sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sorte?

Sempre brincamos, após o Zé constatar que não foi contemplado com a mega-sena acumulada: azar no jogo, sorte no amor... (lembro que isso me consolou também após “azarar” o ponto mais difícil para mim no concurso para docente na USP)
Mas tivemos algumas coincidências felizes, que não sei dizer se por sorte ou se foram ao acaso (atualmente o Zé está lendo “O andar do bêbado”, indicação do Ivan, que fala sobre o acaso no nosso cotidiano e nossa dificuldade em entender isso, razão pela qual procuramos sempre criar explicações das “mais lógicas” às sobrenaturais).
Em março deste ano fiz uma série de exames como voluntária no Estudo Longitudinal sobre Saúde do Adulto (ELSA). Quando confirmei a gravidez, ainda restavam alguns exames do ELSA para fazer e pude receber os resultados dos primeiros exames, que seriam os mesmos do prenatal. Tudo ok: IMC, PA, glicemia, gorduras e sódio no sangue, função renal, exame de fezes, eletrocardiograma, entre outros exames, além de uma avaliação sobre stress, memória, hábitos alimentares e satisfação no trabalho.
Ácido fólico: tão logo confirmamos a gravidez, começamos a ler várias coisas, inclusive sobre dieta da gestante. Descobrimos que a suplementação com ácido fólico é importante antes da gravidez e até o 1º trimestre. Desde 2008 tomo um poli-várias vitaminas e minerais – na época, era por conta de uma rotina pesada de estudos para prestar meu concurso para Professor na USP. Na composição, lá estava o ácido fólico!
Calendário escolar: confirmada a gravidez, peguei um calendário para fazer contas. Ufa! Dezembro... dá tempo de encerrar o semestre letivo, sem prejudicar o curso nem meus alunos. A licença maternidade vai coincidir com o 1º semestre/2011 e estarei de volta no 2º semestre. Não poderia parecer mais bem planejado, não?
Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário