terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Alê - 4 meses








Já havia registrado isso antes: eu não gosto da ideia de dar chupeta aos bebês, mas acabamos cedendo ao Fernando.
No mês passado o Alê tinha descoberto o polegar. No começo demorava um pouco para acertar a mão da boca (ia na testa, na bochecha, no queixo, no nariz...), depois rodava a mão até achar o polegar. Rapidamente ele tornou o movimento mais preciso e eficiente. Novamente a dúvida: dedão ou chupeta?
Desta vez estamos nos sentindo meio sem saída... ele não gostou de chupeta!
Ao longo deste mês, comecei a estruturar a rotina dele. Por causa dessa dúvida sobre a chupeta, resgatei o post do Fernando sobre essa fase e acabei me deparando com o relato de um livro que falava sobre o EASY: eating, activity, sleep, ‘you’. Foi ótimo porque não me lembrava bem disso, embora tivesse seguido e assimilado que estabelecer e preservar uma rotina é importante.
Como para o Fernando, se o Alexandre gostasse de chupeta, a condição é que fosse oferecida somente para dormir. Como o Alê não gostou, minha atenção se voltou para o momento da atividade. Assim, após mamar, ele fica acordado e procuro distrai-lo, conversar com ele, brincar, oferecer brinquedos, enfim, mantê-lo ocupado – nisso o Fernando me ajuda muito! Se deixa-lo sozinho, ele fica bem, mas logo começa a chupar o dedo. Se deixar um brinquedo, ele se entretém; já consegue segurar e tenta levar até a boca, mas logo deixa cair.
Ó dúvida: saber que ele fica quieto sozinho é ótimo, mas que essa paz se deve a chupar o dedo me incomodada um pouco... esse quieto-sozinho funciona melhor quando ele pode nos ver.
Observar os sinais de cansaço também tem sido importante: uma dobra na pálpebra, esfregar os olhos e orelha, uma agitação diferente. Quando acerto o timing, sei que posso deixa-lo no berço ainda acordado. Em pouco tempo ele adormece sem reclamar. Até chupa o dedo, mas logo que cai no sono, pára. Além disso, eu coloco um bichinho de cada lado, para dificultar o acesso ao dedão. Funcionou bem no começo – ele até choramingava. Agora já aprendeu a deixar os bichinhos de lado para chupar o polegar; se não consegue o esquerdo, tenta o direito; se a dificuldade persiste, ele resmunga.
Fora isso, ele está bem mais forte. Às vezes, na troca de fralda, eu o deito, mas ele não encosta a cabeça, tentando se levantar. Já agita as pernas com tanta força que seu corpo se desloca; e quando está em pé, fica bem firme. Logo ele deve rolar!
Durante o dia ele dá cochilos de 1-2 horas e passa acordado por umas 2 horas. À noite ele acorda somente 1 vez durante a madrugada e chega a fazer 7-8 horas de sono direto, embora o mais comum sejam 5-6 horas.
Nessa fase, passeávamos diariamente com o Fernando e sinto falta disso para o Alê. Acontece que aqui é topo de ladeira estreita, as calçadas são péssimas, as ruas próximas são trajeto de ônibus e não há roteiros para passeios mais agradáveis nem seguros.
Por outro lado, tenho usado muito mais o canguru. O Alê parece gostar e o peso dele ainda é bem suportável.
O Alê deu sua primeira gargalhada no aniversário do Fer. É uma delícia e o Alê se diverte bastante com o irmão. Também dá seus gritinhos e testa sons diversos.
O despertar ainda é variável: às vezes é com um chiado-choramingo; outras vezes é chupando o dedo; outras, ainda, é com risadas e um ótimo humor!
A fralda já é M e, pelas roupas, vejo que ele segue crescendo e ganhando peso.
Mesmo com as visitas, passeios, Fernando em férias e viagem (aguardem os respectivos posts), procuramos manter a rotina do Alê e tudo tem dado certo. Porém, neste mês eu parei de nadar. A academia fechou hoje e reabre dia 5 de janeiro. Vamos ver se consigo – se não voltar para a piscina, pelo menos fazer outra atividade, já que não estou levando o Alê nem o Erik para passear...
Nesta semana, de presente de Natal e de 4 meses, o Alê repete aquele monte de vacina que tomou aos 2. (Aliás, o Fernando também aplica reforço da vacina contra Varicela).


Mãe, cadê meu dedão?




Adicionar legenda





Tão forte...
Qualquer hora eu vou rolar!


Agora o banho é aqui... mais espaçoso!

Meu brinquedo favorito

Dormir no carro é tão bom!

foto do mês: 21/12, na casa do Vovô e da Vovó
foto do mês: 21/12, em casa








Nenhum comentário:

Postar um comentário