sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Que saudade, Dona Conceição!


Ainda não dá para acreditar que a senhora não está conosco há um ano! Na verdade, eu gosto de pensar que está, sim, mas sem as dores que já abalavam seu ânimo e humor. Como uma expectadora de nossas vidas, que nos acompanha, zela por nós, sem o peso de qualquer responsabilidade, e confiante de que tudo vai ficar bem. Pode ser egoísmo meu, mas gosto de imaginar que sua paz a tenha desligado dos problemas, mas não de nós.
Assim, diariamente, escuto sua voz comentando a previsão do tempo, o resultado do futebol, o escândalo político, as tragédias na cidade, no país e no mundo, as celebridades que se foram...várias vezes me peguei pensando: que bom que a senhora não está aqui para ver/ouvir isso , incluindo a internação do Zé por causa da meningite.
Escuto sua risada feliz diante de cada novidade do Fernando, o clique de sua máquina fotográfica tentando registrar esses momentos deliciosos de nossas vidas. E depois, recontando para o Bira e para a Bianca, ao telefone.
Escuto suas histórias nos encontros de família na casa dos meus pais, ou à mesa na casa da Cema.
Me peguei pensando que este seria o 1º natal sem sua companhia... puxa, já e o 2º... dizem que o luto dura 1 ano, para que se vivencie o aniversário, dia disso, dia daquilo sem o ente querido. Pode ser, mas procuramos celebrar a vida e, em cada comemoração, me envolvo com essa saudade, que é para toda a vida. Não é uma saudade triste nem dolorosa.
É só saudade mesmo. 

Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário