domingo, 7 de setembro de 2014

Festas na escola



Eu achei interessante que na escola do Fernando as festas não sejam tão comerciais, naquele esquema ‘envie R$XXX,00 para preparo do presente do dia D’.
Assim, para o dia das mães enviei o material solicitado e na 6ª-feira que antecedeu o dia das mães, o Fernando trouxe o presente da mamãe.
Em junho, teve Festa Junina, mas em dia e horário de aula, somente para as crianças. Nada de convites nem campanhas de arrecadação de prendas para as barracas ou indicação de levar quitutes para serem vendidos nas barracas.
Foi dia de ir com roupa de caipira e tentar fazer o Fernando contar como foi o dia. “Foi ótimo!”, limitou-se a dizer...



No dia dos pais, mesma coisa: a escola solicitou material para fazer uma lembrancinha, entregue na 6ª-feira anterior ao dia dos pais. 
No sábado anterior caminhamos pela avenida, depois da natação, para garantir o presente do dia dos pais. Definitivamente o Fernando não entende ainda o espírito desta data comemorativa. Voltando para casa, ele disse: vamos abrir o presente do dia dos pais? Não é para mim?... Não?! Aaaah! E haja criatividade para distraí-lo e fazê-lo se esquecer daquele embrulho, que escondi na primeira oportunidade até o dia dos pais...


Pai, esse eu que fiz, esse outro eu que comprei. É tudo meu!



Neste ano, a grande festa foi a Copa do Mundo. Eu confesso que não assisti aos jogos das últimas copas, nem me lembrava do desempenho da nossa seleção ou quem foi o campeão. Mas, sendo no Brasil, com jogos em São Paulo e com a escola do Fer toda enfeitada, achei que não tinha o direito de transmitir a ele meu desinteresse por futebol.
O Fernando não entendeu o espírito esportivo, nem conseguiu assistir às partidas, mas curtiu as ruas enfeitadas, as bandeiras e cornetas que ganhou, fez atividades na escola relacionadas ao tema.
O jogo de 28 de junho, Brasil x Chile, foi dia de ‘festa’ em casa. Meus pais, Marina, tio Fuji e D. Luiza vieram assistir ao jogo aqui. Fizemos uma feijoada e logo depois assistimos ao jogo. A Marina trouxe cornetas e o Fernando adorou, mas os dois ficaram brincando e correndo pela casa, mal assistiram ao jogo. Foi um jogo emocionante, 1x1 e ganhamos nos pênaltis. Na semifinal, sofremos uma derrota humilhante da Alemanha, 7x1... e outra derrota na final, para a Holanda (3x1), na disputa pelo 3º lugar.
 
Enquanto Brasil e Chile disputam vaga na semifinal...

Atividades na escola sobre a Copa. Vai Brasil!





Dia 16 de agosto foi a “Festa da Família”. A coordenadora havia me explicado que há todo tipo de família na escola e fazer festa para mães e pais estava ficando cada vez mais complicado. Assim, instituíram o dia da família. Nesse dia, a escola fica aberta, com atividades diversas para as crianças nas salas de aula (oficinas, contação de histórias etc.) e no ginásio fica o palco, onde cada turma apresenta uma dança. A entrada é franca e não há comes e bebes, além do que é disponível na cantina.


Acabou sendo um dia normal – nadou pela manhã. Dia do Fê e da Mamãe. Dia de não ir para a escola! Bem, foi o melhor para mim também. Eu estava às vésperas da janela do ‘a qualquer hora’ da gravidez. A barriga estava pesada (dias antes, o peso do Bebê foi estimado em 3,2kg), caminhar já estava sacrificante e eu não me sentia segura para ficar circulando muito – nem em ficar sozinha com o Fernando, mas o papai Zé parecia confiante de que nada me aconteceria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário