quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Escolhendo o kanji para Akira

Após escolher o nome, faltava ver o kanji referente a Akira que nós mais gostamos. Todos têm a ver, em sua essência, com luz, sendo o mais comum a representação do sol e da lua juntos. Interessante que podemos dizer que existe uma relação entre Akira e Lucas, que também significa luz. Nesse fim de semana prolongado fomos visitar um casal de amigos, o Joca e a Cris e ficamos conversando sobre filhos e desfiamos a saga que foi achar um nome adequado para nosso filho e que finalmente tínhamos decidido que o nome japonês seria Akira. Como o Joca estuda budismo ele falou que um dos significados de Akira estava ligado a discernimento, clareza de mente/coração. No dia seguinte fomos visitar minha sogra e ela havia imprimido os diferentes kanjis dos nomes que havíamos gostado mais. Só de Akira tinham 8 kanjis, a maior parte relacionado a luz, raio de sol e radiante. Uma curiosidade interessante é que um dos kanjis (que ela nem mostrou para a gente) era tatuado para destacar, originalmente, escravos ou prisioneiros. Com o tempo foi mudando o sentido negativo por um sentido positivo, de uma pessoa de destaque. De qualquer forma descartamos esse kanji. Com isso nós ficamos entre três opções.
O mais legal como desenho é o que está relacionado a orientar, ensinar (no sentido da luz que ilumina o conhecimento). O desenho me lembra uma mascara com boca, olhos, nariz e cabelos. Brincamos que ele seria um filho da mãe, que é professora universitária e do pai, que dá aulas de aikido.
O outro, muito usado por príncipes, nobres e imperadores tem a ver com beleza, conteúdo e forma corretos (conteúdo de uma pessoa do ponto de vista intelectual e moral, e forma física, daí a beleza). Achamos bonito, mas gostamos mais do próximo.
E por fim um que representa a clareza de pensamentos, a capacidade de discernimento entre o que é certo e o que é errado, a pessoa que não se deixa dominar pelo obscurantismo que foi a nossa escolha, ou seja esperamos que ele seja capaz não só de prosperar (pois Akira também pode significar abundância e prosperidade), mas principalmente ser capaz de fazer as escolhas adequadas com clareza e discernimento, não se deixando arrastar pelo obscurantismo de todas as formas existentes.
Panhan
Os três kanjis favoritos
A máscara


Um comentário:

  1. Helene e Zé,
    É sempre uma grande alegria poder partilhar a alegria destes momentos!
    De certo modo somos meio que "co-participantes"...
    beijos

    ResponderExcluir