sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mais pré-natal (calendário de consultas)

29/abril
Fui sozinha, pois me sentia bem, achei que o médico solicitaria uma série de exames e me daria orientações gerais. Rabiscou contas num papel, contou as semanas no calendário e estimou: mais ou menos 6 semanas.
Perguntou se eu estava tomando algum suplemento alimentar – levei a receita daquele que vinha tomando. “Ok, tudo isso faz bem, pode continuar tomando. Vamos fazer um ultra-som para saber se está indo tudo bem, além dos sorológicos para várias doenças. Ah, e esqueça: feijoada, pizza, churrasco, massas, sal (shoyu tem sal!) e doces”. Saí de lá me perguntando o que restaria no meu prato além de folhas, legumes e frutas...
Descobri que o Hospital Santa Cruz não tem maternidade... faria o pré-natal no ambulatório de gineco, mas o parto seria numa das maternidades conveniadas. As opções não eram muitas.

10/maio: 1º ultra-som.
Pena que fui só! Na verdade, fui com a expectativa de ver uma ervilha ou um feijão, nada que um leigo pudesse interpretar com clareza.
Idade estimada: 9 semanas e 3 dias. Uai? Achei que estava com 7 ou 8 semanas...
Fiquei surpresa ao ver um embrião se mexendo o tempo todo, flutuando numa escuridão, com
o coração pulsando! Chorei quando escutei o batimento - forte, ritmado e rápido. Eu já estava curtindo bastante a gravidez, mas aquele exame me envolveu completamente! Tenho certeza de que se estivesse ainda confusa ou com medo, tudo teria se dissipado ali, diante daquela imagem. Lamentei muito que o Papai Panhan não estivesse ali para compartilhar aquele momento tão especial. Os registros desse exame? Fotos sem vida... e minha memória (que é boa, quem me conhece sabe!)
PA 12x8, AU 6,3cm, peso 51,9kg.

20/maio
Levei o ultra-som ao médico. “Tudo bem?” (como se estivesse me vendo pela 1ª vez). Tive que relembrá-lo que havia estado ali no mês anterior e estava lá para mostrar vários exames por ele solicitados. Tudo ok! “Qual a sua idade?”. Respondi: 36. “Ah, você é mãe idosa. Mãe idosa tem que fazer cesárea”. A resposta foi imediata: “Ah, você é médico insensível, está me condenando a uma cesárea? Dá para me avaliar clinicamente – eu Helene, individualmente?”. Tudo em tom de brincadeira (nada divertida), ele explicou que o colo uterino endurece com a idade e impede dilatação no parto, mas que se eu quisesse tentar parto normal...”podemos tentar até 10 horas de trabalho de parto. Depois o bebê entra em sofrimento.”
Prescreveu um suplemento, sem qualquer registro de que eu havia dito que tomava um...”até o mês que vem.” Repetiu as orientações sobre alimentação e solicitou o 1º ultra-som morfológico, estimado para quando o Bebê estivesse com 12 semanas.
PA 12x8, AU 10cm, peso 51kg

01/junho: 1º ultra-som morfológico
Idade estimada: 12 semanas e 4 dias. (continuo achando que tenho 1 semana a menos...)
Esse exame foi mágico! Quantos detalhes, septo nasal, órbitas dos olhos, 5 dedos na mão, estômago (vazio), bexiga (cheia), pernas, braços... e o coração. Ah, o coração, como é bom ouvi-lo!
Uma médica paciente e atenciosa, explicou tudo o que fez – cada medida de tirava, além de responder nossas dúvidas sobre a imagem e sobre a gravidez.
80% de chance de ser menino, confirmando o que era para mim menos que um palpite. Simplesmente desde o começo eu me referia ao Bebê, para o Erik (nosso golden de 7 anos) “o irmão”, para minhas sobrinhas “o priminho”...

