sábado, 17 de janeiro de 2015

As visitas



Demorei a escrever este post, mas foi um dos grandes eventos do ano!
O Fernando adora fazer e receber visitas. Isso se fortaleceu muito com o nascimento do Alê. Era comum ele perguntar: mãe, hoje tem visita?
Quando tinha, explicávamos quem viria e se tivesse criança, pedíamos que ele fosse generoso e dividisse os brinquedos. Ele não se importa que as visitas brinquem com os brinquedos dele. Porém, em território neutro ou alheio ele quer se apossar de tudo e dividir nada! Assim, ao visitar alguém ou algum lugar, explicamos o que faremos, como ele deve se comportar e quando vamos embora. Mas se ele se comportar mal, fim de passeio ou visita e antecipamos a volta. Tem funcionado bem para evitar brigas e esse comportamento egoísta.

Mas receber visitas para dormir em casa foi tão marcante quanto dormir fora de casa!
Desde que montamos o quarto dele, explicamos que a bicama é para alguma visita dormir. Anotamos no calendário o dia em que tio Pipo, tia Kathrin e Liam viriam nos visitar e passariam uns dias conosco.
Eles chegaram na noite do dia 26 de novembro, uma 4ª-feira, quando o Fernando já tinha dormido. Na manhã seguinte, o Fernando levantou cedo e logo descobriu que eles haviam chegado. Felizmente, não tivemos problemas em leva-lo para a escola nem para a natação. O restante do dia foi de muita farra!
Ele não se lembrava da última visita deles ao Brasil, nem se interessava pelas conversas via Skype, mas sempre curtiu muito as fotos do Liam.
No sábado, foi a reunião de família/festa de aniversário do Fer. Como registrei, meus pais e o tio Fuji passaram por aqui rapidamente e foram embora todos juntos. Na despedida, a preocupação do Fernando: mas eu não quero que as visitas iam embora. Ali pude ver que o dia seguinte seria difícil e começamos a prepara-lo para a despedida provisória para que eles passassem uns dias na casa dos meus pais. Mas no sábado seguinte, eles voltaram para o Bonenkai do Dojo e novamente passaram a noite aqui. E novamente teve chororô na hora deles irem embora... mas o melhor estava por vir: iríamos juntos para ‘o hotel’ (outro post).
Curtimos muito a estada deles aqui - as crianças e os adultos, como diz o Fer. O Liam estava com 10 meses, interagia bem, já brincava sozinho no chão, comia algumas coisas. Então, para o Fernando, foi uma amostra do que o Alê fará em breve. Mas a noção de tempo para as crianças é muito abstrata. Nos dias seguintes, lá estava o Fer puxando o Alê pela cabeça: mãe, mas ele não fica sentado! Alê-ê, diga dedé. Segura. Brinca. Ah, mãe, ele não consegue...
O Liam se agitava todo cada vez que via o Fernando.
O Fernando aprendeu com o tio como tirar fotos na máquina dele. Depois disso, deduziu como funcionava a nossa e tomou gosto pelo hobby.
O Alê ficou bem com os tios, o Liam também logo se acostumou conosco e com a casa - e parece ter adorado o espaço kids. O Fernando gostou da família toda dormindo no nosso quarto (o Alê, no carrinho).
Eu me emocionei ao pegar o Liam nos braços, conheci melhor a Kathrin, curti muito os papos ao vivo com o Pipo (e me dei conta do tamanho da saudade – que só aliviou com a visita). Adorei ver meu irmão(zinho) como pai. Adorei ver o Fernando se divertindo tanto. 
Visitas, voltem sempre!

[fotos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário