sexta-feira, 15 de outubro de 2010

2º trimestre de gravidez

E a barriga? Ainda nada. Fiquei pensando quando poderia usufruir das filas e assentos preferenciais para gestantes.
A 1ª foto da barriga foi tirada em 21/julho (±4 meses e meio) – olhando de cima pra baixo, ainda via as pontas dos meus minúsculos pés, mas já me parecia uma boa barriga!... quando deitava, sumia...
Recebo um boletim que me informa em que semana da gestação eu estou e descreve o desenvolvimento do pequeno. No boletim da 17ª semana veio o alerta: você está sentindo “bolhas de gás” na barriga? Seu filho pode estar se mexendo. Os movimentos são delicados, mas logo os chutes se tornarão inconfundíveis para você. Puxa, somente com cerca de 100g e 12cm... asa de borboleta, peixe nadando, bolhas de água... deitada à noite, colocava as mãos sobre a barriga, pouco acima do púbis, e podia sentir! Associava aos sons que havia escutado na consulta de junho, que o médico descreveu como “o bebê se mexendo”.
No fim de julho, após uma caminhada com o Zé e o Erik tive um desmaio. Chegando em casa, bebi água, íamos sair novamente, parei perto da porta e não consegui dizer que não estava me sentindo bem. Zé viu, me segurou e me deitou. Coisas de princesa! (o Zé disse que foi uma hipotensão). Estávamos numa seca histórica, com recomendações sobre saúde diariamente veiculadas na mídia. Os umidificadores de ar se esgotaram nas lojas, mas D.Conceição conseguiu comprar um para nós, que usamos muito naquela época.
Em agosto, com o início do semestre letivo, a boa nova circulou entre os alunos – a reação deles foi muito carinhosa e me sentia mais radiante!
Ainda em agosto, comecei a usar as batinhas de grávida, que ganhei da Ana Paula. Ah, com elas pareço mais grávida! Naquele mês, o exame de 24 semanas foi aquele fiasco – ótimo rever o Bebê, mas já não cabia na tela e tive dificuldade de entender as imagens. A médica que detestei dizia “nem vou explicar porque vocês não vão entender”. Depois de umas sacudidas na minha barriga “acorda, preguiçoso!”, eu queria que ela desencostasse de mim. Cúmplice, o Bebê ficou imóvel e me esforcei para não dizer “ele está dormindo porque se cansou de esperá-la por uma hora!” Confesso que teria adorado vê-lo se mexer – eu já sentia movimentos mais fortes e ficava tentando visualizar como ele se mexia, se seriam os braços ou as pernas, se as costas estariam para lá ou para cá...ao mesmo tempo, me agradava pensar que é um Bebê tranqüilo e nem aquela médica conseguiu perturbá-lo!
Algumas pessoas mais sensíveis passaram a me dar lugar no metrô e no trem, mas ainda era comum as pessoas sentadas nos assentos preferenciais olharem para mim e caírem em sono profundo...
Durante setembro, já era possível perceber a barriga mudando de forma, conforme o Bebê se mexia. Antes disso, acho que o Zé não conseguia sentir o Bebê se movimentando...
Às vezes, a barriga fica bem torta, com um lado mais saliente e duro: seria a cabeça? O bumbum? As pernas encolhidas?
Passei a usar meias de compressão.
Helene

2 comentários:

  1. ^^ Parabéns!!! Nesta foto ja estava com um barrigão e logo não dependerá mais da médica para vê-lo! Desejo muitas felicidades para a família.

    ResponderExcluir
  2. Profa Helene,
    A Paty tem me mantido bem informada sobre todas as novidades! Fiquei super feliz em saber que um bebezinho esta a caminho! Parabens!
    Ano que vem estou voltando para o Brasil e vou terminar o curso de G.A. Espero poder reencontra-la! Beijos para vc e para o bebezinho! :)
    Gabi

    ResponderExcluir