24/junho
Nessa consulta, sem grandes novidades: não dava para auscultar o coração do Bebê; apenas uns barulhos diferentes: “esse é o Bebê se mexendo. Se está mexendo, está vivo. Muito bom”. Nenhum exame a ser apresentado ou solicitado. Fiquei curiosa: “o útero não aumentou? Deu a mesma medida que no mês anterior...” O médico disse: a partir do mês que vem vai aumentar, porque vai sair da cavidade pélvica.
Mesmas recomendações sobre alimentação e “qual a sua idade mesmo?”. Já meio aborrecida, com vontade de realçar no prontuário com meu marca-texto, respondi: 36. “Ah, tem que ser cesárea, já te falei né?” Ao que respondi: “Sim, e eu (em negrito, porque elevei o volume da voz nessa hora) te falei que quero tentar parto normal, se for possível me avaliar clinicamente, ao invés de me enquadrar num dado estatístico”.  PA 12x8, AU 10cm, peso 52,5kg

Não sei se por causa dos hormônios, mas saí daquela consulta arrasada, aborrecida, segurando um choro que nem sabia dizer se era de raiva, de medo ou qualquer outro sentimento ruim.
De volta pra casa, conversei com o Zé. Comecei a ficar paranóica (não sei se ele usaria esse termo) com a idéia de que o médico me encaminharia com uma guia “Interne. Cesárea”, sem me avaliar.
Como já estava agendada a próxima consulta e eu sabia que nela o médico solicitaria outro ultra-som, decidi que aproveitaria essa “grande vantagem” do convênio, mas já estava sem confiança no médico e fazendo enquete entre amigas-mães e colegas sobre o HU.

29/julho
Fui para essa consulta para pegar a guia do próximo ultra-som e me despedir do médico. A novidade dessa consulta foi poder escutar o batimento do coração, por um aparelho. Fiquei surpresa com o aumento da altura uterina e o médico, com o pequeno aumento de peso (na verdade, até elogiou: bom assim). Eu estava com um começo de gripe e aproveitei para perguntar o que poderia tomar se eu piorasse, já preocupada com o início do semestre letivo, na semana seguinte. Tylenol pra tudo – dor, febre ou gripe. Pastilhas para garganta, ok. Mesmas recomendações sobre alimentação e alerta sobre a necessidade de fazer cesárea. Não respondi nem questionei. Apenas peguei a guia e me despedi como quem fosse voltar no mês seguinte.
PA 10x6, AU 18 cm, peso: 53kg

18/ago: 2º ultra-som morfológico
Idade gestacional: 23 semanas e 5 dias
Foi o meu último dia com 36 anos. O que ganhamos em tempo marcando o exame numa unidade mais próxima de casa, perdemos com a espera – uma hora de atraso. O Zé foi sutil e delicado ao dizer que a médica foi “seca”. Eu achei que ela foi uma cretina mesmo!
...mas ver que estava tudo bem com o Bebê-menino (confirmado) – era o que me importava, após três semanas de gripe forte.

24/ago – 1ª consulta no HU
Como sou uma perdida, Zé foi comigo. A médica foi ótima, nos perguntou sobre nosso relacionamento e se a gravidez havia sido planejada, pediu para ver todos os exames, pediu outros. O aparelho para escutar o batimento cardíaco do Bebê me pareceu pior – som mais baixo, com mais ruído. De qualquer forma, sempre é bom escutar o coração do Bebê batendo. Pela 1ª vez no pré-natal, ela fez exame de toque e disse “bom colo de útero para parto normal”. Já fiquei satisfeita.
PA 10x8, AU 25cm, peso 53,650kg

21/set
A consulta foi bem mais rápida, mas tranqüila ao ver os resultados dos exames solicitados.
PA 11x7, AU 29cm, peso 55,400kg.

19/out
Fomos atendidos por outra médica, residente, talvez. O Fernando já está com a cabeça para baixo, o tronco do meu lado esquerdo e as pernas para o lado direito – explicou a médica após palpar a barriga. Escutamos o coração – adoro esse momento!
Pedimos várias orientações sobre sinais importantes e alterações normais/esperadas nessa fase.
Daqui em diante as consultas serão quinzenais.
Saí com um pedido de ultra-som e tomei a 2ª dose da antitetânica – me fez lembrar que na 1ª dose a enfermeira disse: Olha vai doer um pouco. Mas amanhã, vai doer muito mais!” Meu braço ficou dolorido por exatamente uma semana...
PA 10x6; AU 31cm, peso 58kg!
Helene

Nenhum comentário:

Postar um comentário