quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Alê – 2 meses (já?!)



A virada do 1º para o 2º mês foi aquele período de grandes mudanças! Mais tempo acordado, embora ainda sem muita interação, e cólicas...
Deu uma esfriada e não consegui mais dar banhos de sol.
Algumas vezes ele ficava acordado e quietinho no ‘cesto’. Quando resmungava, era só balançar a cadeira e ele ficava mais calmo.
À noite as cólicas pareciam piores e se estendiam pela madrugada. Ele mamava rapidamente, mas ainda fazia turnos de 2 horas e não raras vezes, passava a hora seguinte gemendo e chorando. Foi quando entendi que se não tentasse descansar durante a manhã teria que enfrentar a tarde (por causa do Fer), a noite e a madrugada em vigília (por causa do Alê)! É bem esquisito tomar café da manhã e voltar para a cama, mas nem foi difícil capotar quando o Alê também dormia, após a mamada da manhã. Afinal, para ele também devia ser cansativo passar a madrugada chorando, não é mesmo?
Passada mais uma semana, os intervalos entre as mamadas da madrugada passaram a ser de 3 horas e a choradeira se concentrava mais para o final da madrugada, quase amanhecendo...
Durante o dia, as mamadas continuaram frequentes, com intervalos de não mais que 2 horas (“livre oferta”).
Na 2ª metade do mês, ele passou a ser mais expressivo e os sorrisos vinham sempre após as mamadas, mas também em resposta a beijos bem estalados nas mãos. Os olhos acompanham atentos os objetos deslocados para lá e para cá. O rosto se volta para onde tem som. O corpo estremece quando ouve um barulho mais alto. O pescoço ficou bem mais firme – sustenta a cabeça quando colocado de bruços!
As covinhas na base dos dedos ficaram mais evidentes.

A consulta do 2º mês (17/10) foi antecipada depois do Fer passar uma semana com febre todas as noites. Ficava bem durante o dia, mas à noite, vinha ficava febril... (a médica prescreveu antiinflamatório e antialérgico. Ficou bem.)

Peso: 4920g. Altura: 58 cm.


Resultado do ultrassom: quadril maduro.

Como o ganho de peso está evoluindo bem, a médica me liberou de acordá-lo para mamar. Se ele dormir, deixe. Assim, já acordo uma ou duas vezes entre meia-noite e 6h da manhã, mantendo a ‘livre oferta’ durante o dia, mas sem culpa se ele acionar a ‘livre demanda’ quando eu trabalho ou descanso.

Quanto a mim, minha linha alba ainda é bem visível e ainda sinto meu abdômen bem fraco...

Ao completar 2 meses, todo bebê ganha de presente um monte de vacinas! Rotavírus, por via oral, e outras 3 na coxa... mentira se eu disser que dói mais em mim do que nele. Afinal, ele chorou muito, pobrezinho! Mas logo se acalmou.
Com esse monte de vacina, difícil escapar de alguma reação adversa. Horas depois, o Alê teve febre e o local das picadas ficou duro. Desta vez, demos dipirona (eu me lembro que fiquei com receio de dar antitérmico para o Fernando e ele ficou com uma toalhinha fria na cabeça, gemendo, chorando...). Hoje (23/10) ele já estava melhor.



Quero colo!


Assim está melhor...

Oi, mamãe!

Firme e atento, papai!

Oi?!

zzzzz

e mais um pouco...

Hoje está calor!

Já me mexo mais no berço.

Limpo e cheiroso

Mais expressivo. Agora, feliz e relaxado!

Mais expressivo: vou chorar...

Mais forte!
Maior e mais fofo!
Muito fofo!

Com o carneirinho preferido do meu irmão.


O Fernando achou esse elefante no meu bumbum bem engraçado!

A foto do mês: Fer e eu.

21 de setembro: 1 mês

21 de outubro: 2 meses





Um comentário: