quarta-feira, 1 de junho de 2011

6ª-feira 13

Foi a primeira 6ª-feira 13 do Fernando. Dia de consulta no HU, ou melhor, retorno para reavaliar o peso e avaliar a introdução dos alimentos. O pediatra que nos atendeu nas duas últimas consultas não pôde nos atender. Após mais de uma hora de atraso, fomos atendidos por outra pediatra.
Valeu esperar: ele ganhou 300g em duas semanas. Ainda não chegou aos 6kg, mas está quase lá (5800g) e cresceu mais 0,5cm. A médica achou que ele está super bem e conversamos sobre todas as nossas dúvidas quanto à alimentação. Desta vez, ela disse que a próxima consulta poderia ficar para o mês seguinte!
Comentamos sobre as cólicas e ela nos orientou a conversar com ele, procurando acalmá-lo e explicar sobre as mudanças na rotina, antes de dar remédio. Também nos orientou a testar horários: adiantar ou atrasar o almoço em relação ao sono e amamentação.
Demorei um pouco para fazer esse relato e agora tudo parece muito mais tranqüilo: conseguimos ajustar os horários da manhã, de forma que ele coma fruta entre duas mamadas e depois durma um pouco. Às vezes ele dorme após comer a fruta e mama depois da soneca da manhã. Depois, vem o almoço. Mais duas mamadas e pronto, lá se foi mais um dia!
Ainda não tivemos coragem de substituir a mamada do final da tarde pelo jantar; a médica disse que poderíamos postergar um pouco. Combinamos de iniciar quando ele fizer 6 meses. Assim, teremos o relato da introdução do jantar (e novas dúvidas) para a próxima consulta.

Tomo meu suco sozinho!

Só assim para parar de chorar...











Após essa consulta, passamos a oferecer suco de laranja lima e água. Ele adorou o suco, mas não quer saber de água (estamos insistindo)... Também testamos dar meu leite na mamadeira. Foi num dia de cólicas, em que tivemos que insistir muito para ele comer fruta, sem sucesso. Ele chorou, esperneou e só sossegou com a mamadeira (eu tinha acabado de tirar leite) – tomou tudo num gole só! E eu preocupada que ele recusasse meu leite na mamadeira...

Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário