domingo, 5 de junho de 2011

Alimentação

Nosso filho conhecia apenas o leite materno, AD-Til (desde os 15 dias de vida) e tylenol (após as vacinas do 4º mês).
 Com 5 meses, sempre com ganho de peso abaixo do esperado, o pediatra recomendou introduzirmos alimentos, começando com meia fruta, entre a 1ª e a 2ª mamadas da manhã. Ele alertou: mamar e comer são processos diferentes e ele terá que aprender a comer e mastigar; pode ser difícil no começo. Quando acertássemos oferecer a fruta, poderíamos substituir a mamada do horário do almoço pela refeição propriamente dita e completa, seguindo o modelo da pirâmide alimentar. Acostumado ao almoço, poderíamos substituir outra mamada pelo jantar. Do modo como ele explicou, pareceu simples e fácil e a progressão seria rápida – uns 3 dias de fruta, almoço; uns 3 dias de almoço, jantar. A 1ª tentativa de comer fruta foi em 30/abril; o 1º almoço foi em 8/maio; o 1º gole d’água, 14/maio; de suco, 16/maio; o 1º jantar, 4/jun.
Bom, já contei que começamos com a banana e só no 3º dia ele conseguiu comer. Como o pediatra havia mencionado os 3 dias, os novos sabores foram testados um a um, após 3 dias bem sucedidos de alimentação.
Foi necessário cerca de 1 mês para estabelecermos um bom cardápio. Entre as frutas, a banana é a fruta de referência – sempre voltamos para a banana após testar nova fruta. Depois, demos papaia, ponkan, pêra (só 1 vez), manga, figo... começamos com meia fruta e ultimamente temos dado 1 banana e ¼ de papaia pela manhã. Temos dado fruta também como sobremesa do almoço e jantar.
Para o almoço, começamos com peixe, arroz integral, abóbora japonesa e escarola, tudo separado, pois eu queria que ele conhecesse os sabores e texturas de cada alimento. Ele degustou tudo, mas sobrava comida no prato. Logo vimos que com tudo misturado no prato, ele comia mais e melhor.  A quantidade foi aumentando, e o tempo para limpar o prato, reduzindo. Ele já provou arroz japonês, arroz integral com espinafre, carne moída (bovina e suína), frango, abobrinha, beterraba, grão de bico, escarola, couve manteiga, brócolis, espinafre, em várias combinações. O jantar segue o mesmo esquema. Fiquei cismada com a mandioquinha – nas 2 vezes que oferecemos ele teve cólicas e retiramos do cardápio.
Depois da consulta de 13/maio retiramos o peixe e a aveia, que estávamos dando com a banana, e introduzimos suco de laranja lima e água. Como ele não tem aceitado bem beber água, o suco virou laranjada, e ele adora!
As mamadas estão mais curtas, mas também ele parece mamar com mais força... o suco na mamadeira não atrapalhou a amamentação e o teste do meu leite na mamadeira foi bem sucedido. Desde que ele começou a almoçar, tenho tirado meu leite, para não ficar com dores e evitar que meu leite seque. Depois que peguei o jeito de como tirar, passei a armazenar o leite.

Helene

O que é isso?
Ai, não é a mamãe...

Urgh...

Mmm, mamão...

Como é que mastiga mesmo?
Ah, não posso mamar?...


Aaaaaaah!

Hmm, verdurinha!

Ui, que manga ácida!

Ah, estou satisfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário