domingo, 5 de junho de 2011

6º mês

Durante esse mês o Fernando se divertiu mais com seus brinquedos. Fica sentado, rodeado por eles e pega um, depois troca. Sentar ainda exige certa concentração, mas ele está bem mais firme. 
Fica tranquilo, Papai!
Hora de brincar!

Mas de repente, vira a cabeça para ver o Erik ou pegar outro brinquedo e... pumba! Normalmente fico atrás dele, só observando as brincadeiras e como ele reage quando tomba para o lado, para frente ou para trás. Às vezes ele só rola e permanece deitado; outras, ele fica nervoso, tentando se levantar. Nesta semana, começou a erguer a cabeça quando está deitado de barriga para cima, como quem vai se levantar (mas ainda não consegue). Quando tomba para frente, encolhe as pernas, como se fosse engatinhar, mas as mãos ainda querem se ocupar com algum brinquedo, então, falta apoio para os braços. De qualquer forma, a cabeça ainda é muito pesada e o sinal mais evidente de cansaço é quando ele não consegue se manter sentado ou no nosso colo sem apoio nas costas.
Quando brinca, ele grita e dá risadas, é bem gostoso de ver! Cada hora descobre um som diferente. Ele está “estudando” a diferença entre levar os brinquedos à boca e levar a boca aos brinquedos. De qualquer forma, agarra tudo o que estiver ao alcance, incluindo meus cabelos, a colher durante as refeições, a orelha do Erik, os próprios pés – e com uma força!
A boca ao brinquedo ou...
Assim pode, Papai?




Assim também é divertido!
Ooops, de novo...


Também tem curtido mais os passeios – ele se ergue no carrinho e fica bem sentado. Outro brinquedo que tem garantido boas risadas é o balanço – ele ergue o tronco e se balança sozinho!


Balança, balança!
Uhu!!!





Pra onde vamos hoje?
Ele já se acostumou às refeições – fruta pela manhã e almoço. Quando está de bom humor, abre a boca e pede mais. Porém, tem dia que é uma luta! Tudo tem a ver com acertarmos bem o horário – em que ele não esteja cansado nem com fome demais ou sem fome nenhuma (e se o intestino está funcionando bem).
Havíamos decidido que a partir de hoje daríamos jantar. Dito e feito. A noite pode ser longa, mas o jantar foi tranqüilo e ele dormiu sem reclamar. Foi bom ter aguardado ele se acostumar bem com a alimentação durante o dia antes de oferecermos o jantar.

Depois de tantas brincadeiras, comidinhas e passeios, o banho continua sendo hora de relaxar. Já é possível enxugá-lo e vestir o tronco com ele sentado (isso quando ele não insiste em ficar em pé). Na mamada pós-banho ele já caía no sono. Agora, essa mamada passa a ser o jantar e temos que dar um tempinho para a comida descer... E fim de dia! Dorme bem, geralmente entre 18:30 e 19h e acorda por volta das 6 da manhã, com direito a uma mamada por volta da meia-noite. Ainda faz uma boa soneca durante a manhã e outra no início da tarde, com duração variável (menos de 1 hora a 2 horas).
Já acabou?

Que delícia!











Como hoje é sábado, as vacinas ficarão para 2ª-feira. Na 6ª tem retorno no pediatra.
Ah, tem um par de incisivos superiores prontinhos para nascer – dá para ver a sombra deles, enormes, sob a gengiva.
E vejam como eu cresci!


Helene

Banho de sol no bebê conforto - dez/2010

Esperando para comer no bebê conforto - maio/2011


2 comentários:

  1. E cada vez mais lindo e feliz!! Parabéns à família! Adoro vcs!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Parabéns pelo filho de vocês!!! Ahhh Helene, não tinha como ser diferente, você sempre foi uma mulher exemplar em tudo, não tinha como ser diferente fazendo o papel de mãe!
    O Fernando foi abençoado por nascer em uma família como esta!

    ResponderExcluir