Ele adora brincar
com as palavras, especialmente nas flexões de gênero, número e grau (e outras
derivações):
- mãe, mãea,
mãezinha, mãezada
- pai, paio,
paizinho, paizado
- Alê, Aleo,
Alezinho, Alezado
- um, dois, três,
quatro,..., dez, onze, doze,...dezenove, dez e dez! (na 1ª vez que tentamos ir
além do dez)
- mil, dois mils
Farinha é
diminutivo de fara.
Golfinho é um golfo
pequeno.
Escrivaninha é uma
escrivana pequena.
Circo; círculo;
semi-circo
Outro dia achei um CD com joguinhos de alfabetização - bem fracos perto dos aplicativos hoje disponíveis. Alguns exemplos que não funcionaram bem:
Letra I de... ISPANTALHO! |
H de MOÇO?! |
Agora ele
identifica bem as letras e números. Era engraçado quando ele dizia “M” para
todas as letras, mas indicando um termo que começasse com a letra
correspondente. “M”, mostrando “P”, de porco. Teve também a fase de dizer que
números eram letras e vice-versa. Atualmente, ele identifica os números, mas
diz: 1 mais 1 é onze; 1 mais 2 é doze. E está na fase de comer granola pela
manhã e acrescentar ‘uma meia dúzia’ de uvas passas: 1, 2, ..., 6! ‘Meia’ deve
ser mesmo bem abstrato. Eu conto com ele há muito tempo. Quando íamos para a
Natação no Campo Belo (1-2 anos), eu sempre contava os degraus com ele, mais
como forma de controlar o ritmo da subida. No ano passado, ele começou a
contar, mas contava melhor em japonês só de ouvir o pai contar até 31 do que de
1 a 10 em português – ele sempre pulava os números, tentando narrar a
sequência. Ao longo deste ano, passou da fase de narrar a sequência dos
números, independentemente dos objetos ou degraus, para a fase de contar
propriamente dita. Atualmente, embora não saiba ler as horas, combinamos que se
ele comer todo o almoço até o ponteiro grande chegar em tal número, ele ganha
uma guloseima no final da refeição.
Além disso, ele
aprendeu as formas geométricas básicas e várias palavras em inglês – animais,
cores, números. Muito engraçado ele cantando: one, two, three little ‘índios’.
Ou perguntar: como é dez em português?
Não quero um filho
prodígio. Quero um filho feliz. Mas fico feliz que ele seja curioso e
interessado, pelos menos por enquanto. Faço a maior festa para anunciar que é
dia de escola! Dias tão legais quanto os finais de semana, feriados e férias.
Está difícil
terminar este post porque cada dia surge uma nova. Hoje mesmo (2/dez):
- árvore da maçã =
maçaria
- árvore da manga =
mangaria
- e o côco vive no
coqueiro
A diferença é que
agora ele assimila rapidamente as correções. A única expressão que persiste é ‘falar
pedir’ – para nós ainda importa mais o uso correto do que a forma correta.
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