quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

No hospital.

Demos entrada no PS da obstetrícia do HU na sexta feira dia 03/12 após ruptura parcial da bolsa da Helene. No dia 04/12 nasceu nosso filho de parto normal que foi realizado pelo dr. Vladimir Landi que foi super gente boa, acho que não poderiamos ter tido mais sorte em tê-lo como nosso "parteiro". Do centro obstétrico fomos para a enfermaria que trabalha no sistema de alojamento conjunto, onde mãe e filho ficam o tempo todo juntos. Como a Helene ficou em um quarto privativo e não em uma enfermaria conjunta pude ficar com os dois nesse período de internação. Apesar de tudo correr bem é praxe a mãe e a criança ficarem pelo menos 60 horas internados para avaliação. Nesse período as mães têm aula de como cuidar do bebê, como dar de mamar, cuidados de higiêne, dar banho etc. No primeiro dia quem deu banho foi a enfermeira, já no segundo foi a Helene, com a enfermeira do lado instruindo e no terceiro fui eu com a Helene me instruindo. Ele tomou duas vacinas, a primeira dose da Hepatite B e a BCG. Na segunda recebemos a DNV (Declaração de Nascido Vivo), com a qual pudemos dar entrada ao pedido de certidão de nascimento no próprio hospital. Isso foi feito por uma escrevente no próprio saguão da enfermaria onde fica a TV. Na terça pegamos a certidão e após alta da obstetrícia e da pediatria fomos embora.
O esquema de visitas lá é um pouco restrito. Só podem ir três pessoas por DIA das 14 às 16h, por isso nos desculpem as pessoas que por ventura tenham ido lá e não tenham podido subir. Nosso filho nos primeiros dias não quis colaborar muito no quesito mamada. Ele começava a mamar e no meio do trabalho começava a dormir. Tanto é que ele perdeu peso no começo. Eles avisaram que até 10% do peso era normal, mas não desejável. Até a vespera de irmos embora tinha perdido esse peso, chegando a 3075g. No dia da alta estava em 3080g e ele teve alta com a recomendação de voltarmos dois dias depois para checar o peso. Não é fácil fazer ele mamar. Ele começa bem, mas vai parando para dormir e temos que ficar tentando mantê-lo acordado (cócegas nos pés, no tronco, tirar a roupa, pasar algodão molhado no rosto etc), o problema é que isso às vezes estressa ele de tal forma que ele não mama do mesmo jeito.
Gostariamos de agradecer a todos que ligaram, que nos mandaram mensagens via net (e-mail, facebook, orkut e o próprio blog) ou que deram sorte de conseguir nos visitar no hospital. Um forte abraço a todos!
Panhan.
Dr. Vladimir - obstetra

As amigas Keila e Walquiria (visitantes sortudas)

Impressão plantar na DNV

Certidão de nascimento

Aprendendo a mamar (peladinho para ficar acordado)

Bebê e berço (atrás da cabeça) do alojamento conjunto

3 comentários:

  1. Fernando,

    vinha pensando em você desde minhas férias nos EUA, onde não resisti e tive que te comprar um presentinho.
    Acompanhei você crescendo na barriga da mamãe semana a semana e quando descobri este blog, dei gargalhadas ao ver a força que o papai também fez para ficar grande e forte (rs).
    Estava ansiosa para te ver chegar e comemorar a maior alegria do papai e da mamãe.
    E eis que vejo você agora, gorduchinho, róseo de tão branquinho e tão peludinho que não dá para negar que é macho!!
    Você é lindo! Só precisa dar mais atenção à mamãe e ao papai quando eles te pedem para comer. Eu sei, você deve estar pensando: "mas a mamãe também não é comilona". Mas a mamãe já está grande e faz uma alimentação especial só por sua causa. Além do mais, com certeza, ela e o papai não dormem desade que você chegou, só para te assistirem crescer. Então, Fernando, mame tudo, vai! :)
    Que você cresça com muita saúde e fique forte como as carpas da história do vovô, que tanto emocionou esta titia.
    Do resto, a vida se incumbe. Porque uma coisa é certa: você já é abençoado por nascer num lar com pessoas tão especiais!
    Muitos "bisus" e uma fungada bem gostosa neste pescocinho desta tia que tem "más intenções" de fazer uma visita de boas-vindas até o final do ano,
    Clarisse Abel Natividade.
    E.T.: Helene e Panhan, que a cada novo aprendizado do Fernando vocês se tornem mais e mais felizes. Parabéns por esta obra de arte!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para o mais novo membro da família... beijinhos para todos..

    ResponderExcluir
  3. Professora, que filho lindo PARABÉNS.
    Desejo muito que o Fernando lhe traga muitas alegrias sempre.

    Felicidades.
    Bjs,
    Deborah Di Fiore - GA USP

    ResponderExcluir