domingo, 13 de março de 2011

Além das vacinas (3º mês)

Felizmente desta vez as vacinas não provocaram qualquer reação adversa ao nosso filho. Ele ainda não entendeu o que significa ir ao posto de saúde, e por hora, as injeções na coxa parecem doer mais em mim do que nele...

Em 17 de fevereiro, estivemos em consulta com um pediatra do convênio particular, pois saindo do HU no dia 19/jan, só conseguimos agendar consulta para 8/abril. Mesmo pelo convênio, alguns consultórios e clínicas só tinham agenda para abril ou maio! Mas acabamos conseguindo marcar a consulta de fevereiro e seguir a recomendação de consultas mensais no 1º ano de vida. Ele estava com 58cm e 4800g. Logo imaginei que no HU talvez levássemos uma advertência, mas esse médico não estimou o ganho diário de peso, nem consultou a curva de crescimento. Muito tranqüilo, disse: é esguio, melhor que ser obeso. A consulta foi bem rápida e ele endossou: nada substitui o leite materno. Para mim, ele continua cada vez maior e mais pesado!
Ele ainda fica bem deitado sobre minhas pernas, mas logo ele só conseguirá ficar sentado.
  

deitado nas minhas pernas 6/dez/2010

    
deitado nas minhas pernas-11/mar/2011
 
no meu colo - 08/dez/2010

no meu colo - 06/mar/2011

 Para mim, o mais importante durante o mês de fevereiro foi conseguirmos estabelecer uma rotina estruturada para nosso filho. No início do mês, a Patrícia, irmã do Zeca, gentilmente nos emprestou o livro “Os segredos de uma encantadora de bebês”, de Tracy Hogg. Nós conhecíamos o encantador de cães, Cesar Millan, cujo livro eu dei de presente para o Zé há um tempo, já fãs do autor por meio de seus programas na TV. Fiquei fã da encantadora de bebês também!
Devorei o livro e ainda dei uma 2ª passada para anotar algumas coisas. Acho que a lição mais importante foi a de estabelecer o que ela chama de rotina estruturada, resumida pelo anagrama EASY (eating, activity, sleep, you). Estruturada porque segue sempre essas etapas, mas os horários podem ser flexíveis.
Deixei o despertador de lado, embora ainda mantenha meu caderninho de anotações junto ao meu relógio. Passei a deixá-lo dormir mais durante a noite, sem receio, pois segundo a autora, bebês podem dormir 8 horas/noite a partir do 1º mês de vida!
As mamadas estão mais curtas (mas ainda tenho dores perturbadoras entre as mamadas) e procuramos respeitar o intervalo máximo de 3 horas entre as mamadas durante o dia. É comum termos que acordar o pequeno, que desperta assustado e começa a soluçar fazendo bico de choro. Sempre espero ele se situar, se acalmar e me identificar. Logo ele abre um sorriso, então, eu o pego no colo. Se ele foi acordado, ainda preciso vigiá-lo para ele não dormir enquanto mama. Quando ele acorda espontaneamente, nunca faz escândalo. Sabemos que ele acordou por causa do barulho dele chupando a mão ou, no máximo, ele fica inquieto e começa a soluçar ou choramingar. Só sei que é fome em função do horário, porque o choro nunca é de quem está faminto (ainda bem!).

Bom dia! (acordei) -19/fev


Onde estou? (fui acordado)-10/mar









O que na rotina estruturada se chama “atividade” corresponde ao tempo que ele fica acordado após mamar. Inclui troca de fralda, alguma brincadeira, mas nada muito radical. Eles se cansam apenas de observar o ambiente ou algum brinquedo simples. Por 15 a 30 minutos, ele fica bem em qualquer lugar, incluindo nosso colo, bem-humorado e sorridente. Depois, fica meio indiferente, menos interativo e às vezes reclama de ficar sozinho. Logo começa a bocejar e coçar os olhos e/ou a orelha; hora de ir para o berço. Ele choraminga, mas em minutos, dorme. Se chorar, vale a pena checar: geralmente é um arroto atrasado ou ele cobriu o rosto ou se colocou em posição desconfortável da qual não consegue sair. Se não é nada disso e ele ainda chora, nós o viramos de barriga para baixo e ele logo dorme.
Claro que até estruturar esse esquema, tentamos várias coisas, o que rendeu o post “NANA NENÊ!!!”.
Atualmente, no final da tarde, iniciamos o ritual: tomar banho, ir para o quarto, fechar a janela, mamar. Essa é a única mamada em que eu o deixo adormecer no peito. Quando isso não acontece, eu o faço arrotar e o coloco na rede para dormir. Ele às vezes reclama, mas em poucos minutos, dorme. E como dorme! Se deixar, dorme até meia-noite ou mais. Nossa dúvida ainda é essa: deixamos dormir ou o acordamos após 3 horas?
Seria perfeito se ele desse essa dormida prolongada da meia-noite às 6h, ao invés do início da noite até meia-noite. Isso me devolveria um sono com mais qualidade. Mas ok como está porque nesse período eu faço minhas coisas, mas após a meia-noite – acorde ou tenha sido acordado, ele geralmente acorda novamente por volta das 3 ou 4h, e depois, no início da manhã.
De qualquer forma, durante as sonecas do dia, já consigo ter mais tempo para mim, para nós, para a casa. É o que a autora inclui no “You”.

Outras novidades durante esse mês foram os passeios de carrinho – o que nos devolveu o hábito de caminhar (o Erik adorou), e meu retorno aos treinos. Semana que vem, retomo minhas aulas de francês, à noite, enquanto ele dorme.
Helene


Nenhum comentário:

Postar um comentário