quinta-feira, 4 de agosto de 2011

8º mês

E o Fernando continua descobrindo o mundo, desenvolvendo habilidades e inventando brincadeiras. Agora ele está com 7 dentes: 4 superiores e 3 inferiores, com os quais aprendeu a cortar os alimentos fazendo “crunch” ao morder a maçã! A vovó ensinou a chupar laranja – hmmm, delícia...
Novidades no cardápio: maçã, uva, abacaxi, morango, damasco seco, chá de maçã, chuchu, suco de laranja pêra – no copo normal.
As mamadas não duram mais que 10 minutos: ao acordar, no meio da tarde e... até o começo do mês, era por volta da meia-noite. Ultimamente, é impossível saber! Às vezes ele mama no começo da noite e dorme até a manhã seguinte. Outras vezes, ele mama no começo da noite e de madrugada. Ontem, por exemplo, dormiu após o jantar e só mamou na manhã seguinte, dispensando a mamada da noite.
As sonecas durante o dia também variam: é comum dormir por 2 horas, no final da manhã e acordar para almoçar; à tarde, às vezes, fica acordado direto ou dorme por não mais que 1h. Mas quando percebemos que está cansado, pega no sono rapidamente. Se ele dorme bem à tarde, significa que ficará acordado até umas 9 da noite e se o colocamos para dormir antes, ele começa resmungando, depois chora e finalmente abre um berreiro escandaloso!...
Ao acordar, ele sempre nos surpreende: um dia, estava por cima do mosquiteiro; o corpo pode estar em qualquer posição – barriga para cima ou para baixo, cabeça para lá ou para cá. Quando ele alcançou os aviões do móbile, baixei o berço. Em boa hora, pois tem se tornado freqüente entrarmos no quarto e encontrarmos o Fernando sentado no berço. Hoje mesmo ele nos saudou de pé, debruçado sobre a grade!
No chiqueirinho, ele senta, rola, levanta, agacha, fica em posição de engatinhar, mas ainda escorrega. No tatami, ele ainda não engatinha, mas rasteja, normalmente para trás; em pé, ensaia os primeiros passos. No carrinho, ele vai sempre debruçado sobre o protetor, sem apoiar as costas; agora ele alcança o suporte para os pés e quando está animado, fica saltitando! Durante os passeios, observa as pessoas, sorri para os cães, estende a mão para tocar nas cercas vivas.
Com tanta disposição, ficar deitado virou uma tortura e, conseqüentemente, trocar a fralda virou uma batalha! No trocador, ele rola e vai se rastejando destemidamente até ficar pendurado...e quando a gente o vira de barriga para cima, ele se senta. Ao insistirmos em deixá-lo deitado, ele grita, chuta, bate os pés e mãos, ergue o quadril, rola, levanta...
No banho, ele fica sentado ou em pé; mas curte ficar boiando para aquecer o corpo todo.
Os sons são mais diversificados: dadada, gugu, rrrrrr, fffff, aaaaahhh (bem agudo), além de gargalhadas gostosas, assopros, e estalos com a língua. E quando resolve gritar... que fôlego! Ele presta muita atenção quando falamos com ele – parece sempre querer imitar e estende a mão em direção à nossa boca.
Toda noite ele cumprimenta quem estiver no tatami, interage com todos e passa de colo em colo.
No fim de julho, o papai ficou doente (isso renderá outro post) e ele passou a ficar com a vovó – nos primeiros dias aqui em casa; depois, na casa da vovó. Foi um ensaio para o meu retorno ao trabalho. Sofri naqueles dias, mas quando fui trabalhar nesta semana, estava bem mais tranqüila, certa de que ele ficaria bem – e, de fato, ficou.

Helene


veja meus dentões
já acordei!

Mamãe, quero sair
Hei, tem alguém aí?


Vamos brincar?
Brincando com a vovó

diversão no tatami
treino para engatinhar

vamos ver o mundo?
agora alcanço os pés!

A foto do 8º mesversário!

Um comentário:

  1. Bom ver a família reunida de novo!!! O Fer tá mto lindo!! Como sorri!!! Bjos, amo vcs!

    ResponderExcluir