quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Reta final do pré-natal

Esse post foi escrito a cada consulta, até a chegada do nosso filho (Helene)

Reta final do pré-natal
Na consulta de 19 de outubro, a médica nos avisou que as consultas passariam a ser mais freqüentes.

9/nov
Chegamos na hora marcada, talvez um pouco atrasados...a sala de espera cheia e muitas mamães com bebês bem pequenos, com menos de 1 mês.
Apesar de ter levado um livro, passei boa parte do tempo de espera observando os bebês, mas mamães e as conversar que logo surgem – incrível como gestantes e recém-mamães se tornam amigas íntimas!
A espera foi longa e fomos atendidos por dois rapazes, (5º ano – internato). Quando todos se queixam das consultas telegráficas nos consultórios de convênio particular, entendi melhor porque esperamos tanto. Eles foram atenciosos, queriam explicar tudo, conversar e esclarecer nossas dúvidas. Entendi que a expectativa de ser atendida logo e receber atenção do médico é proporcional à paciência de esperar o tempo necessário para que as pacientes atendidas antes de mim tenham o mesmo tratamento. Espero que eles continuem assim em seu exercício profissional, qualquer que seja a especialidade que decidam seguir!
Nenhum exame diferente, tudo normal. Fluxo do cordão umbilical, batimento cardíaco fetal, pressão arterial, altura uterina. Orientações gerais.
Nos próximos 15 dias, não são esperados quaisquer sinais de trabalho de parto, mas se o Bebê não se mexer por 6 horas, corra para o PS. A partir de então, qualquer hora é hora! Ficar atenta a perda de líquido, sangramentos, 1 contração a cada 5 minutos...
- Qual o tempo mínimo, médio e máximo de permanência no hospital após o parto? O tempo mínimo é de 60 horas, para um parto normal sem intercorrências. (me pareceu tanto!...)
- O que preciso trazer? Exames, todos, especialmente os do 1º trimestre.
- Não, digo, para mim e para o Bebê...
- Nada. O hospital terá tudo. Se quiser trazer roupas – para você e o Bebê, ok, mas não é necessário. (pensei: as maternidades-hotel têm uma lista e, se bobear, convênios com lojas: compre seu kit “mala da mamãe” e “mala do bebê”).
- O Bebê vai ficar comigo? Tem lugar pro pai?
- Sim, o alojamento é conjunto, mas o pai terá que seguir horários de visita.
PA: 12x8; AU: 34cm; peso: 59kg.

16/nov
Mudamos de estratégia. Resolvemos chegar antes das 8h. Parece que o horário é um só para todos, que são atendidos por ordem de chegada. Deu certo. Esperamos um pouco e a consulta foi rápida mesmo. Desta vez, foi a própria médica que nos atendeu. Orientações gerais, revisão dos sinais importantes para correr para o hospital e pedido de mais uma bateria de exames: toxoplasmose, hepatite, sífilis e HIV.
Saímos de lá umas 9:30h com o pedido de exames – não dava para coletar na hora, pois era necessário estar em jejum. Não seria necessário agendar, mas era aconselhável pedir orientações para a coleta. Para tanto, pegue uma senha. Peguei e estimei que o tempo de espera seria longo! Estava cansada e não quis esperar, pois havia dormido pouco na noite anterior e ainda daria aula na FSP à tarde.
PA: 12x6; AU:34cm; peso: 59,350 kg.

18/nov
Chegamos mais cedo ainda, por volta das 7h, pois no pedido de exame dizia: coletas preferencialmente nas 2as, das 7-9h. Havíamos pesquisado sobre orientações para os exames na internet e nos livros do Zé. Jejum de 8h.
Peguei uma senha para, após uns 20 minutos, pegar outra senha! Essa 2ª senha indicava “prioritário” e seguia outra numeração. A coleta foi super rápida. Em menos de 1 minuto, 3 tubinhos de sangue e estava liberada.

23/nov
Conseguimos chegar por volta das 8h – eu nem tinha me dado conta que desta vez a consulta estava marcada para 8:40h, ao invés de 8:20h. De qualquer forma, esperamos um tanto para sermos chamados, por um interno ou residente. Ontem eu havia checado no site do HU os resultados dos exames – todos não reativos.
O Fernando continua de cabeça para baixo, mas ainda não está encaixado.
A partir da semana que vem, a médica disse que passará a monitorar o colo do útero.
PA: 11x6; AU: 36cm; peso: 60 kg.

30/nov
Chegamos por volta das 8h e não demoramos muito para ser atendidos – uma pena, pois justo hoje combinei de encontrar uma aluna, que queria entregar um presente para o Fernando, a Ilane Lobato (mal ela chegou e fomos chamados...). Tirei mais umas dúvidas sobre a descrição das contrações de trabalho de parto, uso de conchas de proteção e sangramento pós-parto. Os internos deram orientações gerais, depois chamaram a médica, que complementou as informações e fez o exame de toque: colo fechado, e comentou: ele está muito bem aí dentro. A cabeça está mais baixa, mas ainda não encaixou. Ainda bem que ela avisou: hoje, por causa do exame, você poderá ter um pequeno sangramento.
PA: 12x7; AU: 35 cm; peso: 60,4 kg.

Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário