segunda-feira, 20 de outubro de 2014

O 1º mês de vida do Alexandre – amamentação por livre demanda (ou seria melhor dizer livre oferta?)



Quantas mudanças!
Na 1ª semana de vida, o Alê ainda dormia muito! Por isso, eu controlava com o despertador os turnos de sono e horários para amamentar. Afinal, eu não queria repetir a curva de baixo ganho de peso que o Fernando teve.
O Alê também dormia muito, mal sabíamos a cor dos olhos. Ele ainda tinha o rosto inchado, especialmente os olhos e só apareciam 2 cílios em cada olho. A pele tinha um aspecto ressecado, parecia até que ia rachar em algumas dobras. Ele era bem calmo na hora do banho – chorava depois, de frio! (e a temperatura naqueles dias chegava aos 30°C)
Aproveitamos o inverno ameno para dar banho de sol, já que ele saiu levemente ictérico da maternidade (grau 8, de 12, mas sem necessidade de fazer fototerapia).
No 6º dia (27/8), fomos ao neonatologista avaliar o peso. Ele nasceu com 3185g e 48 cm, saiu da maternidade com 2900g e, na consulta, pesou 2980g e 49 cm. A médica achou que o ganho de peso era pequeno... estava dentro da margem, mas não dava para saber se era fase de adaptação ou se esse ganho estava mesmo baixo. Recomendação: consuma de azeite, castanha do Pará e abacate; e beba muita água. Meta: volte aqui em 1 semana, com esse menino pesando 3200g e uma cor melhor!
Saí de lá meio estressada. Só entre os trajetos casa-hospital, tempo de espera para ser atendido, as mamadas já ficaram meio atrapalhadas, bebi menos água... mas valeria qualquer esforço para evitar a prescrição de fórmula!
Ele dormia logo que começava a mamar e ganhar 25g/dia me parecia uma tarefa difícil. Durante o dia, se ele estava acordado meia hora após a mamada, eu oferecia o peito.
Quanto a mim, eu ainda estava bem barriguda e inchada. Eu me lembrava desse inchaço após o nascimento do Fernando, mas achei que fosse por causa da anestesia. Daí, li que esse inchaço tem a ver com o fluxo de sangue, aumentado, durante a gravidez; era normal e durava cerca de uma semana. Foi a conta certa para mim.
Na 2ª semana já percebi que o Alê é bem diferente do Fernando bebê. Segui programando o despertador, mas percebi que ele mesmo acordava – e de 2 em 2 horas! Mamava com força e muito rápido. Durante o dia, ficava mais tempo acordado entre as mamadas.
No 13º dia (3/set) foi o retorno para reavaliar o peso: 3240g! E 50 cm. Fiquei feliz e aliviada. Ainda estava um pouco ictérico e naquela semana estava frio e nublado. Liberados até que ele completasse 1 mês. Naquele dia, fizemos também o ‘teste da orelhinha’ – não me lembrava do Fernando ter feito esse exame...
Os olhos já ficavam bem abertos e os cílios apareceram, densos. O rosto desinchou, a pele ficou macia e, no 15º dia, o coto umbilical caiu (um trabalho a menos na troca de fraldas).
Minha barriga também diminuiu bem, meus pontos caíram e minha bexiga voltou a funcionar como antes...
A partir da 3ª semana eu larguei o despertador, já que o relógio biológico do Alexandre estava funcionando bem. Durante a noite, ele chegou a dormir por 3h.
Continuei amamentando segundo a ‘livre oferta’ durante o dia, e a ‘livre demanda’ durante a noite. E mais uma vez lamentei que as mamas não fiquem transparentes no momento da mamada. Daria para saber volume inicial, volume final, densidade do leite, leite anterior, leite posterior... daí para se ter um gráfico volume consumido e ganho de peso correspondente seria muito mais fácil!...
Ao final daquela semana, o pacote de fraldas RN tinha acabado e começamos a usar o tamanho XP. O caimento das roupas estava melhor, ele me parecia mais bochechudo e mais pesado. Mesmo assim, eu ficava procurando dobrinhas novas na pele, covinhas na base dos dedos e outros sinais de ganho de peso.
Na 4ª semana, o Ale ficava mais tempo de olhos abertos e mais atentos; mais tempo acordado. E mais chorão... as benditas cólicas pareciam ser dolorosas. Ele ficava vermelho, prendia a respiração; a testa franzia, os olhos ficavam caídos, com expressão de dor; fazia tanta força que parecia estar parindo! Lembrei-me da explicação do pediatra do HU: faz parte do desenvolvimento; o peristaltismo ainda não está bem coordenado e o intestino contrai aleatoriamente. Deve ser bem desconfortável...

Resultado final do 1º mês: dia 22/set fomos à pediatra (desta vez, do convênio). Peso: 4kg e 54 cm! Fiquei emocionada e saí de lá aliviada.
Ah, e com uma guia para fazer ultrassom do quadril.
Está sendo bem legal viver experiências novas e ver como meus filhos são diferentes, mas igualmente encantadores!


Pacotinho, dormindo...



Chorando de cólica...

Oi...

Início do 1o mês.
Final do 1o mês: não acha que dei uma encorpada?

zzzz

Esforço para abrir os olhos.

Banho relax

Como é que faço para abrir os olhos mesmo?

Ah, assim...

Embrulhado para presente!



banho de sol

Tentando acordar.

Uuuui, minha barriguinha...



Quase...


... e dorme...
Ei, onde estou mesmo?




ok, hora de acordar.

Mais uma soneca







e mais outra soneca depois de mamar...

minhas mãos ficam geladas como as da mamãe

zzzz

Pacotinho do papai

Preciso dormir mais um pouco!

e mais...

Agora você viu meus lindos olhos?



Um comentário:

  1. Ri com o comentário da curva, hahaha, mais fácil saber o que mamou e quanto mesmo!

    Muito legal essa diferença, é como "maternar" pela primeira vez, cada individuo é único e mágico. Vejo isso na barriga, imagino como vai ser depois do nascimento...

    O Ale deu uma boa encorpada no primeiro mês, isso é bem nítido, nasceu com um bom peso também, mas pequeninho e que delícia de dorminhoco, muito lindo tentando abrir os olhos!

    E o banho na banheirinha, o máximo! Do tamanho dele, logo não cabe mais!

    Quanto as cólicas, aqui ficar empacotadinho ajudava e barriga com barriga com o pai (dizem que o homem é mais quente, não sei), mas é transição mesmo e logo passa.

    Linda família Helene!

    Beijos nossos!

    ResponderExcluir