quinta-feira, 23 de outubro de 2014

E aí, Fernando, que tal o Alê? (Afinal, ter irmão é legal?)




Com a voz fininha e delicada, enquanto acaricia o pé do Alê: ahhh, que lindinho!
Ele quis participar de tudo: carregava o banquinho que fica no banheiro para ver cada troca de fralda. Adorou limpar as mãos com álcool gel – geladiiinho! Mas ficou mal impressionado: eca, eca, que meleca. Ai, e não gostei desta casquinha no umbigo... (até se encolheu).
Deixa eu te ajudar: pega o pacotinho (=fralda suja) e corre para o banheiro, para jogar no lixo.
E de repente: Squeeeeeze! No saquinho do Alê.
Na hora do café da manhã, lá vem ele, arrastando o banco que o vovô fez para colocar ‘o cesto’ e deixar o Ale do lado da cadeira dele.
E quando o Alê chora, lá vai ele cantar: nana nenê, que a cuca vem pegar. Papai foi pa roça, mamãe foi trabaiá... boi, boi, boi, boi da cara peta, pega o meu filhinho que tem medo de careta.
Quando o choro persiste, ele corre atrás de um bichinho e põe junto do Alê: toma Alezinho.
Ô mãe, dá leitinho pro Alê. Acho que ele tem que mamar. Ou explica: acho que ele está tendo um pesadelo, mamãe...

Mãe, posso carregar o Alezinho?
Mãe, ele é bonitinho, mas é meio esquisitinho...

Passado o 1º mês, ele já não faz tanta questão de acompanhar todas as trocas de fralda, mas ainda ajuda com o mesmo ânimo. Gosta de ver o banho, gosta de tocar na pele do irmão – “ele é macio”, justifica.

Quando vou busca-lo na escola, ele corre para o carro e a primeira coisa que faz é dar um beijo no Alê. Depois, senta na cadeirinha e vai de mão dada com o irmão.
Pela manhã, beijos de bom dia; pela noite, beijos de boa noite.

Não forçamos o Fernando a nada disso. Simplesmente é como nos relacionamos em família e com o Alê não tem sido diferente. É cedo para falar, por isso, ainda é um sonho ou um desejo que quero muito realizar (embora não vá depender somente de mim): que Fê e Alê sejam como Keilla e Karen, as irmãs La Corte, Sil e Clau Cruz, Simone e Ciomara, Lu e Lê Giatti, Mayara e irmãs e outros irmãos e irmãs. Quem conhece sabe do que estou falando.

Enfim, desde o início, ele é atencioso, curioso e carinhoso com o irmão, mas não deixou de ser ele mesmo; não deixou de gostar de suas brincadeiras e se concentra bastante nelas. E explica: mas o Alê é muito pequenininho, não sabe brincar disso.

Recentemente ele aprendeu a identificar o símbolo ‘proibido para menores de 3 anos’, que agora ele sempre checa nas embalagens. E explica: proibido para bebês. O Alê não pode!

Por outro lado, também tento mostrar que o Alê não pode alterar muito nossa rotina. Um dia, eu estava brincando com o Fer, quando o Alê começou a resmungar. Eu disse, pacientemente: “Ah, Alê, tenha paciência; agora é minha vez de ficar com o Fer”. O Fernando abriu um sorriso, me deu um abraço e explicou, também pacientemente: é, Alê, agora é brincadeira só do Fê e da mamãe. Fica quieto aí no cesto!”

E hoje, em tempo de incluir neste post, perguntei ao Fernando: como foi o dia hoje na escola?
- Nós fizemos atividade de giz de cera. Eu desenhei a minha família!
- E quem é a sua família?
- Eu, o Ale, a mamãe, o papai e o Erik! 

Depois de tanto beijo na barriga, foi delicioso confirmar o carinho do Fer pelo Alê


Caaalma, Alê. Toma, um cachorrinho.

Um carinho e meu carneirinho.


Não chora, Alê. Fica calmo, respira!



Não perco o meu desenho (espiando a TV no espaço kids), mas também quero participar.

Mostrando o pessoal pro Alê (mamando). Óóólha, Alê!

Gostou?

Ai, ele é meio mole!

Eu não gostei da falda suja. Nem do umbigo.

O Alê não pode comer kiwi. Ele é banguela!

Já tirei muitas fotos com minha máquina. Diga x!

Oi Alê...

Fiz um desenho pra você. Tó, péeeeega!

 Ihi! Foto favorita da mamãe.

Alê acorda! Tá de dia. Briiiinca...

Essa brincadeira é do Fê e da mamãe. Ela separa as peças; eu monto.

Hora do café da manhã. Bom diiiia!

No carro, indo para o médico. Dá a mão...

Se divertindo com algum desenho na TV.

Hora do banho!

Deixa eu ver?

Parabéns, Alê! (21/set)

Ai, mamãe, eu tô meio torto. O Alê tá me amassando...

Smack!

Mãe, deixa eu segurar o Alê?

Segura o cachorrinho Alê...

Amores!

Tchau, Alê. Vou para a escola.

Hora do leitinho, pessoal!

Ai, o Alê tá nervosinho...calma!

Brinca comigo no espaço kids!

O Alê está pesadinho!

Um comentário: