quarta-feira, 1 de junho de 2011

Remédio bom tem gosto ruim?

Não necessariamente. Medicamento tem que combater a causa de algum mal-estar ou infecção, não importa o gosto ou a cor. Não entendo porque xarope tem que ser colorido e açucarado... daqui a pouco vão inventar xarope azul para meninos, e os cor-de-rosa serão exclusivos das meninas, com uma Barbie na embalagem!
Minha mãe amassava aspirina entre 2 colheres e colocava um pouco de açúcar para tomarmos. Pronto. Açúcar refinado é menos pior do que adoçante. Até entendo que um bebê não seja capaz de engolir uma cápsula – daí a forma de xarope; e se for amargo, ele não vai querer... mas precisa ser tão melecado? E colorido artificialmente? (para ficar num frasco opaco e ser gotejado diretamente na boca?!)
Experimento tudo o que o Fer precisa tomar. AD-til tem gosto de óleo. O suplemento de ferro tem mesmo gosto de ferro e cor de ferrugem, mas o “disfarce” é terrível – adoçante puro! Na embalagem do paracetamol consta: suave sabor de caramelo. Gente, o cheiro é marcante e a gota é até espessa, de tão adoçada...
As dosagens que ele toma correspondem a 2 a 5 gotas! Então, precisa mesmo ser doce? Colorido?!
Quando introduzimos os alimentos, o Fernando sofreu com cólicas. Num dia de crise forte, demos a tal funchicórea. Eu tinha 2 frascos aqui em casa, que ganhei, mas desisti de usar quando experimentei: gosto de adoçante – sacarina pura... preciso registrar: parece ter funcionado, mas preferi consultar a bula do luftal: blá-blá-blá, sacarina, ciclamato, corante X, Y. Voltei a fazer massagens, bolsa quente e acalmar o pequeno na conversa. Enquanto isso, o Zé pesquisou outras apresentações com o mesmo princípio ativo e encontrou uma, sem corantes nem adoçantes. É essa que demos e funcionou muito bem! (mas a orientação da pediatra - de conversar para acalmá-lo - também funcionou!)
Lembro-me de um xarope sabor banana que tomava quando era criança. Adoro banana, mas detesto qualquer doce ou bebida sabor banana, isto é, com aroma artificial de banana, porque me faz lembrar desse xarope.
Ficar doente é ruim. O remedinho doce é para gostar de ficar doente?...

Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário