terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Vocabulário, associações, lógica. Lógico!



Ele adora brincar com as palavras, especialmente nas flexões de gênero, número e grau (e outras derivações):
- mãe, mãea, mãezinha, mãezada
- pai, paio, paizinho, paizado
- Alê, Aleo, Alezinho, Alezado

- um, dois, três, quatro,..., dez, onze, doze,...dezenove, dez e dez! (na 1ª vez que tentamos ir além do dez)

- mil, dois mils

Farinha é diminutivo de fara.
Golfinho é um golfo pequeno.
Escrivaninha é uma escrivana pequena.

Circo; círculo; semi-circo

Outro dia achei um CD com joguinhos de alfabetização - bem fracos perto dos aplicativos hoje disponíveis. Alguns exemplos que não funcionaram bem:
 
O que é isso? É um CUBO!
Letra I de... ISPANTALHO!
H de MOÇO?!

 
Hei, ainda não sou alfabetizado!...







Agora ele identifica bem as letras e números. Era engraçado quando ele dizia “M” para todas as letras, mas indicando um termo que começasse com a letra correspondente. “M”, mostrando “P”, de porco. Teve também a fase de dizer que números eram letras e vice-versa. Atualmente, ele identifica os números, mas diz: 1 mais 1 é onze; 1 mais 2 é doze. E está na fase de comer granola pela manhã e acrescentar ‘uma meia dúzia’ de uvas passas: 1, 2, ..., 6! ‘Meia’ deve ser mesmo bem abstrato. Eu conto com ele há muito tempo. Quando íamos para a Natação no Campo Belo (1-2 anos), eu sempre contava os degraus com ele, mais como forma de controlar o ritmo da subida. No ano passado, ele começou a contar, mas contava melhor em japonês só de ouvir o pai contar até 31 do que de 1 a 10 em português – ele sempre pulava os números, tentando narrar a sequência. Ao longo deste ano, passou da fase de narrar a sequência dos números, independentemente dos objetos ou degraus, para a fase de contar propriamente dita. Atualmente, embora não saiba ler as horas, combinamos que se ele comer todo o almoço até o ponteiro grande chegar em tal número, ele ganha uma guloseima no final da refeição.
Além disso, ele aprendeu as formas geométricas básicas e várias palavras em inglês – animais, cores, números. Muito engraçado ele cantando: one, two, three little ‘índios’. Ou perguntar: como é dez em português?
Não quero um filho prodígio. Quero um filho feliz. Mas fico feliz que ele seja curioso e interessado, pelos menos por enquanto. Faço a maior festa para anunciar que é dia de escola! Dias tão legais quanto os finais de semana, feriados e férias.

Está difícil terminar este post porque cada dia surge uma nova. Hoje mesmo (2/dez):
- árvore da maçã = maçaria
- árvore da manga = mangaria
- e o côco vive no coqueiro

A diferença é que agora ele assimila rapidamente as correções. A única expressão que persiste é ‘falar pedir’ – para nós ainda importa mais o uso correto do que a forma correta.

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