domingo, 24 de outubro de 2010

Novo ultra-som

Panhan:
Fizemos um novo ultra-som. Dessa vez foi no HU. Interessante como essa parte de pré-natal funciona bem. A consulta foi na 3ª feira dia 19, quando foi pedido um novo ultra-som. A moça na recepção disse que precisaríamos entrar no site do hospital e fazer o agendamento pela internet. "Será que não dá para agendar agora?" "Não, só pelo site!" De lá fomos almoçar e a Helene foi trabalhar. No fim da tarde, ao chegar em casa acessamos o site e lá estava: "Ultra-som obstétrico - ligar para o telefone tal e qual das 8:00h às 17:00h" Já havia passado do horário e, afinal, se era para ligar por que não disseram logo?
Na 4ª feira ligamos e, para nossa surpresa, conseguimos marcar para o dia seguinte às 10:00h. Saímos pouco depois das 9:00h e o trânsito estava um inferno - tanto que um caminho que demora, quando muito 20 minutos, levou quase uma hora para ser percorrido. Deixei a Helene na porta do hospital e fui procurar lugar para estacionar. Felizmente achei logo e quando cheguei ela estava esperando ser chamada. Não demorou muito nos chamaram e entramos em uma salinha com 2 médicos, provavelmente um R alguma coisa e sua supervisora. Diferente dos exames feitos pelo convenio esse não tinha como gravar.

Helene:
Primeiro, achei pouco prático sair do HU anteontem (3ª-feira) com pedido de agendamento e não poder agendar o exame lá mesmo. Seguindo as orientações, acessei o site do HU e procurei “agendamento”, onde havia a informação: ligue para...de tal a tal horário (já tinha passado, fiquei de ligar na 4ª-feira).
A surpresa foi que liguei e consegui marcar para o dia seguinte! No convênio isso seria impossível, pois a fila é uma só. Sei das dificuldades de agendamento de consultas no HU para outras especialidades, mas do pré-natal, não tenho queixas.
Dois médicos me examinaram sem me deixar ver o monitor. O Zé ficou junto à porta e pôde ver o exame, mas os médicos conversaram entre si, fizeram anotações e registros. Em menos de 10 minutos, um deles virou o monitor para mim e mostrou uma imagem indecifrável...
Diferente da clínica vinculada ao convênio – na unidade em que fizemos o 1º morfológico, atendimento excelente, médica atenciosa, um telão para acompanharmos tudo e o DVD voltou até com etiqueta: “Nosso 1º filho – 12 semanas” (algo assim). No 2º morfológico o atendimento foi pior em tudo, especialmente pela médica, tela menor, DVD gravado.
Hoje foi um exame para os médicos mesmo...
Mas como não tenho vergonha de pedir nem perguntar, lá fui eu. “Pode gravar?” Não, nesse aparelho não é possível. “Quanto pesa o Bebê?” 2,2 kg. “Quanto mede?” 40cm. Também ouvi eles comentarem “líquido (amniótico) abundante” e pedi para confirmar: sim, a cabeça está para baixo.
Ótimo!

Algumas imagens foram fotografadas para ir para o prontuário junto com o laudo e o residente tirou uma foto da face do nosso filho que segue abaixo. Parece aquela ilusão de óptica em que se vê a face de Jesus J. A Helene demorou um bocado para descobrir, mas com um pouco de boa vontade é possível vê-lo.
 
Panhan
Fernando Akira

Jesus Cristo

Um comentário: