de ver quando e o que saiu "errado". É uma nova fase, como vc diz, já tem dentes! Tb não fique mto apegada em curvas, o Fer é lindo, esperto, feliz e saudável, e tem pais tão dedicados e bem informados que não há hipótese alguma de negligência. Desencane e curta o crescimento do Fer. Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tô com a Keilla! Até hoje nunca sei direito quanto o Murilo pesa muito menos quanto tem de altura. A curva é apenas uma referência, afinal, as pessoas são diferentes entre si! Tem sempre aquele que é mais magro, aquele que é mais gordo, o baixinho, o compridão... o importante é estar se desenvolvendo. E olha só, alimentação não desmama ninguém! O Fer vai continuar mamando, sim, basta que ele tenha o mamá sempre à disposição. Murilo batia um pratão de sopa e depois mamava meia hora! E assim foi até os dois anos. Qto a suas inúmeras dúvidas, olha, vc vai ter a chance de fazer tudo diferente (ou tudo igual!) nos próximos filhos heheheh... Ah, e tire fotos das caretas ao provar novos alimentos, vc vai ver como isso é divertido!!

    ResponderExcluir