domingo, 13 de janeiro de 2013

2 anos e 1 mês



Este foi o mês do “tonão”. Tem até um post it na tampa do vaso! Ao lado, um “painel” – um papel e uma caneta onde faço desenhos cada vez que ele pede para ir ao banheiro. Fora isso, só nos resta limpar a sujeira... ele ainda usa fralda. Tem dias que ele está mais disposto a colaborar, tem dia que prefere usar fralda, tem dia que se recusa a usar fralda. Bom, teve dia que quis ficar “peladinho” (como ele diz); aí o pai dá umas sardinhas no bumbum e ele pede para se vestir...
Não é simples e não dá muito para saber se estamos forçando a barra. O painel, na verdade, serve também para anotar o horário em que ele usou o banheiro, para o outro saber quando levamos ele novamente. Parece que esse dia não ia chegar nunca, mas acabando a agenda 2012, parei de anotar atividades e horários de tudo!
Comer sozinho também tem sido cada vez mais frequente – e sentado à mesa, que nem a Bia! Às vezes ele fica no degrau do banquinho e usa o assento como mesa. E esse banquinho ou qualquer outro que encontrar pela casa, ele carrega para alcançar o que quer – inclusive comida...
Também tem curtido programar o micro-ondas – com a “supavisão do adulto”, bater coisas no liquidificador, colocar o pão no torrador, programar a máquina de lavar roupa...e quando quer muito pegar alguma coisa, os dedinhos se abrem e fecham como pinças de caranguejo, mexendo sem parar. Ou ele sapateia, com as mãos fechadas, braços encolhidos.
A vigilância tem que ser constante. Hoje mesmo ele chegou até mim pedindo socorro. Estava vermelho, os olhos arregalados, lacrimejantes. Vi que estava engasgado. Puxei uma massa de ameixas secas! Acho que ele colocou umas dez na boca!
Pula, corre, planta bananeira – ele encosta na parede, apoia as mãos no chão e escala a parede com os pés; e vira cambalhota, e tromba com o Erik, e gira, gira, gira até cair – e diz “tá tudo rodando”...
A boa nova é que conseguimos tirar a chupeta! Voltando de Campinas, após o Natal, ele pediu e eu disse que não sabia onde estava; só achei o copo onde a guardávamos, mas estava vazio. Ele pegou o copo e dormiu abraçado com o copo. Outro dia, até ofereci numa quase soneca da tarde, mas ele preferiu ficar sem a chupeta e permanecer acordado. Enfim, foi bem menos traumático do que eu esperava! Porém, virou rotina dar uma volta de carro após o almoço para fazê-lo dormir... ainda assim, a soneca da tarde encurtou (1 hora de sono, ao invés das costumeiras 2h de antes). Mas à noite, está mais fácil coloca-lo para dormir 21h. No final de 2012 (antes das festas), ele estava deslocando o horário para 21:30, não raras vezes, 22h.
Mas o leite na mamadeira...dei minha caneca usp-recicla para ele, canudo, copo com bico... não tem jeito. Ele às vezes pede no copo ou caneca, mas se ele pede na mamadeira, tem que ser nela. E tudo bem... o ritual do pão, bater coisas no liquidificador tem a ver com a tentativa de fazê-lo largar a mamadeira, mas não está funcionando. Então, estamos respeitando.
As festas todas deixaram um clima de muita animação e os brinquedos – de aniversário e Natal – ainda rendem muita brincadeira.
O filme da vez é Vida de Inseto, embora ainda goste bastante da Galinha, Toy Story, Cocoricó etc. Gravamos o Urso Bernard e Pocoyo também – boas histórias, com lições para o dia-a-dia!


último registro da minha chupeta...

Comer com o garfo é só espetar; com a colher é mais difícil...

A mamãe me embrulhou.

Erik, fica quieto para eu pentear você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário