quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Feliz Aniversário



Impossível descrever como meu coração transborda de amor e felicidade ao ver o Fernando feliz.
Neste ano eu sonhei com uma festa cheia de crianças, um pula-pula e piscina de bolinhas no quintal, depois de ver o Fernando se acabando em festinhas assim. Mas esse sonho não se realizou... Nem por isso o Fernando deixou de curtir o aniversário.
Ele entende que ganhar presentes é legal há algum tempo. Está entendendo aos poucos que existem ocasiões específicas para ganhar presentes. De um modo geral, associa ganhar presentes a ser um bom menino. Na dúvida, sempre justifica: eu sou comportado e obediente. Dependendo do grau de ansiedade, ele justificativa quase impaciente ou chorando... ou rosnando (seguida de uma correção na atitude após identificar um olhar de censura), estendendo os braços e batendo os pés: me dá meu presente!
Mas o melhor dessa idade é que ele ainda fica radiante com qualquer presente e não pede para comprar isso ou aquilo. É bem verdade que ele é pouco exposto a propagandas e lojas de brinquedos – e acho que isso faz toda a diferença.
As celebrações começaram na semana passada, com a chegada do Tio Pipo, Tia Kathrin e o primo Liam. Preparamos bem a casa e o Fernando para que ele cedesse seu quarto para as visitas (em outro post falarei sobre as visitas), que chegaram na noite de 4ª (26/11) e o surpreenderam na manhã de 5a. No sábado, tentamos reunir toda a família para dar as boas vindas ao meu irmão, cunhada e sobrinho; ao mesmo tempo, planejávamos comemorar o aniversário do Fernando. Aconteceu que minha irmã não veio, nem meu outro irmão & família, nem a tia Cema; meus pais e o tio Fuji passaram rapidamente por aqui. Não deu pra passar aquele dia gostoso de muita curtição, mas o Fernando curtiu o ‘parabéns a você’ e se impressionou com a vela que acendia novamente.
No domingo, foi um chororô só com a partida das visitas. Explicamos que eles iriam para a casa da vovó, mas ainda nos encontraríamos. Para distraí-lo, montamos a árvore de Natal – funcionou super bem!
Na 2ª começamos a abrir as janelas do calendário das guloseimas que o tio Pipo e tia Kathrin trouxeram. Cada janela esconde um chocolate e com isso, está entendendo melhor o calendário. Bem, mais ou menos... ele disse:
- Dia 4 vai ser meu aniversário?
- Sim, dia 4 de dezembro é seu aniversário. Quantos anos você vai fazer?
- 4.
- Hoje (ontem) é dia 3. Vou fazer 3 anos. Amanhã é dia 4. Vou fazer 4 anos. Depois vem o dia 5. Vou fazer 5 anos!
- Não filho, aniversário é sempre no mesmo dia e mês; a cada ano você completa mais um ano de vida... (me dando conta de que é difícil mesmo explicar).

Ontem ele não foi à escola porque o Zé passou o dia fora e levou o carro. A mamãe fez a escola em casa: fizemos pintura com tinta e brincamos de lousa. Depois, fomos ao cabeleireiro – ele adorou e pediu: quero um cabelo arrepiado!

Hoje pela manhã: Mãe, bom dia. Hoje é dia 4? É meu aniversário?
Depois de muitos beijos e abraços, tomamos café da manhã e ele foi para a escola.
Quando fui busca-lo, encontrei a coordenadora pedagógica e ela me disse que ele ficou todo feliz: todos cantaram parabéns para ele.
Depois do almoço ele abriu a janela do dia 4, lambuzou os dedos comendo o chocolate do dia. Em seguida, cantamos parabéns. Desta vez, ele quis 4 velas e cortou o bolo! Comemos e demos nosso presente para ele.
Ainda teve natação!
Dia de chuva, dia feliz. Antes das 20h ele estava dormindo como um anjo.
Neste sábado cortaremos outro bolo, na festa de confraternização do dojo. Por hora, só estamos avisando que será dia de visita.
Ainda não está pronto, mas o Zé fez um tanque de areia no quintal!

O aniversário do filho é um presente para os pais. E para alegrar ainda mais o dia, hoje o Alexandre deu suas primeiras gargalhadas, agitando braços e pernas, espremendo os olhos com o riso banguela.
Filho, parabéns por mais um ano de vida com saúde, repleto de descobertas e surpresas. Que você cultive essa alegria de viver por toda a vida. Te amamos muitão.



Ensaio para o aniversário I: fazer bolo! (2/nov)


Ensaio para o aniversário II: provar a massa!



Ensaio para o aniversário III: cantar parabéns e soprar as velas!



29/novembro - aniversário I



Escola em casa. Atividade: pintura.


No cabeleireiro - Para ficar beeem bonito no meu aniversário!


O que ela vai fazer?...

Apreensivo com a máquina... (adorei a escova da Lilian!)



Quero um cabelo arrepiado. Uhu!



Bom dia, Alê. Hoje é meu aniversário!


Bolo em família (4/dez)

Olha, eu consegui!



Aniversário de novo?! (Bonenkai Awase Dojo - 6/dez)

Êba, ganhei muitos presentes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário