sexta-feira, 13 de maio de 2011

Feliz dia das mães

Neste ano, foi no dia 8. O dia estava lindo, ensolarado, céu limpo.
De fato, ter um dia para celebrar ser mãe é bem especial. Não sei se isso se perde com o tempo, reduzindo-se a esperar por um presente, espero que não...
            Sempre digo que o que se aprende com irmão, não se aprende em nenhum outro tipo de relação. Pensando bem, cada tipo de relacionamento tem suas lições “exclusivas”: com meu pai, minha mãe, minha irmã, cada um dos meus irmãos, sobrinh@s, amig@s, namorados. Agora, tenho aprendido as lições com nosso filho.
Com o Zé aprendi a curtir mais a vida e viver um dia de cada vez foi conseqüência natural. Vivencio o que havia estabelecido como teoria: o fator limitante dos relacionamentos é a compatibilidade dos defeitos. É no convívio do dia-a-dia que se descobre que não se pode mudar o outro. Como ninguém é perfeito, os defeitos têm que ser compatíveis. Afinal, virtude sempre é bom – ter e admirar no outro. É muito fácil ser legal quando está tudo bem; o crítico é ser supportive em circunstâncias que parecem insuportáveis. Ter um companheiro como o Zé definitivamente foi pré-requisito para pensar em ter filho.
Com o Fernando, tenho aprendido a apreciar cada instante, a prestar mais atenção em tudo, de forma contemplativa, identificando seus hábitos, interpretando seus sinais e percebendo suas mudanças. Ser mãe me faz rever prioridades e tentar fazer tudo com mais eficiência, me faz buscar disposição mesmo quando estou bem cansada e/ou com sono. Nessa fase, em que ele é totalmente dependente de nós, exercito dedicação, almejando que ele faça jus ao seu nome: siga com coragem e tenha discernimento.
Estou curtindo muito ser mãe, apesar das dúvidas que surgem a todo momento. Afinal, a cada instante nosso filho nos surpreende com alguma novidade: no sábado, por exemplo, brincando com ele, testei deixá-lo sentado. E ele ficou! A verdade seja dita, somente por alguns segundos e logo tombou para frente, e depois para o lado, sem reclamar. No dia seguinte (dias das mães!), ele já ficou por mais tempo.

Pode soltar, mamãe!
Viu? Já consigo sentar!











Neste dia das mães, fomos à casa de meus pais, onde encontramos o tio Tuti, a tia Simone e a priminha Bia. À noite, estava me preparando para amamentar, quando o Fernando chega, nos braços do Papai, beliscando um embrulho: toy story 3, encerrando meu dia feliz.

Que mamãe feliz!


Helene

Um comentário: