quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A dieta durante a gravidez

(Esse post foi escrito no início do 3º trimestre. A idéia era postá-lo na 38ª semana, mas não tive tempo... fico feliz, pois o agradecimento registrado aqui à vovó Conceição, que não viu o blog, foi transmitido num abraço apertado e comovido, quando fomos levar nosso filho para ela conhecer, no dia em que saímos do HU- Helene)

Logo que confirmamos a gravidez, o papai Zé foi atrás de pesquisar alimentos ricos em ácido fólico, ferro e alimentos indicados na gravidez e foi bastante cuidadoso com nossa alimentação.
Coisas que comi muito: abacaxi, abacaxi, abacaxi, torrada integral e damascos secos. Já comia habitualmente ameixas secas, linhaça e aveia.
Coisas que deixei de comer: nada... passamos a fazer mais refeições em casa. Acabei comendo menos comida japonesa, pizza e feijoada. Não vamos a churrascaria há um tempão! Amo carpaccio, mas em setembro, a médica alertou: evite (mas comi com certa freqüência até então...). Estou resistindo bravamente.
Coisas que bebi muito: água com limão, suco de abacaxi, suco de laranja, leite com chocolate/cacau, chás (erva-doce, erva cidreira, maçã, hortelã) – tudo sem açúcar ou adoçante. E água, muuuuita água.
Vontades irresistíveis: bolo bem casado, batatinha pringles. Comi com moderação, mas com muito gosto, de lamber os dedos!
Coisas que deixei de beber: café, chá mate, chá verde, vinho, cerveja, refrigerante.
Eliminei tudo o que é diet do cardápio.
Além disso, desde que comecei a tomar suplemento poli-tudo, meu intestino que já era meio preguiçoso, piorou! Por isso, muita água, salada, frutas, iogurte e cereais foram essenciais para mantê-lo funcionando regularmente.
No 3º trimestre, acho que o apetite aumentou. Sentia fome, mas não dava para fazer “aquele” pratão, porque o útero já estava bem alto. Ficar sentada um tempo após a refeição também era importante.
Sempre comi devagar, a ponto de pegar menos comida do que gostaria e/ou fazer um esforço para comer mais rápido para acompanhar as pessoas.
Fracionar as refeições valeu a pena – do início ao fim da gravidez. Jantares leves também – nos dias frios, sopa; nos dias quentes, salada com frango ou peixe.
Também quero registrar aqui um agradecimento especial e carinhoso à vovó Conceição. O Zé sempre almoça lá e eu, sempre que posso. É nosso momento de contar como foi o dia anterior, como estamos, comentar as notícias no telejornal.
A vovó Conceição, sempre zelosa e caprichosa, redobrou o cuidado com nossa alimentação em função da gravidez!

Nenhum comentário:

Postar um comentário