domingo, 2 de agosto de 2015

Alê – 10º mês

O melhor do mês foi que ele passou a dormir a noite toda! O Fernando vai para a cama 19:30. Até 20h contamos história, falamos com Papai do Céu, recapitulamos o dia, planejamos o dia seguinte. Tem sido cada vez mais raro, mas às vezes ele aceita o ‘combinado de silêncio’ antes das 20h e adormece nesse horário. Quando a contação de história acalma, é hora do Alê ir para o berço. É só dar um beijo de boa noite, acender o abajur e fechar a porta...zzz
Durante o dia, é comum ele dormir das 10-12 ou 13h. Uma soneca e tanto! Mas depois, fica acordado à tarde toda. No fim da tarde, dá para perceber que ele fica bem cansado. Vale a pena respeitar os sinais dele: se está com sono, colocamos para dormir, mas não deixamos passar das 18h. E se ele dá esse cochilo, é acordar e brincar bastante no espaço kids para ir para o berço antes das 21h.
As refeições são sempre um momento de alegria. Ele adora o barulho do micro-ondas, se agita todo feliz diante de uma colher, uma banana ou um ‘saquinho’ – ele adora biscoito de polvilho e biscoito integral.
A cada colherada, ele tira uma pequena amostra da boca para avaliar a cor, textura e consistência do alimento. Daí, uma parte volta para a boca e outra parte fica entre os dedos e/ou amassada na palma da mão. Em seguida, ele triunfa, aplaude, segura os pés, bate as mãos dos joelhos e nos cabelos. Ou seja, ao final da refeição, ele tem amostras de alimento em toda a roupa, corpo, cadeira e arredores. Obviamente, o Erik fica por perto e aproveita tudo o que puder, além de fazer aquela limpeza nas bochechas, pés e mãos do Alê...
O apetite ainda nos parece insaciável. A alegria dele diante de uma colher cheia, fruta ou biscoito é impressionante. Mas é bem verdade, o gasto energético também é grande.
Ele bate palmas e fica todo feliz ao colocar um cubo sobre o outro.
Dá um passo e se senta. De mãos dadas, ele já atravessa o corredor entre nosso quarto e o escritório.
Emite mais sons, esboça um mamã (ou mamá?), estende os braços para pedir colo. E choooora para chamar a atenção. Parece tão sentido, mas ao conseguir um colo do papai ou da mamãe, já se agita todo e ri, mostrando os dentes que ainda parecem desproporcionalmente grandes na boca.
O banho já é na banheira, no chão do box. Não dava mais para gerenciar a bagunça que ele fazia na bacia sobre a pia.
Ele curtiu bem os passeios das ‘férias’, parece gostar de ver outras crianças e tolerou bem as bagunças que fizemos nos horários dele nesses dias de ‘balada’. No fim, hoje vejo que o rigor nos horários de um bebê é, em grande parte, importante para que os pais se organizem. Ainda acredito na importância de se estabelecer e respeitar uma rotina para as crianças, mas eles também se divertem nas baladas e retornam à rotina com facilidade.
Na consulta de 3 de julho (10 meses e 12 dias):
peso = 8150 g

altura = 73 cm



21/6: feliz mesversário! 10 meses

26/6: escalando almofadas

11/julho: tudo na casa da vovó e do vovô é legal!

subir escadas...

treinar uns passos com a ajuda da mamãe

21/7: o mês passou rápido, não?

21/7: quase dormindo
(aproveitando o sossego que o Fernando dá enquanto está na piscina)

tchau!

PS: há mais fotos, mas vou deixar no post dos passeios das férias

Nenhum comentário:

Postar um comentário