quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pré-natal

Em abril, após o feriado de Tiradentes, com o resultado do teste de farmácia positivo em mãos fomos atrás do pré-natal. Onde fazer? No convênio da Helene (Plasac) ou no serviço público (H.U. ou Servidor Público)? Bom, já que pagamos o convênio vamos atrás dele. Marcada a consulta com o médico lá foi a Helene, no intervalo de almoço já que o médico só atendia a partir do meio dia. Um senhor já de alguma idade a atendeu, foi muito solícito e apesar de se confundir um pouco com a papelada para pedir exames, foi tudo feito a contento. Peso, altura uterina, P.A., tudo feito nos conformes. Resultados em mãos, nova consulta e conversando sobre o parto ele vaticinou: "Mãe idosa, não terá dilatação do colo uterino e, portanto, o parto precisa ser cesárea". Opa, "peraí", como assim mãe idosa (afinal só tem 36 anos, uma criança!), e como assim, tem que ser cesárea. Bom vamos continuar no pré-natal e ver como as coisas caminham. Foi pedido o primeiro ultrasom morfológico quando o bebê tinha 12 semanas. Fizemos o exame em uma unidade perta da Av. Paulista e quem nos atendeu foi uma médica muito solicita e simpática que respondeu a nossas perguntas sobre para que tantas medidas (para ver malformações que poderiam existir) estava tudo perfeito e ela dava uma possibilidade de 80 % de ser um menino. Eles perguntaram se queriamos fazer uma gravação do exame e para tanto levamos uma mídia virgem de DVD. Feita a gravação aproveitei para editar a mesma e quem quiser assistir é só entrar no link http://www.youtube.com/watch?v=BUIAGJ8Z924 . Eu particularmente gostei bastante da trilha sonora do Pizzicato Five!
Mantivemos o acompanhamento no Plasac e no sexto mês foi pedido o segundo ultrasom morfológico. Fizemos no mesmo laboratório, mas em outra unidade, mais próxima de casa. Infelizmente, além de eles atrasarem muito no atendimento, a médica que fez o exame foi bastante seca, respondendo em certa hora a uma de nossas perguntas que não adiantava explicar pois não entenderiamos a resposta. De qualquer forma o exame foi feito a contento e mostrou um menino saudável, que pelo tamanho já não cabia inteiro no campo do exame, portanto os que tiverem interesse em ver o exame no link a seguir http://www.youtube.com/watch?v=UF_iRmAzdo8 verão a criança por partes. É uma versão editada com os melhores momentos e a trilha sonora com a Carla Bruni, espero que gostem!
Continuamos o pré-natal com o mesmo senhor e ele sempre batendo na tecla do parto cesárea o que nos fez repensar a opção de pré-natal e parto. Ficamos com medo de sermos "sabotados" e na hora H, por conveniência do médico a Helene ser submetida a uma cirurgia desnecessária.
Como alguns colegas da Helene tinham tido filhos fazia pouco tempo e a grande maioria tinha feito acompanhamento e parto no H.U., resolvemos marcar a consulta e lá fomos nós uma terça feira de manhã para o H.U. Esperamos um pouco e fomos atendidos pela Dra. Fernanda que foi muito simpática e como aquela era a primeira consulta no serviço ela fez uma série de perguntas, olhou os resultados dos exames e pediu mais alguns que ela achava importante. Além disso orientou vacinação contra o tétano.
No serviço público a política é procurar fazer o parto normal e somente caso aconteça algo que não permite o parto eles fazem a cesárea. Na última consulta tínhamos dois internos acompanhando a entrevista, me lembrou meus tempos de faculdade!
Dia 19/10 será nossa próxima consulta e até agora tudo transcorre muito bem!
Panhan

Nenhum comentário:

Postar um comentário