quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Escolhendo um nome

Felizmente pensamos parecido e não houve choque para escolhermos um nome para nosso filho, o que não quer dizer que tenha sido algo simples, muito pelo contrário. Afinal de contas um nome é algo para ser carregado para o resto da vida, portanto alguns requisitos: nada esdrúxulo (alíás, esdrúxulo já é um nome esdrúxulo, não é mesmo?!), ou seja, nada de misturar nome de mãe e pai como Zeleno, ou Helenando. Nada que ele precisasse soletrar como Carlos com K (Karlos... urgh!). Nada estrangeiro como Michael, ou pior, a versão brasileira Maicou. Nada que terminasse com SON, como Anderson ou Jefferson, afinal ele não será o filho do Ander, nem do Jeffe, e convenhamos que nem Josefson, nem Fernandson são boas combinações. Nomes bíblicos muito estranhos como Esdras, Malaquias. Melquizedequi e que tais também foram descartados. Tinha que ser um nome que os pais da Helene não tivessem muita dificuldade em pronunciar, portanto não podia ser Flávio (ia ficar Furábio), ou Claudio (Kuráudio???). Nada que tivesse um significado “infeliz”: Claudio é manco, Paulo é pequeno, Renato é renascido, Flávio é loiro (quais as chances?) e assim por diante. Nada que pudesse virar apelido, pois criança é bicho maldoso e com isso descartamos Pedro (peido), Denis (pênis), Tomás (turbando)... Seria legal que tivesse uma referência em termos de pessoas conhecidas que fosse legal. Pensamos em alguns nomes de reis ou personagens importantes da história, como Artur (da Távola redonda), Alexandre (o Grande, da Macedônia), Ricardo (coração de Leão), Ulisses, Davi, Ivan (czar russo), César, Augusto... Além desses outros que achávamos interessantes eram Fernando, Guilherme, Lucas, Tiago... e assim, com alguns nomes em mente, fomos ao site bebe.com.br buscar o significado desses nomes.
Essa é a lista de nomes que gostávamos
 Artur = Urso grande - significado meio bobo, além do que tem que dizer se é com TH ou sem.
Fernando = aquele que segue em frente com coragem - legal, além de ser meu nome e de meu pai, tínhamos boas referências pessoais de amigos com esse nome.
Ricardo = príncipe de coração valente – gostamos, não seria difícil guardar.
Ulisses = aquele que faz o próprio destino – apesar de não ser um nome de criança, um dia ele haveria de crescer, era um nome forte com um significado legal, mas a Helene conhece um Ulisses que não é exatamente uma boa referência.
Ivan (mesma coisa que João) = Deus é misericordioso – nome curto, legal, pouco usado, mas soa um pouco bárbaro. Assim como Átila.
Tiago = calcanhar de Deus – não gostamos do significado, apesar de gostarmos do nome.
Lucas = luz – significado legal, mas um pouco batido.
Augusto = o maior, o máximo – só nos faltava um menino metido.
Davi = amado, favorito – com certeza ele é, mas as referências tanto bíblicas como familiares não são muito boas.
 Alexandre = defensor da humanidade – legal, gostamos.
 Guilherme = protetor – legal também, mas os pais da Helene poderiam ter um pouco de dificuldade em pronunciar.
Gabriel = mensageiro de Deus – legal com significado interessante, apesar da dificuldade de pronúncia pelos avôs maternos.
Não bastasse isso ainda tinha a escolha de um nome japonês, que deixamos por conta dos avôs, pais da Helene. Eles sugeriram Akira, Makoto, Sussumo, Takashi e Hiroshi. Primeiro deveríamos escolher o nome e depois veríamos os kanjis que pudessem corresponder ao nome e significado.
Com tudo isso em mãos fizemos uma varredura combinando nomes ocidentais com os japoneses para ver como soavam e com isso sobraram Fernando Akira, Fernando Makoto, Fernando Takashi, Ulisses Makoto, Ricardo Akira e Alexandre Takashi.
Como a Helene tem uma amiga que acredita muito em numerologia, apesar de não ser a nossa praia fomos ao bebe.com.br para ver a numerologia dos nomes acima mais o sobrenome Ueno Panhan e com isso demos cartão vermelho para o Ulisses Makoto e amarelo para Fernando Makoto, Fernando Takashi e Ricardo Akira. Os nomes Fernando Akira e Alexandre Takashi receberam sinal verde, sendo que coincidentemente os dois têm a mesma numerologia.
Assim nosso primeiro filho se chamará Fernando Akira Ueno Panhan.
Ainda falta escolher o kanji para Akira e esse é o assunto para nosso próximo post.
Panhan

Um comentário: