quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os primeiros dias com o Fernando (no HU)

Pensei em chamar esse post de “primeiros dias como mamãe”, mas não seria verdadeiro, pois me sinto mãe desde que descobri que estava grávida.
Eu poderia dizer Fer-nanando para definir o 1º dia...
Recapitulando, no 1º dia de vida, ele basicamente dormiu. Logo que nasceu, o médico o colocou em meu colo. Ele estava bem quente e parecia estar dormindo. Sentia ele se mexendo, mas fiquei assustada com a cor: cinza, como um hipopótamo!...à medida que as enfermeiras o limpavam, ele começou a resmungar e depois chorar, mas um chorinho.
Ainda na 1ª hora de vida, após o banho e primeiros exames, pude amamentá-lo. Percebi que nascer devia ser muito cansativo. Ele pareceu nascer sabendo sugar (literalmente), mas após alguns minutos, adormeceu. Não sei se tem relação, mas durante a gravidez, ele era mais ativo no fim do dia e à noite.
Eu também estava cansada – e faminta! Minhas pernas também dormiam – ficaram assim até o final da tarde! Lembro das enfermeiras discutindo se eu poderia “subir” da sala pós-parto até a enfermaria, no 5º andar. Pensei “não, não consigo caminhar!” ao escutar elas decidirem que eu podia subir. Era de elevador, ufa! Devia estar muito calor, mas eu estava com um cobertor sobre as pernas, frias.
Vigiando o Fernando e tentando descobrir a cor e forma dos olhos, eles se resumiam a:
- - (fechados) ou - - (espremidos) ou = = (esforçando-se, em vão, para abri-los)
Na madrugada de sábado para domingo, ele mostrou que sabe chorar – não sei se por causa da fralda suja ou de fome. Durante o dia, bocejou, chupou o dedo, abriu os olhos, suspirou... depois soluçou, espirrou. Mas basicamente dormiu – até sonhar... e sorrir!
Ficamos no HU até 4ª-feira, dia 7. Nesses dias, recebemos assistência constante: diariamente vinha alguém verificar minha pressão, temperatura, os pontos, mamas e palpar minha barriga; uma pediatra examinava o Fernando e ele era pesado duas vezes por dia. Também tivemos aula sobre banho, troca de fraldas, alimentação, amamentação e outros cuidados.
Os cuidados e orientações me ajudaram muito, pois a todo instante eu tinha dúvidas e pude saná-las antes de voltar para casa. As dúvidas continuam surgindo, mas estaria muito mais perdida se tivesse voltado em menos tempo para casa. Quero registrar meu agradecimento a toda a equipe de médicos, enfermeiros e auxiliares durante nossa estada no HU.

Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário